como o inglês pode ajudar

Como o inglês pode ajudar em processos de trainee?

Uma vaga de trainee é o sonho de muitas pessoas. Nada mais natural, já que é uma oportunidade de acelerar a carreira e dar aquela turbinada no currículo. Por isso, muitas pessoas podem se perguntar como o inglês pode ajudar a atingir esta meta.

Neste momento, a maioria acaba esbarrando em um ponto crucial para o sucesso: o nível de proficiência em inglês. Você precisa comprovar essa habilidade nas provas online, presenciais ou até mesmo entrevista por telefone.

Para saber como o inglês pode ajudar nesse sentido, fique de olho nas dicas que levantamos aqui. Vamos lá?

Comece conhecendo os tipos de teste

Esse é o primeiro passo para quem quer se preparar de forma enfática e séria para as avaliações em inglês. Conheça abaixo os principais tipos de teste e fique por dentro das maneiras como você pode ser abordado:

  • Múltipla escolha: Esse é o tipo mais comum de prova, pois consegue avaliar várias habilidades. Entre elas está a interpretação de texto, vocabulário, regras gramaticais e outras palavras específicas. A maioria dos processos seletivos conta com esse tipo de prova, mas a maioria delas costuma ser online.
  • Entrevista (presencial, skype ou por telefone): Esse é outro meio de saber de verdade qual é o nível de conversação em inglês de um candidato. Muitas empresas contratam professores para avaliar o vocabulário, a habilidade de pensar em inglês e o nível das respostas.

Pesquise sobre o tipo de perguntas

As provas online são as responsáveis pela grande peneira dos candidatos. Para você ter noção, mais de 50% dos inscritos costuma cair ainda nessa fase — o que pode ser uma ótima notícia se seu desempenho for bom.

Por mais que algumas seleções inovem, é comum encontrar tipos de provas similares. Portanto, o melhor caminho é treinar e seguir progredindo. Questões para completar com a palavra ou ainda as tradicionais de múltipla escolha costumam ter muitas pegadinhas.

Então saia na frente dos concorrentes: pesquise em sites as questões que mais caem e saiba como respondê-las de forma correta e consistente.

Faça testes e treine seu nível de inglês

Os testes online são uma ótima maneira de treinar e podem ser grandes aliados nesse momento. Usar as mesmas técnicas é a melhor maneira de se familiarizar com alguma coisa, concorda?

Assim você se familiariza com o tipo de questão, o tempo ideal para a resposta e fica ainda mais preparado para se sair bem.

Entrevistas orais

Além de treinar sobre as questões mais comuns, aproveite para pensar e saber falar sobre suas principais experiências. Eles costumam perguntar isso em muitas entrevistas orais, então é bom se antecipar e saber como desenvolver alguns assuntos básicos.

Quando estamos tratando desse assunto, não tem como fugir: a melhor maneira é se preparar e treinar a resposta antes. Esse é o principal diferencial, pois assim você sabe como falar e ainda se sente mais seguro (pois treinou antes).

Saber se expressar bem em inglês nesse momento pode ser um grande diferencial, até mesmo porque é exatamente isso que eles estão avaliando. Aproveite e incremente, falando também do que você gosta, seus tipos de talentos e até mesmo seus defeitos.

Não se esqueça que, se você conseguir desembolar esses pontos com naturalidade, é meio caminho andado para se sair bem. Portanto, mantenha a calma e pense que você está ali para revelar exatamente quem você é e as habilidades que já tem.

Tenha uma agenda de treino

Fazer uma coisa repetidamente é a melhor maneira de se tornar um expert. Já falei muitas vezes aqui no blog sobre o poder que a imersão pode trazer para quem quer aprender a falar inglês para valer.

Nesse caso não é diferente. A melhor opção envolve muito preparo, treinamentos e um contato frequente com a língua. Arrume um espaço na sua agenda e veja como o inglês pode ajudar a atingir seu sonho!

Ouça e leia em inglês

Esse é um momento importante da sua vida, então é natural que deva se dedicar. Pense como é importante ouvir e ler em inglês com frequência, pois essas são habilidades indispensáveis nesse momento.

Então abuse de músicas em inglês, filmes e séries, podcasts e qualquer outro caminho que te ajude. Você vai perceber como vai se acostumar com o sotaque deles com mais facilidade.

E você, gostou das nossas dicas na postagem de hoje? Certamente ficou mais fácil se preparar para esse momento tão importante depois de ver como o inglês pode ajudar, não é mesmo?

Então aproveite e ajude outras pessoas nesse mesmo desafio. Compartilhe esse post nas redes sociais, marque os amigos que vão tentar trainee e se aproximem desse sonho juntos!

Comentários