estudar inglês para certificações

8 dicas fulminantes para estudar inglês para certificações

Se você quer estudar inglês para certificações e está focando o seu inglês para uma certificação específica, como o TOEFL ou IELTS, sabe que a tarefa não é nada fácil. Exige muito esforço, dedicação e foco. Nesse tempo, qualquer ajuda pode ser muito bem-vinda. Nada mais natural, já que os testes contam com cada vez mais pegadinhas e se preparar de uma forma completa é a melhor forma de ir bem.

Se você também está nesse vibe, conheça hoje algumas dicas valiosas sobre como estudar inglês para certificações. Vamos lá?

Writing – Escrita

Como você já sabe, todas as habilidades são cobradas nesse tipo de prova – principalmente se a certificação é de um nível alto. No caso da escrita, na hora de estudar inglês para certificações, veja o que você pode adotar:

Cronometre o tempo no período de treino

A hora de escrever uma redação ou de desenvolver um texto mais elaborado acaba consumindo o tempo de muitas pessoas. Isso pode acabar comprometendo o andamento da sua prova, já que o tempo pode esgotar quando você ainda está no meio do seu desenvolvimento. Como você deve imaginar, isso não é nada bom para o seu resultado.

Por essas e outras, é muito importante que você consiga se programar para escrever tudo que precisa no tempo estabelecido.

Tenha um “diário” de obrigações

Para tornar a atividade de escrever em inglês um pouco mais fácil, nada melhor que inserir na sua rotina. Nesse caso, você pode ter um diário com as principais atribuições, contando o que foi fazer, como se sentiu e seu dia a dia de uma maneira geral.

Listening – Audição

Assista filmes em inglês

O teste também conta com habilidade auditiva e você precisará responder perguntas apenas com o que ouviu dos áudios que eles colocaram. Para não ficar na mão bem na “hora H”, nada melhor que começar a treinar antes, não é?

Por isso, quando for estudar inglês para certificações, para treinar seus ouvidos, você pode ouvir filmes ou séries em inglês. É claro que o ideal é apenas ouvir mesmo, mas a legenda pode ajudar um pouco. Fique atento para tentar entender e treinar a sua audição nessas oportunidades.

Ouça rádio

Ouvir rádio é uma das melhores maneiras de desenvolver a habilidade de escutar em inglês. Como você não tem nenhum outro estímulo, apenas o auditivo, fica mais fácil se concentrar e tentar ouvir e entender.

Pense que no dia da prova será algo mais ou menos desse nível, então você pode começar a treinar assim. Para entrar no clima ainda mais, você pode ouvir os áudios de outros testes e começar a progredir.

Reading – Leitura

Faça modelos de provas antigas

A habilidade de interpretação de textos faz muita diferença e também merece atenção nesse momento de estudar inglês para certificações. Pegue as provas antigas, leia os textos e faça as atividades propostas, pois esse ainda é um dos melhores testes que você pode fazer.

Além disso, assim você fica sabendo qual é o nível de habilidade pedido no teste, o que ajuda muito a se preparar de uma forma mais consistente também.

Leia livros que já gostou em inglês

Você provavelmente já leu algum livro que gostou muito e que existe uma versão em inglês também, certo? Ou que você já viu o filme ou ainda que conhece a história. Ler esse livro em inglês pode ajudar muito a interpretar textos nesse idioma.

E os benefícios não param por aí. Você também pode aprender novas palavras, expandindo assim o seu vocabulário e aprendendo muitas coisas novas.

Speaking – Fala

Grave sua própria voz

Você vai ser testado em uma prova oral e os recrutadores costumam ser altamente rigorosos quanto a sua habilidade de se comunicar e a sua pronúncia em inglês. Por isso, nada melhor que perceber possível inconsistências e ir melhorando a cada dia.

Uma boa alternativa é gravar a sua própria voz (pode ser em um gravador, mensagens de voz ou no próprio celular) e se escutar depois. Você vai perceber algumas coisas para melhorar e conquistar resultados melhores.

Converse com nativos

Se você não conhece ninguém que tem o inglês como primeira língua, pode aproveitar para conversar com alguém em uma das mais diversas plataformas online. Essa é uma ótima forma de pedir ajuda, fazer com que eles te deem possíveis toques e você prossiga rumo à fluência.

Agora que você já sabe melhor como estudar inglês para certificações, pode ter resultados melhores seguindo esses pontos. Você vai perceber como suas habilidades serão potencializadas de uma forma muito mais rápida.

E você, conhece outra maneira eficiente de fazer isso? Não deixe de compartilhar nos comentários abaixo e ajudar outras pessoas também!

Comentários