Como melhorar a pronúncia em inglês

Como melhorar a pronúncia em inglês?

Se tem uma coisa que todo mundo que fala inglês se preocupa é em como melhorar a pronúncia em inglês. Nada mais natural, já que muitas vezes trazemos conosco um sotaque carregado que pode acabar comprometendo a compreensão.

A boa notícia é que existem maneiras eficientes de treinar e melhorar a pronúncia em inglês. É aquele velho ditado de que “a prática leva à perfeição”, ou seja, nada melhor que falar cada vez mais no idioma que está treinando.

Veja hoje algumas medidas que você pode tomar para tornar o processo ainda mais tranquilo. Partiu?

1. Comece com calma

Todo mundo que começa a estudar inglês costuma reclamar de algumas palavras que são mais difíceis. Não tem como fugir: isso acontece em qualquer língua – e não seria diferente nesse caso.

O ideal, nesse caso, é não começar falando depressa demais ou achar que já domina a pronúncia. Vá com calma, respire e fale devagar. Depois, fale um pouco mais rápido até garantir na velocidade ideal.

Uma boa dica nesse caso é separar a palavra em pedaços menores e entender cada um de forma isolada. Assim sua língua vai se acostumando com o que vai sendo dito e, por consequência, começa a falar da melhor maneira possível.

2. Invista na audição

Treinar o que está ouvindo é meio caminho andado para melhorar a pronúncia em inglês. E uma coisa é fato: só não tem contato com a língua quem não quer, pois o que não falta são maneiras de se expor ao idioma.

Explore filmes e séries, músicas, podcasts e várias outras coisas em inglês. É claro que você não está fazendo nada (além de prestar atenção), mas essa é uma ótima maneira de repetir com precisão e saber qual é a maneira certa de falar determinada palavra ou expressão.

3. Seja crítico consigo mesmo

Muitas vezes não somos conscientes do nosso nível de inglês, então é importante prestar atenção. Essa é uma forma de perceber onde você está carregando e até mesmo encontrar possíveis erros. Grave suas falas, escute de forma criteriosa e identifique onde deve melhorar a pronúncia em inglês.

4. Conte com a ajuda das músicas e cante

Se você tem algumas músicas em inglês preferidas, então não pode perder a oportunidade de praticar com frequência. Cante prestando atenção na letra e, se possível, até lendo em um primeiro momento.

Pense que essa é uma forma de acompanhar um falante nativo, ou seja, uma ótima maneira de dar aquele upgrade. Por mais que você erre um pouquinho, não tenha vergonha de tentar (e entender que isso faz parte).

5. Garanta a entonação correta

Não basta entender a palavra, é fundamental dar a entonação correta. Esse ponto também exige muito treino do inglês, então não deixe de dar uma atenção especial. Treine as afirmações e entenda que as perguntas têm uma pronúncia bem diferente.

É claro que nem sempre sabemos como fazer isso, então não perca a chance de imitar a forma dos filmes e séries. Assim você consegue garantir a mesma entonação e entender melhor o processo.

6. Quando não souber falar, pesquise

Muitas vezes nos deparamos com uma palavra nova que não sabemos como falar. Não se desespere, pois isso é muito comum e faz parte do processo de melhorar a pronúncia em inglês.

Nesse caso, o melhor a se fazer é pesquisar. A maioria dos dicionários online contam com um áudio sobre como a palavra é pronunciada. Essa é uma ótima forma de garantir uma nova palavra no seu vocabulário e não ter nenhuma dúvida sobre isso!

7. Treine com um nativo

Praticar é a melhor forma de ficar mais seguro e começar a falar da forma correta. Portanto, não perca tempo e comece a colocar seu inglês em prática com alguém. Caso sejam próximos, não tenha medo de pedir para que ele te corrija sempre que perceber que está falando errado.

8. Abstraia e entenda que o sotaque faz parte

É sempre bom melhorar a pronúncia em inglês, mas algumas coisas estão fora do nosso alcance. Então, abstraia e não fique bitolado demais. Por exemplo, sua pronúncia não precisa estar perfeita para que você consiga se comunicar.

Lembre-se que as diferenças na forma de falar existem até nos próprios países. Muitos estados criticam o sotaque do Texas – e olha só, eles são americanos.

Agora que você sabe o que fazer para melhorar a pronúncia em inglês, hora de arregaçar as mangas e começar a praticar!

E você, tem outra maneira de treinar que não compartilhamos aqui? Comente no espaço abaixo e ajude outras pessoas. E não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!

Comentários