Aprender outro idioma desde cedo

A importância de aprender outro idioma desde cedo

Você certamente já ouviu falar sobre a importância de aprender outro idioma desde cedo. Nada mais natural, já que quanto antes começar, mais fácil a aprendizagem fica. E não é para menos, já que falar uma segunda língua em um mundo cada vez mais conectado é importantíssimo, ainda mais no caso do inglês.

Vale lembrar que muitos especialistas garantem que aprender outro idioma não compromete o desenvolvimento da criança. Muito pelo contrário, pode trazer muitos benefícios, criando pontes e melhorando a aprendizagem. Descubra hoje a importância de adotar essa prática desde cedo. Vamos lá?

Aprender outro idioma ainda na infância

Quando uma criança estuda inglês – ou qualquer outra língua – ela está sendo constantemente estimulada. As funções cognitivas estão sendo trabalhadas a todo momento, característica que facilita muito a aprendizagem de outras disciplinas e matérias.

Como você deve imaginar, aprender outro idioma traz benefícios para todas as idades. Entretanto, no caso das crianças, a prática exige um cuidado especial. É importante que aconteça de forma didática e desperte o interesse dos pequenos.

Além disso, o material deve ser adequado para a idade, explorando muitas brincadeiras e a interatividade entre elas. Um compromisso muito pesado pode deixar a aula uma verdadeira tortura. Vale lembrar que mesmo nas brincadeiras e em um ambiente mais descontraído é possível estimular o pensamento, linguagem, concentração e outros pontos muito importantes.

Idade ideal

Na verdade, não existe uma idade ideal ou idade certa para começar a estudar inglês na infância. Isso depende muito dos pais e o que eles têm como prioridade para a vida dos filhos. Uma coisa é fato: quanto mais cedo aprender outro idioma, melhores serão os benefícios, como perda de sotaque e uma fluência mais fácil, pois ela está imersa em uma nova língua há muito tempo.

Benefícios de adotar a prática

Aprender outro idioma é ótimo para a criança – no tempo presente e futuro. Quando atinge a vida adulta, ela consegue ter mais portas abertas, favorecendo experiências importantes para a vida pessoal e profissional. Mas se engana quem pensa que as vantagens são colhidas apenas anos mais tarde. Veja algumas vantagens no tempo presente:

Estimula o cérebro

O bilinguismo estimula o cérebro da criança de maneira incrível. Os pequenos aprendem a ignorar partes das distrações e ter foco, assimilando as coisas com mais facilidade. Tudo indica que, adotar essa prática quando a criança ainda é muito pequena, ajuda a inteligência, melhorando o funcionamento do cérebro.

Oportunidade de falar duas línguas com fluência

Ser alfabetizado em uma outra língua promove a fala e a compreensão em níveis bem mais elevados. Alguns cientistas inclusive acreditam que, ao aprender outro idioma, as crianças crescem como se fossem dois seres monolíngues, falando as duas línguas com fluência absoluta. Convenhamos: esse é o principal objetivo que as pessoas procuram, não é?

Aumenta a criatividade

Alguns especialistas também defendem que aprender outro idioma na infância pode deixar as crianças mais criativas – o que faz todo sentido. E não é só isso: muitos deles apostam que esse hábito também pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pois o cérebro é estimulado a todo momento a lidar com situações novas e diferentes. Assim fica bem mais fácil ajudar os circuitos cerebrais, o que traz ótimos reflexos para a vida adulta.

Acesso a outras culturas

Aprender outro idioma vai muito além de falar uma nova língua. Os pequenos também aprendem sobre literatura, história, como as pessoas se relacionam em um outro país, tradições, festas típicas, etc. Tudo isso é muito rico e faz com que eles tenham uma experiência cultural maior e mais rica.

Raciocínio mais rápido

Aprender outro idioma na infância pode ser desafiador em um primeiro momento. Só que, no lugar de ficar com dó ou pena dos pequenos, pense como isso pode ser positivo. Essa medida desenvolve o raciocínio lógico e o pensamento de uma maneira geral. Assim a criança fica com a mente mais aberta e flexível.

Melhores oportunidades no futuro

O mercado de trabalho pode ser muito exigente, mas normalmente absorve com mais facilidade as pessoas bilíngues – principalmente no futuro. Ou seja: as vantagens profissionais são motivos de sobra para fazer o seu filho aprender inglês quando ainda é bem novinho.

Agora que você já sabe como é bom aprender outro idioma desde cedo, não deixe de proporcionar isso ao seu filho. Porém, não se esqueça que esse momento deve ser leve e agradável para ele. E você, ficou com alguma dúvida ou tem algum questionamento? Não vá embora sem resolvê-lo. Comente no espaço abaixo que terei o maior prazer em ajudar você!

Comentários