palavra so em inglês

5 formas de usar a palavra SO em inglês

Se você é o tipo de pessoa antenada, então é bem provável que já tenha visto a palavra SO em inglês em várias conversações. O que poucas pessoas sabem é que mesmo sendo tão pequena ela pode transformar completamente uma frase. É isso mesmo: sua importância é muito maior que uma primeira impressão pode trazer.

Para entender melhor como ela pode ser transformadora e o que ela pode significar, não deixe de ler o post de hoje. Aqui listei algumas formas bem diferentes que essa palavrinha pode ser usada.

Cola aí e descubra também!

1. Dar ênfase a uma quantidade

A ideia aqui é dar ênfase a algo que é muito: muita coisa para fazer, gostar muito de alguém, ter muitos bons amigos, etc. Quer entender um pouco melhor? Veja alguns exemplos:

I have so much to do this weekend.

Tenho tanta coisa para fazer esse final de semana.

They have so many great friends.

Eles têm muitos bons amigos.

2. Dar ênfase a qualidade

Engana-se quem pensa que pode ser apenas na quantidade. A palavra SO em inglês também pode ter o objetivo de enfatizar uma qualidade, mas com o mesmo objetivo: mostrar que é muito, exagerado, fora do normal (só que nesse caso priorizando a qualidade). Veja aqui:

This meal is so expensive!

Esse prato é tão caro!

Alan told me he was so glad you came to visit him.

Alan me disse que ficou muito feliz que você veio visitá-lo.

3. Concordar com o que foi dito

Essa é uma funcionalidade da palavra SO em inglês que muitas pessoas não sabem: concordar com o que foi previamente dito ou ainda com o sentido de “também”. Assim seu papel é substituir uma frase que já foi dita para que a conversa não fique repetitiva, mas seja compreendida. Entenda melhor:

– Is you father giving you money for the weekend?
– I hope so!

– Seu pai vai te dar dinheiro para o final de semana?
– Espero que sim!

Nesse caso, o “so” substitui o resto da frase fazendo com que ela tenha sentido. Sua aplicação nesse caso significa algo como: “Eu espero que meu pai me dê dinheiro para o final de semana”. Para que o interlocutor não tenha que repetir tudo, é só colocar o “so” na conversa.

Veja outro exemplo:

If I can learn how to drive a car, so can you.

Se eu aprendi a dirigir um carro, você também pode.

4. Dar consequência de alguma coisa

O “so” também pode substituir o nosso famoso “então” aqui no Brasil, dando aquela noção de consequência. Entenda melhor nos exemplos abaixo:

Lily thought the trip was next month, so she didn’t pack anything.

Lily pensou que a viagem era no próximo mês, então, ela não fez nenhuma mala.

The road was closed, so they had to go another way.

A estrada estava fechada, então, eles tiveram que ir por outro caminho.

5. Dar ênfase a uma opinião

Para fechar nossa lista, não poderíamos deixar que falar que a palavra SO em inglês também pode dar ênfase a uma opinião. Esse é um uso muito comum, então é bom ficar atento.

Ainda assim, nada de sair escrevendo dessa forma. Essa linguagem é mais informal, então (so), mais usada na linguagem oral. Se for escrever, cheque bem o nível de relacionamento com as pessoas. Veja:

I’m so over this situation.

Eu já superei em muito essa situação .

Expressões que utilizam a palavra SO em inglês

Depois de entender um pouco melhor como a palavra SO em inglês pode ser empregada, nada melhor que conhecer algumas expressões com o “so”. Essa é uma forma de se familiarizar ainda mais com ela. Veja:

1. So what?

Essa expressão é tão comum que está presente em muitas músicas. Um exemplo é essa da Pink:

Ela comunica algo como “e daí?” ou “então o quê?”

2. So far so good

A ideia aqui é comunica que até o momento está tudo Ok.

3. So long!

Esse é um jeito bem informal que tem o objetivo de dizer algo como até mais ou adeus. Interessante, né?

4. And so on

A ideia dessa expressão é dizer algo como “e assim por diante”. Ela é um marcador de tempo que sinaliza como algo decorreu depois de um fato.

Depois de conhecer um pouco melhor sobre a usabilidade da palavra SO em inglês, ficou bem mais fácil saber como empregá-la. Lembre-se que ela é muito comum, então não deixe de explorar nas suas conversas!

E você, ficou com alguma dúvida ou questionamento? Comente no espaço abaixo que terei todo prazer em te ajudar a esclarecer!

Comentários