se preparar para uma palestra em inglês

Como se preparar para uma palestra em inglês?

Se você vai fazer uma apresentação importante ou ainda liderar um encontro para muitas pessoas, então sabe que a tarefa pode causar frio na barriga. Quando você vai fazer uma palestra em inglês, a tarefa pode ser ainda mais desafiadora — e muitas pessoas nem sabem por onde começar.

Pensando nisso, criei uma postagem que vai te ajudar a encarar esse desafio com mais facilidade. Veja agora mesmo que pontos considerar, o que fazer para atrair a atenção do público e arrasar nessa tarefa. Vamos lá?

Comece planejando em português

Para não ter muita dificuldade e até mesmo travar sua criatividade, o ideal e mais recomendado é começar planejando o discurso em português. É claro que a palestra em inglês vai exigir certos cuidados, como uma tradução e um planejamento, mas isso não impede que você comece tratando em português em um primeiro momento e passe para o inglês em seguida.

Essa é uma forma de pontuar tudo que você consideraria importante, ter uma linha de raciocínio (pois o português é sua primeira língua) e estar mais preparado. Assim tudo fica mais completo, pois você não tem nenhuma restrição.

Invista em uma boa introdução e conclusão

A forma como você começa e termina sua palestra em inglês são determinantes para o sucesso como um todo. Portanto, pense o que vai usar para abrir e ganhar a atenção de todas as pessoas presentes. Acredite em mim: esse detalhe pode parecer pouco significativo, mas é o responsável por 50% do sucesso do seu speech.

Fazer isso em inglês pode ser um pouco mais difícil, então selecionei algumas frases que podem servir como inspiração:

“Good morning! It’s a pleasure to be here today to talk about…” 

Bom dia! É um prazer estar aqui hoje para falar sobre…

“Today I am here to talk to you about…”

Hoje estou aqui para falar com vocês sobre…

Como falei, o fechamento da palestra também é muito importante. É bom dar uma rápida recapitulada em tudo que foi falado e fazer com que seu público memorize o tema da sua palestra em inglês. Veja como concluir:

 “Thank you for listening – and now if there are any questions, I would be pleased to answer them.”

Obrigado/a por me ouvirem – e agora estou à disposição para responder qualquer pergunta.

Dê uma pegada pessoal na palestra em inglês

Quer coisa mais chata que ir em uma palestra que seja estritamente técnica? Por mais que o assunto seja interessante, pode ser muito maçante tratar apenas desse ponto.

Por isso, coloque algo que tenha a ver com você, descontraia as pessoas, seja engraçado ou qualquer outra vertente que preferir. Essa é uma ótima maneira de trazer a atenção das pessoas e tornar o momento mais leve e agradável.

Caso seja possível, faça com que essa história ou experiência ajude ainda mais na fixação de algum conceito ou assunto. Essa é uma forma eficiente de trazer o público para o seu lado e ser ainda mais bem-sucedido nesse momento.

Ensaie muito a palestra

Para palestrar sobre um assunto é fundamental que você domine o tema. Quando isso acontece em inglês, é indispensável que você também domine a linguagem — caso contrário ninguém entende o que você está comunicando.

Então leia e releia a apresentação, treine a pronúncia, leia em voz alta e faça anotações. Uma boa dica é gravar sua apresentação e assim perceber seu sotaque e melhorar sua pronúncia. Seus ouvintes agradecem, pois, o ideal é que fale da melhor maneira possível.

E tem mais: quanto mais preparado você estiver, mais fácil é realizar uma palestra em inglês. Então não deixe de investir nesse cuidado!

Preveja algumas perguntas

Se você já apresentou esse tema em português, então sabe que algumas perguntas são clichês e esperadas. Isso também acontece nas palestras em inglês. Por isso, pense quais são elas, liste e planeje uma resposta. Essa é uma ótima forma de se preparar de forma consistente.

Estude sobre as possíveis respostas e garanta uma explicação ainda mais completa sobre o assunto. Veja algumas maneiras de fazer isso:

“Thank you for asking. In my opinion…” 

Obrigado/a por perguntar. Na minha opinião…

“From what I know…” 

Pelo que sei…

Agora que você sabe melhor como se preparar para uma palestra em inglês, não deixe de considerar esses pontos e ter ainda mais sucesso. Pode acreditar: essas são formas embasadas de atingir seu público e fazer com que a troca de informações seja ainda mais agregadora.

E você, conhece algum amigo que vai passar pelo desafio de dar uma palestra em inglês em breve? Que tal compartilhar essa postagem nas redes sociais e marcá-lo nos comentários? Assim ele sabe como se preparar para esse momento.

Comentários