visto para os eua

Como é o processo de visto para os EUA?

Se você está se preparando para conhecer a terra do Tio Sam, então provavelmente já sabe que vai ter que passar por um processo comum: a solicitação de visto para os EUA. Isso, claro, se você não tem a nacionalidade de outro local e que faça com que possa entrar apenas com o passaporte.

Como essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, levantei nessa postagem tudo que você precisa fazer nesse processo. Uma ajuda e tanta, não é? Então vamos deixar de lenga-lenga e vamos lá!

Etapa1: Documentação

O desejo de ter o visto para os EUA é tanto que a vontade é de sair correndo para o Consulado Americano, não é mesmo? Bem, como você deve imaginar, essa não é a melhor saída. Antes disso tudo, você precisa preencher alguns formulários.

O DS-160, por exemplo, é indispensável e pode ser encontrado neste link aqui. Depois de preenchido, você também vai precisar imprimir uma confirmação dele, pois esse documento é crucial e solicitado em várias etapas do visto americano.

Na hora do preenchimento (que é todo online), você precisa colocar os dados pessoais e todos os detalhes da viagem. Como é extremamente importante, acho que nem preciso falar que não pode ter erros ou rasuras, certo?

Portanto, nada de anotar hora ou qualquer outra coisa nesse papel! Algumas pessoas cometem o vacilo de escrever horários de agendamento ou outros detalhes nesse documento, o que acaba invalidando-o.

Etapa 2: Conta

Seguindo as normas e protocolos comuns, no segundo passo você precisa criar uma conta nesse link aqui. Para quem não sabe, é o site oficial de agendamento do Departamento do Estado Americano. Lá você vai conseguir baixar o boleto do Citibank para pagamento da taxa.

Como essa é uma transação internacional, esse pagamento é feito diretamente para o Governo Americano. É importante tomar cuidado e ser muito minucioso, colocando todos os dados de forma correta para não ter nenhum tipo de dor de cabeça. Pense que é com base nesses preenchimentos que você receberá seu visto para os EUA.

Etapa 3: Centro de Atendimento

Como você já percebeu, não basta solicitar e chegar ao Consulado de cara. Antes disso, você deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que é como uma etapa anterior a esse procedimento. Eles ficam nas cidades: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Você deve levar o passaporte dentro da data de validade (e os antigos também, caso tenha), a confirmação da DS-160 e o papel do agendamento. Se você esquecer algum desses, nem adianta prosseguir, pois o próprio protocolo interno vai te barrar!

É nesse lugar que você tira uma foto e colhe as impressões digitais de todos os dedos – informações que são armazenadas pelo Consulado. Depois disso, você precisa se dirigir para a próxima etapa (a mais esperada): a entrevista do visto para os EUA no Consulado Americano.

Depois disso, esses documentos são devolvidos, pois os solicitantes precisam apresentá-los na Entrevista do Visto Americano.

Etapa 4: Consulado

Esse é o momento mais esperado de todo o processo – e, por conta disso, muitas pessoas ficam apavoradas. Você deve comparecer no dia e hora marcada no Consulado que você escolheu (que pode ser no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília).

Nesse momento você deve levar os passaportes (novos e antigos), a confirmação da DS-160 e a confirmação do agendamento. Assim como no CASV, sem eles você nem entra no Consulado. Para fechar, leve também documentos que provem seu vínculo com o Brasil, como a escritura de bens, extrato de conta e outros detalhes.

Você vai passar por uma entrevista bem rápida, pois eles gostam de saber o que você quer fazer nos EUA, quanto tempo quer ficar e outros detalhes. De toda forma, pode ir tranquilo, pois costuma ser bem simples!

Atenção

Vale lembrar que algumas pessoas são isentas de entrevista de visto para os EUA. Aqueles que têm menos de 14 anos ou mais de 79 se enquadram. Normalmente eles precisam ir apenas ao CASV, mas podem ser convocados para essa etapa (embora não seja comum).

Passo 5: Recebimento do Visto

Você recebe a resposta se o seu visto para os EUA foi aprovado ou não logo depois da entrevista. Então, sabendo disso, é só esperar. O visto americano vai chegar no endereço escolhido pelo agendamento.

Vale lembrar que você também pode escolher fazer a retirada no CASV, selecionando o dia correto. Tudo isso acontece muito rapidamente, pois o visto fica pronto mais ou menos 10 dias depois da entrevista.

Depois de entender um pouco melhor como é o processo de solicitação de visto para os EUA, ficou bem mais fácil se preparar para esse momento, não é? Esteja preparado, tranquilo e com a documentação necessária. Você vai ver como vai dar tudo certo!

E você, já garantiu o seu visto para os EUA? Compartilhe a experiência nos comentários abaixo e tranquilize outras pessoas também!

Comentários