aprender idiomas na melhor idade

7 benefícios de aprender idiomas na melhor idade

Quando o assunto é aprender, a tendência natural é associar essa realidade a crianças e jovens. Só que é bom tomar cuidado, pois esse pode ser um grande engano! O período de aprendizagem segue por toda a vida e é fundamental que chegue até à velhice também. Listei hoje os benefícios de aprender idiomas na melhor idade.

Quem quer se engajar nesse sentido garante muitos benefícios para si. Não acredita? Você vai se surpreender como a prática pode trazer vantagens. Vamos lá?

1. Mantém o estudante ativo

Muitas pessoas pensam que vão ficando mais velhas e precisam desacelerar o ritmo, diminuir as atividades e curtir o período de ócio. Ledo engano! Se você quer envelhecer com qualidade de vida, é fundamental que faça exatamente o contrário: mantenha-se em atividade.

Aprender idiomas na melhor idade é uma ótima oportunidade para isso, pois estimula sua mente a todo momento. Essa é uma maneira de estar atualizado e envolvido com atividades que continuem te desafiando.

2. Oferece oportunidade de interação com outras pessoas

Fazer uma aula de inglês pode aumentar sua interação – seja com as pessoas que fazem o mesmo curso ou até mesmo com outras pessoas ao redor do mundo. Isso acontece porque você vai precisar conversar para treinar habilidades fundamentais do idioma (e isso pode ser um ganho e tanto).

Ter contato com outras pessoas na melhor idade é um grande diferencial, principalmente considerando que muitas pessoas se queixam de solidão nessa fase da vida. Como a carreira desacelerou e o ritmo de vida também, esse é um reflexo muito comum.

Portanto, acredite em mim: relacionar-se com outras pessoas é um dos grandes benefícios de aprender idiomas na melhor idade.

3. Estimula memória

O cérebro de quem aprende uma nova língua é estimulado de uma forma totalmente diferente. O primeiro passo é o processo de assimilação e aprendizagem de novas palavras, seguido pela memorização e a formulação de frases.

Veja como é interessante: quando você está se tornando bilíngue, ou seja, aprendendo um novo idioma, estimula seu cérebro de uma maneira peculiar. Ele funciona como um semáforo: liberando as palavras em uma língua e barrando as que naturalmente aparecem em outras.

Esse processo acontece várias vezes por dia e, como você deve imaginar, é um ótimo exercício para o cérebro. E aprender idiomas na melhor idade produz efeitos que são os melhores possíveis e conseguem melhorar sua qualidade de vida em vários sentidos.

4. Combate doenças comuns

Basta começar a falar da melhor idade para assuntos como Alzheimer e demência começarem a aparecer, não é mesmo? Esse é um medo praticamente geral e assola muitas pessoas.

A boa notícia é que esse é mais um dos benefícios de aprender idiomas na melhor idade: ficar um pouco mais distante dessa realidade. Algumas pesquisas têm confirmado que podem ajudar muito nesse sentido, já que os cérebros bilíngues estão melhor equipados e desafiados.

5. Faz com que você fale melhor o português

Aprender um novo idioma pode trazer ótimos reflexos na forma que você fala o português. Não acredita? Pense que você entende mais sobre a formulação de frases, sinônimos e vocabulário nesse tempo.

Isso sem contar que seu cuidado com a língua fica bem maior, pois você sabe que fica bem mais fácil compreender qualquer língua quando ela é bem falada e escrita, concorda?

Pois é, e aprender idiomas na melhor idade continua contribuindo para este cenário.

6. Abre outras oportunidades de vida

Viver exige ter desafios, experimentar coisas novas e arriscar-se. Aprender um novo idioma oferece exatamente isso, já que você pode fazer viagens internacionais de forma mais independente, ter novas experiências, fazer novos amigos e várias outras coisas. Aprender idiomas na melhor idade, então, traz uma vantagem extra: a socialização com outras pessoas (veja o item 2).

Isso tudo sem contar que sua percepção do mundo fica bem mais globalizada. Sejamos francos: o mundo se comunica em inglês e, se você quer fazer parte desse movimento, precisa seguir no mesmo sentido.

7. Oferece uma chance de se atualizar sobre o mundo

As notícias e pesquisas não são traduzidas para todas as linguagens existentes. Por mais que tenhamos bons portais de notícias, é bem diferente ler sobre algum acontecimento sob a ótica de outro país.

Portanto, quem quer ficar ligado e sabendo do que rola em vários outros lugares, não pode deixar essa oportunidade passar.

Agora que você já conhece novos benefícios de aprender idiomas na melhor idade, pode se mobilizar nesse sentido. Não existe idade limite para viver esse tipo de experiência – o importante mesmo é estar motivado e com vontade de aprender.

Para continuar acompanhando essas e outras dicas, não deixe de curtir a página do Como Aprender a Falar Inglês no Facebook. Nos encontramos por lá!

Comentários