Como me preparar para um intercâmbio

Como me preparar para um intercâmbio?

Um intercâmbio é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de aprender e praticar um novo idioma. E não é para menos! Você aprende alguns aspectos da língua que são mais compreensíveis no dia a dia. Isto faz com que você consiga assimilar com mais eficiência. Mas é preciso se preparar para um intercâmbio e poder ter todas as vantagens desta experiência.

Entre as muitas vantagens estão a chance de ter uma vivência internacional e de garantir uma das experiências mais incríveis da sua vida. Por isso, conheça hoje alguns passos que você deve seguir para se preparar de forma mais completa para esse momento.

Estude a língua antes de embarcar

Não importa se você está viajando para aprender. É sempre bom saber o básico para se virar durante a viagem e os primeiros dias. Pense que você vai precisar falar na imigração, pedir um táxi ou ainda comprar alguma coisa para comer.

Por essas e outras, dominar o básico do idioma é muito importante para que você não fique totalmente perdido. Viajar sem saber nada pode atrapalhar esse momento e até comprometer um pouco seu aproveitamento. Afinal, muito tempo pode ser perdido em questões muito básicas (que você já deve ir sabendo).

Sabendo ao menos o mínimo, fica bem mais fácil aproveitar a oportunidade com tudo que ela tem direito!

Pesquise muito

Saber sobre o lugar que você vai morar é o primeiro passo para que a experiência seja bem-sucedida. Portanto, não poupe pesquisas ao se preparar para um intercâmbio. Nessa hora, pense que a internet pode ser uma verdadeira aliada nesse sentido.

Conheça sobre os costumes locais, o transporte público, clima, expressões comuns e a instituição de ensino que você escolheu. Essa é uma forma de entender melhor o que levar na mala e que aspectos você deve abordar nesse momento.

E tem mais: essa é uma forma de se preparar para tudo que você vai poder explorar nesse tempo, potencializando os resultados e tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

Defina o que quer fazer nesse tempo

Gente sem objetivo acaba sendo guiada para qualquer lado – o que é péssimo. Prova disso é que algumas pessoas fazem intercâmbio a acabam andando apenas com brasileiros, mesmo estando em um país diferente e com um mar de oportunidades à sua frente.

Por isso, na hora de se preparar para um intercâmbio, defina tudo que você quer conquistar e fazer. Torne esse tempo dedicado ao seu intercâmbio único e devidamente aproveitado. O contato com uma nova língua, por exemplo, deve ser constante. Somente desta forma você aprende a se comunicar com eficiência.

Outro ponto importante é ponderar qual seu principal objetivo nesse tempo. Se é melhorar a conversação, você deve se dedicar a estabelecer contato com os nativos, treinando assim sua compreensão em inglês e evoluindo consideravelmente.

Se você não sabe como fazer, um ótimo primeiro passo é “dar a cara a tapa”. Considere ir a locais públicos, visitar bares, museus ou qualquer outro lugar que você possa treinar a fala com qualquer pessoa. Nesse momento, tudo que você precisa é de coragem e cara de pau.

Agora, se o seu objetivo é outro, ainda assim é bom criar um cronograma na hora de se preparar para um intercâmbio. Desta forma você diminui consideravelmente as chances de ficar perdido. E tem mais: essa é uma maneira de se programar para conhecer o lugar também, o que é muito importante.

Coloque os custos na ponta do lápis

Esse é um dos tópicos mais importantes quando o assunto é se preparar para um intercâmbio. Viajar para fora do Brasil não é uma atividade barata e, se você está planejando, provavelmente já percebeu isso. Principalmente se está indo para um país em que a moeda vale muito mais que o real.

Portanto, antes de sair fechando os contratos por aí, não deixe de pesquisar com calma e considerar todos os gastos que o intercâmbio possa envolver. Pense na passagem aérea, escola, alimentação, transporte, seguro viagem, lazer e várias outras coisas. Até mesmo naquela lembrancinha que vai trazer para os seus pais.

Se você acha que isso é bobagem, saiba que é uma ótima maneira de se livrar de alguns apertos e até garantir um intercâmbio mais barato. Quem não coloca tudo na ponta do lápis acaba se surpreendendo. Tendo uma noção de tudo que esse momento envolve, você torna sua experiência ainda mais incrível e inesquecível. E não precisará passar nenhum tipo de aperto em terras estrangeiras.

Sabendo desses pontos fundamentais para se preparar para um intercâmbio, ficou mais fácil desenvolver um bom planejamento, não é mesmo? Não perca essa oportunidade única e embarque sabendo que será maravilhoso!

E você, já está se preparando para esse momento? Compartilhe suas dúvidas e dificuldades conosco no espaço abaixo.

Comentários