Aprenda a praticar inglês cozinhando

Aprenda a praticar inglês cozinhando

Como já tenho falado aqui no blog, é possível praticar inglês das formas mais inesperadas e divertidas possíveis. Já falamos sobre aplicativos, filmes e séries e hoje eu trago um outro exemplo: cozinhando. Essa é uma oportunidade ainda desperdiçada por muitos alunos e pessoas interessadas em potencializar os resultados na aprendizagem do inglês.

Se você quer saber os ganhos que essa atividade pode trazer e o que você precisa fazer para que ela te ajude, acompanhe as dicas na postagem de hoje.

Conheça e entenda as medidas usadas

Basta um brasileiro chegar ao exterior para estranhar as medidas usadas em outros países. Realmente é tudo muito diferente: quilômetros são milhas, quilos são pounds e diversas outras métricas diferentes. A boa notícia é que, por mais diferente que tudo seja, você pode começar a treinar esses pontos de forma bem descontraída enquanto desempenha outras atividades, como cozinhar, por exemplo.

Os cups que eles usam, por exemplo, não têm nada a ver com as xícaras que usamos por aqui. Eles são correspondentes a um copo americano ou de 250 ml. Ou seja: é bom ficar de olho para não errar a receita e estragar tudo, concorda?

As colheres também são diferentes e é outra medida importante para não errar a medida. A tablespoon, a tradicional “colher de sopa” deles, têm 15ml, maior que as nossas aqui. Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode aprender vários deles pegando receitas em inglês na internet.

Se você precisar de alguma ajuda, também pode aproveitar e consultar as tabelas de conversão. Assim você não erra e garante uma receita bem-feita!

Aprenda os verbos mais comuns

Sempre existem alguns verbos e conjugações que são “clichês” quando estamos cozinhando. Percebemos isso, aqui no Brasil, e não é diferente no caso de países que usam o inglês. Se você é antenado e quer turbinar o seu inglês, pode fazer uma revisão dos verbos e memorizá-los. Conheça alguns deles que são muito comuns e que listei para você praticar inglês:

– Lavar (to wash)
– Descascar (to peel)
– Moer (to mince)
– Ralar (to grate)
– Temperar (to season)
– Fatiar (to slice)
– Secar (to dry)
– Assar (to bake)
– Fritar no óleo (to deep fry)
– Ferver (to boil)
– Bater (to beat)
– Peneirar (to sieve)
– Misturar (to mix)

Ou seja, o trabalho na cozinha traz uma gama de palavras que você pode aprender e expandir muito seu vocabulário em inglês. Não seja do tipo de pessoa que perde oportunidade, mas use as situações do dia a dia para acelerar os resultados. Você não vai se arrepender!

Assista vídeos em inglês sobre a arte de cozinhar

Os vídeos podem ser grandes aliados quando o assunto é melhorar a compreensão, a pronúncia e o vocabulário. Essa é uma forma de ir além do estudo por meio das receitas escritas, pois você acaba entendendo melhor os contextos, trabalhando o listening (audição) e evoluindo no nível de inglês.

Se você não sabe por onde começar, tenho certeza que uma rápida pesquisa no Google pode ajudar muito. Agora, se quiser uma indicação, pode começar com o FoodTube, do Jamie Oliver. Um dos maiores e mais famosos cozinheiros do mundo tem muito a ensinar, concorda? E pode ser em diferentes sentidos – no caso, a cozinhar divinamente e a praticar inglês.

Faça substituições para o paladar brasileiro

Uma coisa é fato: é bem provável que os ingredientes sejam um pouco diferentes para a realidade brasileira. Você nem sempre vai encontrar exatamente os mesmos produtos de uma receita em inglês nos supermercados daqui. Portanto, fique livre para fazer substituições, escolher o que preferir e adequar a receita ao seu gosto pessoal. Algumas vezes, isso precisa acontecer para dar certo e agradar um número maior de pessoas.

Se você ficar inseguro sobre como fazer isso, pode fazer uma busca no Google e encontrar substitutos ou alimentos com sabor parecido. Essa simples atitude pode mudar tudo! Além de ser uma ótima chance de praticar inglês.

Divirta-se durante todo o tempo

A melhor forma de praticar inglês é se divertindo – e você pode fazer isso cozinhando. Você pode envolver os amigos, treinar o inglês, aprender outras palavras e, de quebra, saborear um delicioso prato. Essa pode ser uma ótima motivação!

E você, já se arriscou na tentativa de praticar inglês cozinhando? Se sim, conte nos comentários abaixo qual receita você seguiu, quais foram os resultados e o que achou da experiência. Ah, e pode contar também quais foram as palavras que mais aprendeu nesse momento, hein? Nos encontramos em breve! Até a próxima!

Comentários