Curiosidades Sobre o Halloween

8 Curiosidades Sobre o Halloween

O mês de outubro chegou e diversos países ao redor do mundo começam a se empolgar com a chegada da festa mais esperada do ano: o Halloween. Embora ainda não seja tão tradicional no Brasil, ela conta com detalhes específicos e curiosidades que chamam a atenção de qualquer um. Por isso, separamos 8 curiosidades sobre o Halloween bem legais!

Se você quer entender um pouco melhor sobre essa, que é uma das festas mais tradicionais de todas, então não deixe de ler o post de hoje. Vamos juntos?

1. Surgimento da festa

Muitas pessoas pensam que o Halloween surgiu nos Estados Unidos — o que faz muito sentido já que a festa é muito comum por lá. Ainda assim é bom saber que o berço da comemoração é a Irlanda.

Ficou surpreso? Pois bem, a celebração surgiu como parte das comemorações celtas depois do período das colheitas (e são mantidas até hoje). Isso significa que eles acendem fogueiras e as crianças saem pedindo “doces ou travessuras” nas portas das casas há muitos e muitos anos.

É claro que com o tempo muita coisa foi mudando, parte porque não existe um “norte” para as comemorações. Isso fez com que a festa tivesse sentido diferente em outros países.

2. Como tudo começou

Uma das maiores curiosidades sobre o Halloween é que a comemoração surgiu para espantar fantasmas. Isso pode parecer muito estranho nos dias de hoje, já que logo fazemos uma associação com o Dia das Bruxas. Pois bem, mas foi uma tradição celta que compartilhou a ideia de que os mortos voltavam dia 31 de outubro para tentar possuir os vivos.

É isso mesmo: a data sinalizava um período de fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos. Foi nesse mesmo tempo que se espalhou a ideia de que a melhor maneira de assustar os mortos era com fantasias e máscaras.

A forma de escapar desse momento era fazer com que a casa se tornasse um ambiente indesejável. Isso envolvia vestir roupas esquisitas, sair pela vila fazendo barulho e várias outras coisas que pudessem assustar os espíritos.

3. Cores relacionadas

O Halloween tem uma associação especial com três cores: laranja, preto e roxo. O laranja é conhecido por sua vitalidade e reza a lenda de que o espírito roubava a energia de quem usava cor desse tipo. Já o roxo tem a ver com o símbolo de magia do momento. Para fechar, o preto é a cor favorita das bruxas e sacerdotes.

4. Associação com as bruxas

A relação do Halloween com o Dia das Bruxas aconteceu no Brasil. Quando chegou aqui, muitas pessoas já acreditavam que as bruxas se juntavam ao diabo no dia 31 de outubro, trazendo confusão, feitiços a as famosas vassouras voadoras.

Como falamos acima, tudo isso tudo é resultado de uma mistura de culturas. Pense que a tradição saiu da Irlanda, foi para os Estados Unidos e, anos mais tarde, chegou ao Brasil. Nesse caminho ela acabou se misturando com contos de índios e africanos (e alterando seu sentido).

5. Ícones da festa

Alguns objetos são muito marcantes nesse período. Um deles é a vassoura das bruxas, mas segundo algumas tradições a ideia era justamente trazer poder para as mulheres. Se for verdade, a ideia é bem legal, pois o grupo foi colocado em segundo plano por anos.

Além disso é fácil encontrar muitos morcegos, abóboras e maçãs. Se você já foi a uma festa de Halloween, então é bem provável que tenha se deparado com esses ícones.

6. Feriado comercial

Entre as curiosidades sobre o Halloween está o fato de que este é um dos feriados que mais movimenta a economia americana. Para você ter noção, ele representa a segunda data mais comercial, ficando atrás apenas no Natal. São milhares de pessoas comprando fantasias, doces e várias outras coisas. Impressionante, não é?

7. Significado da palavra

A palavra do Haloween não tem nada a ver com bruxas ou diabo. Na verdade, ela é o “fast mode” de “All Hallows’Eve”, ou seja, uma forma rápida de dizer isso. Seu significado tem uma relação com “noite de todos os santos” – ou véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows).

8. Trick or Treat

Essa tradição também surgiu na Irlanda, mas chegou com força total a outras regiões do mundo. A expressão é famosa e quer dizer “Gostosuras ou travessuras?”, sendo muito realizada por crianças. É muito legal ver como o povo compra a ideia e vários adultos saem comprando doces para celebrar a festa.

Depois de descobrir essas curiosidades sobre o Halloween é bem provável que você fique mais empolgado para a festa esse ano, certo? Escolha uma boa fantasia e saia com os amigos para se divertir nessa data!

Aproveite e faça com que seus amigos fiquem sabendo de tudo isso também! Compartilhe o post nas redes sociais e torne a festa ainda mais legal!

Comentários