5 benefícios de ser fluente em inglês

5 benefícios de ser fluente em inglês

Já falei várias vezes aqui no blog que quem não está aprendendo inglês está perdendo tempo. Mais que o tempo físico, propriamente dito, a falta da língua também pode significar a perda de muitas oportunidades. Isso se aplica tanto na vida pessoal, quanto na profissional ou acadêmica. Se você não acredita, relembre hoje alguns benefícios de ser fluente em inglês. São benefícios que você já deveria saber e que fazem toda diferença para sua vida.

Vamos juntos repassar esses pontos?

1. Oportunidade de conhecer outras coisas

O inglês é a língua mundial – não tem como escapar. Sua influência foi muito além do que pode ser considerada comum. Ele se tornou o principal meio para comunicação em visitas a um novo país ou no mundo dos negócios, por exemplo.

Mais de 1 bilhão de pessoas falam inglês o que significa uma baita oportunidade de conhecer outras pessoas e culturas. Convenhamos: essa é uma oportunidade e tanta e que pode acabar passando despercebida por quem ainda não acordou. Portanto, entre os benefícios de ser fluente em inglês, está o aumento da sua network!

2. Ajuda a garantir um bom posicionamento profissional

Comprovar que você é fluente em uma língua tão fundamental como o inglês faz com que você consiga galgar posições mais altas no mundo corporativo. É isso mesmo! Pode ser que você se dê bem com mais facilidade, garantindo um salário melhor e cargos mais competitivos.

Você pode ser acionado para reuniões de negócios, estabelecimento de um networking consistente, relacionamento com pessoas de outros países e vários outros pontos.

Para você ter uma noção mais próxima da realidade, o salário pode ser mais de 60% superior, mostrando que o inglês é uma das competências mais importantes nos dias de hoje.

3. Fundamental para quem quer seguir carreira acadêmica

O inglês também é um diferencial indispensável para quem quer seguir carreira na acadêmica. Para progredir e conquistar um bom posicionamento quando o assunto é pesquisa ou aulas de qualidade, você precisa saber inglês.

Vale lembrar que as principais pós-graduações e cursos de aperfeiçoamentos também exigem a língua. Ou seja, se você não quer ficar de fora, é bom começar a se mobilizar! Entre os benefícios de ser fluente em inglês, está a possibilidade de atingir níveis acadêmicos mais altos.

Esse ponto também inclui os famosos testes de proficiência em inglês (como o TOEFL e IELTS que já falei aqui), a entrada em um vestibular, a conquista de uma bolsa de estudos no exterior e os diversos cursos. Tudo isso depende do seu conhecimento em inglês!

4. Fortalece o cérebro e exercita a memória

Aprender um novo idioma traz benefícios incríveis para o seu cérebro. Ele é estimulado de uma forma completamente nova, fazendo com que sua memória fique mais saudável.

Essa é uma vantagem e tanto, podendo ajudar na melhor idade e até prevenir algumas doenças, como o Alzheimer e a demência. Segundo pesquisas, elas podem ter o aparecimento retardado em até 5 anos, o que ajuda muito e tornam a aprendizagem da língua ainda mais diferenciado.

Somado a isso, quem é bilíngue consegue executar tarefas em menos tempo, sendo mais eficientes. Isso acontece porque elas filtram as palavras desnecessárias e sua memória passa a reter o que é realmente importante e fundamental.

Ou seja, entre os benefícios de ser fluente em inglês, também estão os ótimos benefícios para a saúde mental.

5. Melhora a sua referência de conhecimento

Ter um outro idioma faz com que sua pesquisa se expanda, já que não precisa se limitar apenas aos materiais na sua língua. Essa é uma forma de garantir um conhecimento bem mais amplo em vários sentidos. Afinal, nem todos os materiais são traduzidos e muitos deles são publicados apenas em inglês.

É isso mesmo: isso significa que quem fica preso apenas ao português acaba deixando de saber de muitas coisas. Para você ter noção, cerca de 55% de todo o conteúdo na internet é produzido em inglês. Ou você achou que era à toa que ele é a língua mais forte do mundo?

Portanto, aprender inglês é uma imensa oportunidade de ter acesso a outras referências, qualificar seus projetos e diferenciar-se no mercado. Não deixe de considerar essa vantagem e perceber a evolução em várias etapas da sua vida.

Depois de ler essa postagem ficou mais fácil perceber que os benefícios de ser fluente em inglês podem trazer e como ele pode ser agregador, não é mesmo? Não perca mais tempo e comece a estudar agora mesmo!

Para ajudar seus amigos a relembrarem esses pontos, não deixe de compartilhar esse texto nas redes sociais. Eles podem dar mais valor ao idioma quando reconhecerem esses benefícios.

Comentários