manter o foco nos estudos

5 maneiras de manter o foco nos estudos

O mundo moderno nos envia informações e bombardeamento de todos os lados. Com tantas coisas surgindo de cada lugar, pode ser muito difícil se concentrar e manter o foco nos estudos (ou em qualquer outra coisa).

Sejamos francos: temos que nos vigiar para não deixar os compromissos sempre para depois e acabar perdendo alguns prazos, não é mesmo?

Para não sofrer com esses mesmos sintomas, é bom criar alternativas e maneiras eficientes para manter a mente focada. Assim você evita o estresse e consegue resultados melhores. Veja algumas dicas na postagem de hoje.

1. Aprenda a lidar com as distrações

As distrações existem e podem fazer com que você acabe ser perdendo. Para fazer com que elas não se tornem pedras de tropeço, é bom saber como lidar com elas.

O ideal é estudar em um ambiente que favoreça a concentração – ou seja, bem arejado, iluminado e com todas as boas condições (como uma biblioteca ou um escritório). Ainda assim, nem sempre isso é possível, então é bom se preparar!

Quando esse lugar “ideal” não acontecer, você pode tomar algumas atitudes que ajudam bastante a manter o foco nos estudos. Um ponto importante é cortar as fontes de distração, como smartphones, televisão ou videogames. Acredite: assim você consegue se concentrar com mais facilidade.

1.1 Saiba lidar com barulho

Outro ponto que ajuda muito a manter o foco nos estudos é saber lidar com o barulho. Como falei, as condições nem sempre são favoráveis e é bom aprender a lidar com as adversidades. Em um primeiro momento, você pode compartilhar sua necessidade de se concentrar e pedir que as pessoas da sua casa controlem o barulho.

Caso isso não seja o suficiente, tente colocar uma música instrumental. Assim você não se distrai com a letra e não consegue fixar seus pensamentos.

2. Identifique qual é o método ideal para você

As pessoas aprendem de forma distintas – uma realidade muito comum, já que elas são diferentes e é natural que cada perfil prefira uma maneira específica. Para melhorar seu desempenho, é fundamental conhecer qual é o seu, pois assim você pode focar nessa maneira de aprender.

Os modelos mais comuns são: cinestésico (pela experiência), visual (recursos visuais, como textos, imagens e vídeos) e, por fim, o auditivo (aulas, palestras, áudios, etc).

Sabendo isso, fica mais fácil combinar as habilidades certas para dar aquela acelerada na hora nos estudos. Além disso, você consegue traçar estratégicas específicas e com ótimos resultados para você.

3. Tenha um cronograma de estudos e metas

Se você sabe onde quer chegar, então provavelmente sabe também que precisa se mobilizar nesse sentido. Quando se tem um cronograma de estudos para cumprir naquele dia ou mesmo para o ano inteiro,  os objetivos são atingidos mais facilmente, pois tem um norte para guiar você.

Portanto, pense um pouco no seu objetivo. É passar no vestibular ou no mestrado? Fazer uma viagem internacional ou ainda potencializar suas chances profissionais? Sabendo o que precisa, fica mais fácil saber quantas horas você deve estudar para alcançar o nível de inglês que precisa.

Vale lembrar que esse cronograma também deve contar com uma vida social, tempo para sair com os amigos e assistir os filmes e séries que você gosta. Essas medidas podem parecer bobas, mas ajudam muito na aprendizagem e a manter o foco nos estudos.

4. Esteja confortável nesse tempo

A forma como você se sente também pode ser definidora para ter sucesso nos estudos. Pense que isso significa estar com uma roupa que faça com que você se sinta bem, um ambiente fresco e sem nenhuma necessidade fisiológica, como a fome, por exemplo.

Para ficar horas estudando na frente dos livros ou do computador, é muito importante que você se sinta bem, com uma boa postura e uma boa produtividade.

5. Divida o tempo e potencialize os resultados

Como já falei em outras postagens, alguns estudos têm comprovado que estudar horas a fio não é a melhor opção. Para assimilar tudo com mais facilidade, é fundamental que você reparta bem os horários, dando períodos de descanso para o seu cérebro.

Com os intervalos, você consegue energizar e voltar com ainda mais gás e concentração para o próximo período. A técnica é conhecida como Pomodoro e você pode contar com a ajuda do aplicativo Pomodoro Challenge para se lembrar desses períodos e ter resultados bem melhores na hora de manter o foco nos estudos.

Agora que você já sabe que manter o foco nos estudos não é tão difícil quanto parece, não deixe de investir nesses pontos. Você vai ver como vai perceber as melhorias no seu inglês de forma mais rápida.

Para fazer com que esse conteúdo atinja outras pessoas, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Tenho certeza que vai auxiliar muitos dos seus amigos também!

Comentários