comprar dólar barato

5 dicas para comprar dólar barato

Se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos, então é bem provável que esteja de olho na cotação, para comprar dólar barato, não é? Qualquer variação cambial conta muito nesse momento. Além disso, também faz com que as pessoas fiquem aflitas e sem saber a hora exata para comprar.

Agora, se você quer comprar dólar barato de verdade, então é bom saber que precisa saber do “caminho das pedras”. Para ser eficiente nesse sentido, veja hoje algumas dicas que levantei para você acertar nesse momento. Vamos lá?

1. Pesquise sobre os tipos de moeda

Para entender se o dólar está mesmo barato ou não, é preciso entender um pouco melhor sobre os tipos de moeda. O dólar pode ser utilizado de três maneiras diferentes: o comercial, de turismo e paralelo.

Já tratei sobre essas diferenciações em formas diferentes do dolar em outra postagem, mas vamos recapitular rapidamente. O comercial é o que é usado nas transações financeiras, como nos casos de exportação, importação e grandes movimentações financeiras.

Como essa é a principal forma de movimentação, ele é mais barato. Pense que como o volume de compra é alto, é natural que isso aconteça. Funciona mais ou menos conforme as compras no comércio.

O dólar turismo é que o usamos para viajar para fora do país e, por ter uma procura menor, seu valor costuma ser mais alto que o dólar comercial. Para fechar, temos o dólar paralelo — que circula de forma clandestina e sem reconhecimento do Banco Central.

2. Esteja de olho na melhor época para o câmbio

Para montar uma estratégia eficiente para comprar dólar barato, é bom ficar de olho nas épocas do ano. Segundo dados oferecidos pelo próprio Banco Central e o Mercado Financeiro, fica mais fácil acompanhar tudo e reconhecer o momento mais oportuno.

Com mais ou menos 2 meses de antecedência da sua viagem para o exterior, é hora de começar a acompanhar esses dados. Assim fica mais fácil enxergar o ciclo da moeda e quando ela aumenta e diminui. Quando perceber uma queda mais acentuada que as tradicionais, é hora de garantir o câmbio e comprar!

3. Compre de maneira espaçada

A melhor forma de garantir o câmbio ideal ainda é comprar a moeda por um espaçamento de tempo maior. Para isso, dilua a compra durante as semanas ou, se for possível, até ao longo de meses.

Assim você garante a oportunidade de ter comprado durante as baixas e até reduzir os impactos de uma possível compra errada.

Para fechar, fique de olho nas segundas-feiras. Esse é o dia que o câmbio costuma apresentar uma desvalorização maior, pois os mercados acabaram de abrir. Por outro lado, os dias finais da semana podem ser piores, já que o mercado está aquecido e, por consequência, a moeda mais valorizada.

4. Pesquise casas de câmbio com melhores taxas

Se antes você tinha que ficar andando pelas ruas da cidade para encontrar o melhor câmbio, hoje pode garantir isso tudo por meio da internet ou telefone. Comece fazendo uma listagem das opções que existem na sua cidade e região e dê início ao processo.

Caso você ainda não saiba, as casas de câmbio têm uma autorização do Banco Central para comprar e vender dólar por um preço maior do que aquele que pagaram. Desta forma, eles garantem uma margem de lucro. Isso significa que os valores podem ser diferentes sim e, para comprar dólar barato de verdade, nada melhor que perguntar!

Além disso, algumas empresas já se especializaram nesse sentido e podem ajudar muito. Um exemplo é a Melhor Câmbio, um site em que você coloca quanto quer comprar e eles simulam um leilão para garantir o melhor preço final para você.

5. Fique de olho na taxa de transação

Além da tradicional conversão da moeda, outros fatores podem influenciar no valor final. Existe o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), câmbios e outras taxas de operação.

Para não cair em nenhuma cilada, é bom considerar esses pontos também. Embora o câmbio esteja mais barato em um lugar, você pode acabar pagando mais se todos esses pontos forem mais altos. Não caia nessa cilada e pergunte sobre isso antes de fechar qualquer negócio!

Seguindo essas 5 dicas sobre como comprar dólar barato, a tarefa fica ainda mais fácil e a viagem mais interessante. A sensação de economizar no câmbio é maravilhosa e faz com que você comece a viagem com o pé direito.

Aproveite, experimente essas dicas e depois volte para contar como foi sua trajetória nos comentários abaixo. Compartilhe suas dificuldades e vitórias e ajude outras pessoas também!

Comentários