brincadeiras para aprender inglês

6 brincadeiras para aprender inglês

Quer coisa mais gostosa que aprender enquanto está brincando? Além de se divertir, essa é uma forma leve de fazer com que o cérebro assimile as coisas e guarde muitas novas informações. E engana-se quem pensa que esse mecanismo funciona só para crianças ou determinados segmentos. Brincadeiras para aprender inglês, por exemplo, é um ótimo mecanismo e deve ser explorado em qualquer idade ou grupo.

Se você também ficou interessado e quer acelerar sua aprendizagem dessa maneira, então está no lugar certo. Hoje listei algumas brincadeiras para aprender inglês que podem ajudar você. Descubra quais são elas agora mesmo.

1. Scrabble

Esse é um jogo muito antigo, mas que continua sendo um verdadeiro sucesso. Para você ter noção, ele foi criado ainda em 1938 e continua sendo muito comercializado nos Estados Unidos e Inglaterra.

Composto por muitas peças de letras, o objetivo tem uma relação direta com palavras. O ideal é conseguir formá-las e encaixar no tabuleiro, pois isso influencia na pontuação atingida. Ou seja, pode ser responsável por fazer de você o grande campeão.

Se estiver pensando em jogar, é bom saber que essa é uma forma de conhecer novas palavras em inglês e como elas são escritas. Para ter resultados melhores, aproveite e veja como elas são pronunciadas e garanta um “pacote completo”.

2. Sherlock Holmes

Não tem como fugir: todo mundo já brincou de detetive ao menos uma vez na vida. Os jogos mudaram um pouco e ficaram mais complexos, mas seguem sendo uma ótima maneira de desembolar um novo idioma.

As opções sobre Sherlock Holmes, por exemplo, trazem tradução para o português — o que ajuda muito e potencializa os resultados. As edições de hoje trazem o detetive mais famoso de todos os tempos fazendo investigações mais “soltas” e desconectadas, tudo ao mesmo tempo em que a trama principal acontece ao fundo.

3. Feel the Music

Se você é o tipo de pessoa apaixonada por música, então encontrou um jogo que pode se enquadrar nas brincadeiras para aprender inglês. O Feel the Music faz com que tenha que preencher as lacunas de várias músicas cantadas em inglês — tudo isso depois de ouvir um pedaço.

É isso mesmo: você escuta um trecho da música e precisa entender o que o cantor está dizendo (ou ainda arriscar na opção mais próxima). Quem acerta mais, ganha mais pontos, então é bom ficar ligado.

Essa é uma brincadeira que aguça seus sentidos e é uma ótima alternativa para melhorar seu nível de inglês. Tudo isso porque você é desafiado a trabalhar a audição e compreensão durante todo o tempo, o que é um ganho e tanto. Conforme for evoluindo, o nível de complexidade aumenta e você vai sendo cada vez mais exigido.

4. Stop

Esse é outro jogo famoso e pode ser que você já tenha até se divertido com a versão em português (conhecido também por Adedanha). Tudo que precisa fazer é se reunir com um grupo de amigos e ter folhas e canetas disponíveis.

Depois disso, basta criar uma tabela e começar a categorizar, colocando lacunas como “fruits” (frutas), animals (animais), colors (cores), objects (objetos), cars (carros), countries (países) e o que mais vocês considerarem interessante.

Quando ela estiver pronta, é hora de decidir a letra com a qual vocês vão jogar. Começam todos juntos e quem acabar primeiro deve gritar Stop! Esta é uma brincadeira para aprender inglês bem divertida e rápida, fazendo com que você precise pensar em inglês e desenvolver seu vocabulário.

5. Videogames

Os videogames evoluíram e se firmaram como uma das mais eficientes brincadeiras para aprender inglês também. Para isso, é fundamental jogar no idioma específico e explorar as opções de jogos que contam com histórias.

Essa é uma maneira de treinar o vocabulário, acostumar seu ouvido com a forma como eles se comunicam e, de quebra, ainda se divertir para valer.

6. Questions

Para fechar a lista com os possíveis jogos, vou compartilhar um que é de tabuleiro, mas também pode ser jogado sem ele (desde que tenha papel, caneta e criatividade).

Uma pessoa retira um papel com um objeto, animal, lugar ou alguma personalidade famosa — mas tudo sem olhar. Depois disso, ela prega o papel na testa e precisa descobrir sobre o que estão falando.

Só que para chegar lá ela só pode fazer perguntas cuja resposta seja YES ou NO. Ou seja, que tenham resposta sim ou não. E claro: as perguntas devem ser em inglês.

Agora que você já conhece algumas brincadeiras para aprender inglês, que tal recrutar alguns amigos e começar a treinar? Essa é uma maneira de melhorar seus conhecimentos e ainda se divertir para valer.

E aí, conhece outra opção interessante? Compartilhe abaixo e instigue a curiosidade de outras pessoas também!

Comentários