Como aumentar seu vocabulário em inglês

Como aumentar seu vocabulário em inglês?

Aumentar seu vocabulário em inglês é importante – inclusive já falei sobre isso aqui no blog várias vezes. Ele é o grande responsável por fazer com que você junte as peças do quebra cabeça (no caso as palavras) e tenha uma compreensão melhor no idioma, ou seja, consiga entender o que a pessoa quer comunicar.

Ainda assim, nem sempre é fácil reter um “mar” de novas palavras. Ainda mais quando estamos tratando de um novo idioma. Convenhamos: é MUITA novidade e as vezes ficamos até um pouco confusos. Na maioria das vezes, o professor explica, achamos que entendemos, mas depois nem sequer lembramos a palavra.

Você já identificou essa situação e quer aumentar seu vocabulário em inglês? Então, não deixe de ler este post e entender como fazer isso. As dicas desse post estão imperdíveis!

A importância do vocabulário em inglês

Quando nos dedicamos a aprender uma nova língua estrangeira, uma das primeiras preocupações que temos é com o vocabulário. Isso é natural, já que somente conhecendo algumas palavras, conseguimos realmente entender o que está sendo dito e respondemos de volta.

Por isso, principalmente quando estamos falando de inglês para iniciantes  fica difícil fugir do vocabulário inicial. Ele é indispensável para que você possa alcançar novos degraus em seu aprendizado.

Em um primeiro momento tudo parece confuso e um pouco “nebuloso”. Mas, conforme o tempo vai passando, você passa a perceber que não precisa entender todas as palavras para participar bem de uma conversa.

É isso mesmo: não precisamos conhecer tantas palavras quanto pensamos. Por mais que algumas pessoas não acreditem, muitas delas são dispensáveis. Ou seja, é entender o que está sendo dito no contexto de uma conversação mesmo não sabendo detalhes de algumas palavras.

Isso acontece porque entramos em contato com muitas delas apenas quando lemos ou ouvimos – mas não é nada que comprometa muito o processo. Inclusive, na maioria dos casos, você consegue deduzir o que ela significa ou o que quer comunicar (tudo isso por meio de outras palavras que você já sabe).

A tarefa de aumentar seu vocabulário em inglês

Pois bem, mesmo sabendo que algumas palavras podem ser deduzidas, é sempre muito importante se esforçar para aumentar seu vocabulário em inglês. Essa medida torna o processo cada vez mais simples.

Depois que você se empenhar nessa tarefa por algum tempo, logo logo vai perceber que o inglês é uma língua mais fácil do que a maioria das pessoas pensa.

Veja agora algumas técnicas que listei aqui e que podem te ajudar nessa tarefa:

1. Dedique certo tempo para leitura

Quando você começou a ser alfabetizado em português é bem provável que tenha lido muito. A grande maioria das escolas sabe como isso é importante e se esforça para engajar os alunos nesse sentido. Os conteúdos podem ser simples, mas são muito valiosos nesse momento de vida.

Somado a isso, toda vez que você lida com uma palavra nova e entende o que ela significa, acaba ajudando seu cérebro na tarefa de memorização. Esse é um processo bem comum, já que conforme você se depara com uma palavra várias vezes, em várias situações, ela vai se fixando em sua memória.

E tem mais: fica mais fácil também saber como escrever. Isso significa que quando você lê em inglês acaba tendo dois ganhos importantes: o de entender novas palavras (e aumentar o vocabulário) e de saber como escrever cada uma delas da maneira correta (uma habilidade que você vai acabar precisando uma hora ou outra).

Essa é uma forma de aumentar seu vocabulário em inglês e fazer com que as palavras passem a fazer parte do seu repertório de forma mais simples e leve.

2. Faça anotações

Se você identificou uma palavra em inglês importante e sabe que ela pode te ajudar em outros contextos, então não deixe de anotar. Pode ser em um bloco, em um papel separado ou em um aplicativo para celular. O OneNote é uma ótima alternativa e você consegue ter acesso pelo computador ou pelo celular de forma descomplicada e remota (o que ajuda muito na correria do dia a dia).

Ainda assim é preciso ir além! Além de anotar a palavra é importante que você se comprometa com outras atividades complementares. Escrever uma frase que explore o novo contexto (e de preferência que tenha a ver com a sua vida) é um ótimo exemplo e pode ajudar muito!

Digo isso porque quando usamos um exemplo real fica bem mais fácil de se lembrar que quando estamos falando de algo abstrato ou livresco. Então separe alguns minutos para esse cuidado e ajude seu cérebro na tarefa de memorizar as novas palavras que você aprende.

3. Foque no que é realmente importante

Algumas pessoas adotam uma estratégia que pode ser um tiro no pé: anotam de tudo e tentam memorizar o máximo de informação possível. Se isso soa uma boa opção em um primeiro momento, então é bom saber que nem sempre funciona assim.

Você deve aumentar seu vocabulário em inglês, mas não precisa saber todas as palavras de uma frase para entender o que ela está querendo comunicar. Então, seja esperto e foque apenas no vocabulário relevante, ou seja, aquele que tem mais utilidade.

Menos é mais nesse caso, então tenha foco. Depois de fazer esse primeiro filtro, não deixe de estudar cada uma dessas palavras – o que também fica inviável se você é do tipo que anota toda palavra que aparece pela frente.

Acredite em mim: essa estratégia é bem melhor, mas não se esqueça de treinar e praticar. No lugar de ficar fazendo listas muito grandes e não estudar cada uma delas depois, procure dar mais atenção para aquelas que são mais usadas nos contextos mais significativos da vida e do cotidiano. Esse caminho costuma trazer mais resultados!

4. Conte com a ajuda de um dicionário

Muitos professores de inglês condenam o uso de dicionário – o que pode ser uma grande besteira. Pense quando você era criança e lembre-se como ele foi muito útil para aprender português. Pois bem, a realidade é mais ou menos a mesma em inglês.

O importante é saber como usar o dicionário para ter resultados melhores. O mais indicado não é usar os modelos que traduzem do inglês diretamente para o português. Se você optar por um modelo que dê o significado também em inglês, o resultado pode ser muito melhor e o dicionário pode ser bem mais útil.

Caso seja necessário, uma dica muito boa é pegar a palavra dentro de uma frase. Assim fica ainda mais fácil entender o que ela pode significar, pois o contexto é muito importante.

Aproveite e separe alguns minutos para escolher um bom dicionário e adotá-lo no seu dia a dia. Assim, fica bem mais fácil aumentar seu vocabulário em inglês.

5. Escreva uma definição própria (e simples)

Depois que conhecer uma nova palavra, você pode aproveitar para tentar criar um vocabulário pessoal. O ideal é escolher um caminho mais simples, escrevendo definições descomplicadas.

Pense que estamos falando de palavras que você não conhecia até esse momento, então é normal que não esteja muito habituado. Por isso, quando for consultar isso mais tarde é muito importante conseguir compreender o que quis dizer.

E tem mais: tente fazer tudo em inglês. Essa é uma forma de forçar seu nível de conhecimentos para um patamar ainda mais elaborado – o que é ótimo em vários sentidos. Para fechar, explore sinônimos, frases e definições (ou seja, um trabalho completo).

6. Anote as palavras em lugares diferentes

Quando o assunto é aprender um novo vocabulário, não tem muito como fugir. Quanto mais você tiver contato com as novas palavras, mais fácil fica lembrar delas. Para isso, coloque-as em locais diferentes.

Isso significa anotar em um caderno pessoal, em um aplicativo e onde mais preferir. Ainda assim é bom ter um lugar como referência, ou seja, onde você mantém tudo atualizado.

Manter hábitos diários de contato com as novas palavras é ótimo para dominar o inglês de forma mais rápida. A disciplina e o comprometimento que você terá tem uma relação direta com os resultados que vai colher.

7. Conte com a ajuda de ferramentas certas

Sou um dos maiores defensores de como a tecnologia pode ajudar na hora de aprender inglês. O Quizlet, por exemplo, é um ótimo exemplo, pois é um aplicativo que elabora jogos e flash cards com as palavras que você colocar lá. Como você deve imaginar, essa é uma forma bem dinâmica de aprender e memorizar tudo com mais facilidade.

Outra boa dica é optar por jogos certos. Embora muitas pessoas não saibam, existe cruzadinha, forca e até mesmo o famoso Stop (ou Adedanha em outros lugares) que podem ajudar muito na hora de memorizar novas palavras. Fora esses, existem muitos jogos que ensinam novas palavras, então esteja atento!

Para fechar, pergunte para os seus amigos (ou até mesmo a um conhecido gringo, caso tenha) sobre boas opções nesse sentido.

8. Ouça músicas e assista filmes

Estar em contato com o idioma é a melhor maneira de acelerar seu aprendizado – das mais diversas formas. No caso do vocabulário não é muito diferente. Quando escutamos músicas em inglês, por exemplo, nos deparamos com palavras novas.

Quem está empenhado na tarefa de desenvolver e aumentar seu vocabulário em inglês, deve aproveitar essa oportunidade com tudo! Fique atento sempre que se deparar com palavras novas e aproveite para aprender cada uma delas.

Os filmes e séries também são outra boa opção. Eles são uma ótima maneira de se distrair e, de quebra, acelerar o inglês. Quando você assiste com legendas em inglês, por exemplo, tem um prato cheio de novas palavras – uma forma de aumentar seu vocabulário em inglês.

9. Utilize as palavras que aprendeu

Para realmente incorporar as novas palavras no seu vocabulário em inglês é muito importante usá-las de tempos em tempos (ou sempre que puder). Aproprie-se delas conversando com alguém, escrevendo um e-mail ou qualquer outra situação.

Além de ser muito divertido (já que você pode passar por alguma dificuldade com pronúncia, por exemplo) você acaba se lembrando delas com mais facilidade. Por isso, tente usar sempre que possível.

Já falei aqui no blog sobre a importância de praticar com outros nativos. Se você não conhece ninguém, lembre-se que existem plataformas de conversação online que podem ajudar muito nesse sentido.

10. Explore as variações de sufixo e prefixo

Algumas palavras podem ser combinadas com prefixo e sufixo – uma junção responsável por transformá-la e dar um novo significado. Se você realmente quer aumentar seu vocabulário em inglês, então uma boa saída é entender que tipo de prefixo e sufixo poderia acrescentar.

Acredite: em inglês isso acontece DEMAIS! Veja um exemplo: astro (“astron” significa estrela), mas, quando combina como logy (um sufixo usado para simbolizar “discurso” ou “estudo”) então temos algo como uma “fala das estrelas” ou “estudo dos astros”. Esse é só um exemplo, mas se parar para perceber, vai ver que isso acontece o tempo todo!

Agora você entende melhor como aumentar seu vocabulário em inglês. Portanto, não deixe de colocar cada uma dessas dicas em prática. Você vai se surpreender como sua gama de palavras vai aumentar consideravelmente e (o melhor) de forma consistente.

E você, conhece alguma outra dica que não compartilhei nessa postagem? Comente no espaço abaixo e ajude outras pessoas também!

Comentários