aprender inglês de forma descontraída com jogos

Dicas para aprender inglês de forma descontraída com jogos

Se você sonha em trazer leveza para a atividade de atingir a tão sonhada fluência em inglês, então pode ser que este post te ajude. Agora, você é daqueles apaixonados por jogos e quer potencializar seus conhecimentos no idioma? Então, está no lugar certo, pois vou te mostrar como aprender inglês de forma descontraída por meio de jogos.

Levantei no post de hoje algumas maneiras de aprender inglês de forma descontraída – um ponto que faz toda diferença para quem quer ter resultados mais efetivos. Para completar, vamos falar muito aqui sobre como os jogos podem ajudar nessa tarefa.

Ficou curioso e quer entender um pouco melhor como isso pode acontecer? Então não perca mais tempo e bora juntos mais uma vez?

A importância de aprender inglês de forma descontraída

Há algum tempo se tem defendido que aprender alguma coisa “brincando” pode ser mais efetivo que explorar os ambientes formais. Natural, já que o seu cérebro está agindo de forma mais livre e solta, então pode ser mesmo que consiga memorizar e entender as coisas sem grandes dificuldades.

Aprender uma nova língua vai muito além de focar apenas nas aulas, livros e maneiras formais de fazer isso. Quando é possível conciliar as duas formas, então a tarefa fica consideravelmente mais fácil e leve.

O que estou dizendo aqui é que você não deve excluir outros métodos de aprendizagem, mas sim conciliá-los. Quem consegue aprender por meio dos livros e, de quebra, associar o inglês com atividades prazerosas e descontraídas, pode ter resultados bem melhores. Isso porque essa é uma forma de aumentar o vocabulário e reforçar aquilo que já foi aprendido.

Os games, por exemplo, podem fazer isso com maestria, pois treinam o listening enquanto você faz associações com imagens ou situações específicas. Não tem como negar: assim fica bem mais fácil memorizar muitas palavras, situações, contextos e várias outras coisas desse tipo.

Como se movimentar para aproveitar bem a experiência

Quem quer levar essa experiência a sério precisa se movimentar para que isso aconteça. Quando o game é virtual e conta com uma história, por exemplo, mudar os diálogos para o inglês é um ótimo primeiro passo.

Ainda assim, se você é o tipo de pessoa que quer “sugar” tudo de bom que essa experiência pode trazer, então não pode deixar de ler algumas dicas que preparei aqui:

Comece entendendo seu nível de inglês

Começar sabendo o seu nível de inglês é um ótimo primeiro passo para quem quer saber como escolher o game ideal para jogar. Isso porque esse é um ponto que pode fazer com que você entenda um pouco melhor todos os contextos.

Quando você começa um curso de inglês precisa receber um teste para determinar o seu nível de conhecimento do idioma. Seguindo a mesma linha de raciocínio, esse ponto também pode influenciar quem quer aprender inglês de forma descontraída. Ou seja, tenha claro na sua mente que existem, sim, jogos específicos para o seu nível e pode fazer muita diferença estar em um nível iniciante ou avançado.

Quem está começando pode apostar em contextos que têm menos diálogos, ou, quando acontecem, sejam mais superficiais e introdutórios. Já aqueles que estão no nível intermediário podem explorar jogos mais elaborados, como RPG e outras opções do tipo. Assim fica mais fácil ampliar o vocabulário e entender outras conversas.

Procure a história por trás do game

Essa dica pode parecer bobagem, mas faz muita diferença e acaba passando despercebido para muitas pessoas. Portanto, para não perder nada, gaste algum tempo lendo o enredo do jogo que vai explorar.

Se quiser ter resultados ainda melhores, procure fazer a leitura em voz alta. Essa mania pode parecer um pouco “doida”, mas faz com que você aumente seu vocabulário. De quebra, treine a interpretação de textos e como falar sem sotaque.

E tem mais: esse ponto faz diferença para você aprender um pouco melhor sobre os contextos que aparecerão dali para frente.

Esteja atento ao que é falado (e a forma como isso acontece)

Como você já deve ter percebido, a compreensão é um ponto muito importante para quem quer evoluir para um nível de fluência em inglês. Muitas pessoas não dão a importância que isso merece, ou até mesmo exploram os diálogos dos games de forma dublada (o que acaba sendo um grande desperdício de oportunidade).

Portanto, o primeiro ponto é checar para que ele esteja em inglês ou, no mínimo, com legendas neste idioma. Essa é uma ótima maneira de compreender a experiência do jogo de forma completa e ainda treinar o listening.

Além de entender o que está sendo dito, tenha o cuidado de prestar atenção em como está sendo dito. Verifique também se existem algumas maneiras diferentes de pronunciar. Esse é um detalhe que pode fazer com que você domine o idioma com mais facilidade.

Para fechar, essa é uma forma de memorizar expressões, gírias e várias outras formas de comunicação. Então, para colher todos esses benefícios que acabei de citar, não deixe de explorar os games da maneira correta!

Explore o contato com outros jogadores

Os jogos online representam uma ótima chance de ter contato com jogadores de outros lugares do mundo – em inglês, claro. E não é só isso: mesmo aqueles que são offline podem contar com grupos de discussão ou de fãs desse modelo, em grupos particulares ou nas redes sociais. Então, não deixe de explorar esse detalhe.

Os jogos com multijogadores (multiplayer) também representam uma grande possibilidade. com eles você consegue estabelecer contato com várias pessoas ao redor do mundo. Então, movimente-se para explorar essa possibilidade e aprender inglês de forma descontraída e com ainda mais facilidade!

Quais são as opções de jogos disponíveis?

Se você percebe como os games podem ajudar a aprender inglês de forma descontraída, mas ainda está um pouco perdido sobre como fazer isso, não se preocupe. Pode ser que você já tenha suas opções favoritas, então não deixe de colocar tudo em inglês.

Caso não tenha nenhuma opção em vista, fique tranquilo. Levantamos aqui algumas opções para você experimentar agora mesmo e ter ótimos resultados:

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro representam uma ótima forma de aprender inglês de forma descontraída e leve. Muitas vezes acabamos caindo no automático e focamos apenas nos livros e maneiras mais tradicionais de aprendizagem. Com isso, esquecemos completamente que processos desse tipo podem trazer ótimos resultados.

Portanto, procure alguns jogos que já conheça no seu idioma e tente praticar em outro idioma. Você vai ver que a tarefa não é tão difícil e logo, logo, você se acostuma com novas palavras e contextos.

Somado a isso, não deixe de considerar outras opções também. Essa é uma maneira de conhecer um pouco mais outras opções interessantes e, de quebra, dar aquela treinada no inglês. Isso sem contar que pode acabar se deparando com algum joguinho que é uma verdadeira tradição em alguns lugares do mundo.

Videogame

Os jogos de videogame são a verdadeira paixão de muitas pessoas. O que muitas pessoas acabam esquecendo é que podem acelerar os resultados. Eles são ótimos para aprender inglês de forma descontraída. Como adiantei acima, não se esqueça de explorar os diálogos em inglês e perceber as mudanças.

Opções de jogo é o que não falta, então procure uma alternativa que explore muito o inglês e agrade suas necessidades e desejos pessoais. Você vai se surpreender com os resultados que vai conquistar!

GameZone

Muitas pessoas não conhecem, mas o GameZone é uma ótima alternativa para quem quer treinar gramática, ortografia e vocabulário. Convenhamos: esses são pontos que sempre queremos desenvolver em inglês, não é mesmo?

Ainda assim, é bom lembrar que ele tem uma relação maior para aqueles que estudam o inglês britânico. Então, esteja preparado para jogar e aprender muitas coisas ao modo da terra da Rainha.

Power Words

O Power Word é um daqueles jogos em que a decisão dos personagens está na sua mão. Então, se você gosta de ação e de se sentir no controle, não pode deixar de se movimentar. O WordGirl e seu companheiro vão lutar contra os cidadãos e você vai orquestrar isso tudo!

Para isso, você deve estar atento e acertar as palavras que serão apresentadas. Quem erra dá brecha para que os vilões consigam seguir em frente, então, fique atento!

ESL Fun Games Online

Se você é do tipo que quer procurar um pouco melhor um jogo que se enquadre mais ao seu perfil, então tem que visitar o site do ESL Fun Games Online. Ele consegue ser apropriado para diferentes níveis e habilidades, por isso vale dar uma pesquisada.

Ele ajuda a desenvolver questões como escrita, vocabulário e gramática. Portanto, independentemente do seu tipo de estudo, é bem provável que você encontre algo interessante lá.

Senhor das Moscas

Se você está começando, então essa pode ser uma excelente alternativa para aprender inglês de forma descontraída. Isso porque o Senhor das Moscas tem um perfil um pouco mais avançado, que vai te ajudar a desembolar o seu inglês e ficar ainda mais motivado.

O jogo vem com o Prêmio Nobel e promove um conhecimento em Literatura – o que pode ser um grande ganho se for devidamente aproveitado.

Jogos de palavras em Merriam-Webster

Caso esteja finalizando o high school ou começando a faculdade, então esta pode ser uma boa opção para você. Eles exploram clássicos como palavras cruzadas, scrabble e busca de palavras que ajudam muito quem quer aumentar o vocabulário e dar aquela turbinada no inglês. E não é só isso, já que eles também contam com vários outros jogos em inglês, ponto que facilita muito a alfabetização de quem está nesse momento da vida.

Pogo.com

Esse site conta com jogos de palavras que podem ser explorados por qualquer pessoa, mas tem um grande diferencial: proporciona um ambiente em que você pode aprender inglês de forma descontraída com os amigos. Isso porque no Pogo.com você pode escolher pelo modo multiplayer e competir com usuários de vários lugares do mundo.

Grammar Practice Park

Quem precisa dar aquela treinada em gramática não pode deixar de explorar as facilidades do Grammar Practice Park. Sabemos que esses pontos não são tão simples, então é bom tomar cuidado e estar sempre treinando para não cair nos erros comuns de quem está aprendendo inglês.

Agora que você entende um pouco melhor como aprender inglês de forma descontraída pode ajudar a conquistar os resultados que você tanto quer, então não deixe de explorar essa facilidade e ter os progressos que espera.

E aí, gostou das dicas deste post? Então não deixe de acompanhar outros materiais que temos construído por meio da nossa página no Facebook. Nos encontramos por lá!

Comentários