estudar a distância

8 dicas para estudar a distância de forma eficiente

A possibilidade de estudar a distância tem agradado muitas pessoas. Prova disso é que a modalidade ganhou muita força nos últimos anos e é a que mais cresce no mundo hoje.

Nada mais natural, já que as pessoas conseguem se programar com mais facilidade dessa maneira, encaixando as atividades na rotina que segue com pouco tempo livre.

Ainda assim, a tarefa exige muita disciplina e organização — principalmente se você quer ir até o final do curso. Veja hoje o que você deve adotar para estudar de forma eficiente e garantir bons resultados. Vamos lá?

1. Comece fazendo um planejamento

Esse é o primeiro ponto e pode ser fundamental se você quer ser bem-sucedido nessa maneira de estudo. Comece traçando quais são seus horários fixos e livres, pois assim fica mais fácil enxergar quais seriam os melhores momentos para estudar a distância.

Sabendo disso, monte um cronograma e perceba como a tarefa pode ser bem mais fácil dessa maneira.

2. Crie um ambiente ideal

Um curso online apresenta um grande ganho: a possibilidade de estudar inglês (ou outra matéria) de onde quiser. Ainda assim, é muito importante dedicar tempo e levar a atividade a sério.

Uma boa dica para fazer isso é preparar um lugar tranquilo e onde você se sinta confortável. Essa é uma maneira de memorizar com mais facilidade, um ponto que traz ganhos incríveis.

3. Liste as prioridades e tenha foco

Querer abraçar o mundo na hora de aprender inglês não é a melhor alternativa — por mais tentadora que a atitude seja (principalmente naqueles momentos em que estamos incrivelmente motivados).

Para não cair nessa tentação, tenha foco e pense no que representa mais ganho para você. Essa é uma ótima maneira de começar pelas coisas que têm mais peso (seja pela facilidade que você tem ou até mesmo pelo senso de urgência) e depois partir para outros aspectos.

4. Tenha prazos

Por mais que o curso de inglês online que você esteja fazendo não tenha prazos, é muito importante que você organize isso para si mesmo. Essa é uma maneira de mensurar o processo e avaliar se foi um método bem-sucedido.

Portanto, faça as tarefas com antecedência, se envolva com exercícios, veja se existem provas e outras atividades e programe-se. Assim fica mais fácil seguir o cronograma e acelerar os resultados.

5. Desconecte-se e evite distrações

Os aparatos tecnológicos são ótimos e já falei aqui no blog diversas vezes sobre como eles podem nos ajudar a aprender inglês com mais facilidade e leveza.

Sempre que for estudar a distância (e a dica vale para as aulas presenciais também), tente se desconectar um pouco. Desligue-se das redes sociais e as conversações, pois isso tudo pode interromper momentos de concentração e quebrar sua linha de raciocínio.

Somado a isso, peça para que seus familiares não te interrompam nesse momento, exceto em caso de necessidade. Assim você consegue aumentar o rendimento de forma considerável.

6. Crie mecanismos para estar motivado

A motivação é a chave do sucesso de muitas coisas — e não é diferente no caso de estudar a distância. Ainda assim, pode ser difícil manter o ritmo em meio a correria do dia a dia e uma rotina de estudos pode tornar a tarefa um pouco mais difícil.

Nesse caso, melhor caminho é criar mecanismos de automotivação para aprender. Perceber como o conhecimento tem acrescentado e perceber os progressos são as melhores maneiras de continuar firme e forte (mas você pode adotar outras táticas também).

Alguns exemplos são: intercalar atividades teóricas e práticas, explorar games e maneiras mais fáceis de aprender, descansar de um assunto, se presentear quando bater uma meta e várias outras oportunidades que você vai criar por conta própria.

7. Deixe as dúvidas de lado

Ficar com dúvida não é o melhor caminho quando estamos aprendendo algo novo. Esclareça esses pontos sempre que possível, seja com o próprio professor em algum canal online ou com a equipe de suporte do curso.

Os questionamentos representam uma maneira interessante de crescermos de forma acelerada e até mesmo mais sólida.

8. Explore novos canais

Como falei, a tecnologia pode ajudar muito quem quer estudar a distância. Explore podcasts, vídeos online, chats, conversas pelo celular e vários outros canais para acelerar o processo. Essa é uma maneira de aprender de forma mais leve e facilitar a memorização.

Depois de ler essas dicas e entender o que você pode fazer para estudar a distância de forma mais eficiente, não deixe de colocar esses pontos em prática. Você vai perceber como a qualidade do estudo vai subir consideravelmente.

E você, conhece outro método interessante que esqueci de compartilhar aqui? Comente no espaço abaixo e ajude outras pessoas também!

Comentários