competências profissionais

7 Competências Profissionais para o Mercado de Trabalho

Temos tratado muito aqui no blog sobre como alavancar carreiras e garantir oportunidades melhores no mundo corporativo, não é mesmo? O inglês é, sem sombra de dúvidas, uma habilidade cada vez mais importante, mas existem outras competências profissionais que podem ser um grande diferencial.

Se você quer andar para frente, então não pode perder a chance de conhecer quais são elas e focar em uma trajetória ainda mais vitoriosa. Vamos lá?

Foco em resultados

Muitas das principais empresas do Brasil têm esse pilar como uma das principais competências profissionais: foco em resultados. Se você não acredita, basta considerar que essa é uma das habilidades pedidas por empresas como Ambev, BRMALLS e Localiza. E a tendência é que se expanda cada vez mais para o mercado de trabalho de uma forma geral.

Isso significa que você precisa ir além de realizar as tarefas em excelência e apresentar resultados para a empresa em que você está. Esteja sempre se questionando onde essas tarefas te levarão e ande no caminho certo, pois você vai ser cada vez mais valorizado se agir dessa maneira.

Resiliência

Esse é outro ponto muito interessante e que vem ganhando cada vez mais força. Todo mundo comete erros ou se frustra na sua carreira profissional, certo? Esse é um cenário muito comum e que atinge qualquer pessoa normal. O que faz a diferença nesse caso é a forma como você encara esse tipo de situação.

Desistir, se abater ou ficar pensando de quem foi a culpa não é (definitivamente) o caminho ideal. O que as empresas procuram é uma pessoa que foque em alterativas que solucionem o problema e que aprendam com os erros. Assim fica mais fácil prosseguir e transformar uma história que tinha tudo para ser um fracasso em um grande sucesso!

Espírito ensinável

A habilidade de seguir aprendendo é outro ponto muito importante. Principalmente porque muitas pessoas pensam que sabem de tudo e acabam deixando “a peteca cair”. O ideal mesmo é se mobilizar para continuar aprofundando, entendendo novos processos e as novidades da sua área. E isso vale independentemente de onde atue.

Os cursos complementares, como mestrados e pós-graduações, por exemplo, continuam sendo uma ótima maneira de se especializar. A aprendizagem de outras línguas e especialmente o domínio do inglês também aparecem como uma das competências profissionais mais indispensáveis.

Espírito de dono

As empresas desejam também que cada funcionário tenha um espírito empreendedor, ou seja, um espírito de dono. Essa é uma maneira de fazer com que eles se identifiquem com a organização em um ponto mais alto, cuidando dela como se fossem sua.

Por isso é fundamental que os colaboradores sejam focados em melhorar os processos, atentos a novas alternativas e dispostos a trazer um novo ambiente para a empresa.

Mas calma lá! Quem não tem essa competência não precisa se desesperar! É possível desenvolver esse olhar e garantir esse ponto que vem sendo cada vez mais admirado.

Agilidade

Existe uma frase importante que diz: “o feito é melhor que o perfeito”. Na expectativa de ficar fazendo entregas espetaculares, muitas pessoas acabam perdendo o timing. Não entre nesse time!

É importante se arriscar e tomar decisões com mais agilidade. Por mais difícil que isso possa ser no mundo corporativo. Com o tempo você vai se acostumando e assumindo um papel de forma mais natural, mas sempre focado na agilidade.

Autoconhecimento

Conhecer mais sobre você, como você costuma reagir e qual é o seu estilo de trabalho também é importantíssimo. Essa é uma maneira de saber alinhar seus pontos fortes e fracos, trabalhando sempre para melhorar e ser um profissional mais completo.

De quebra, você também conhece que tipo de trabalho ou atividade é mais compatível com o seu perfil. Assim, fica mais fácil se sentir realizado no seu job e a empresa também sente os benefícios, já que seu rendimento aumenta consideravelmente. Ou seja: vantagem para os dois lados!

Colocar-se no lugar do outro

A palavra da vez é empatia. Esse é um dos pontos principais para conseguir trabalhar bem em equipe, um outro ponto que é um grande diferencial nos dias de hoje. Nada mais natural, já que o trabalho é cada vez mais relacional.

Você precisa lidar com seus pares, clientes, gestores e várias outras pessoas. Então, é sempre bom saber se colocar no lugar do outro para criar um clima mais agradável. Acredite: as relações ficam bem mais equilibradas dessa maneira.

Depois de conhecer as principais competências profissionais procuradas pelas empresas nos dias de hoje, não deixe de investir em cada uma delas e potencializar suas chances. Você vai se tornar um candidato ideal para muitas vagas, pode acreditar!

Se você gostou dessa postagem, que tal seguir nossos conteúdos no Facebook também? Nos encontramos por lá!

Comentários