Fluência em inglês estudando sozinho

Como ter fluência em inglês estudando sozinho pela internet

A fluência em inglês é uma exigência cada vez mais comum nos nossos dias. E não é para menos, já que ela abre portas para muitas oportunidades profissionais e pessoais, proporcionando experiências incríveis. O que as escolas de idioma ainda não sabem é que a fluência nessa língua é cada vez mais conquistada através da internet, muitas vezes com os alunos estudando sozinhos.

Se você quer saber como fazer isso, é bom começar entendendo que precisa de metas e muita disciplina. Ainda assim, se está com esse objetivo, veja alguns métodos que levantei para você na postagem de hoje. Vamos lá?

Assista vídeos online

Portais como o TED, Concurseira e diversos outros canais do YouTube podem ser ótimas fontes para desenvolver fluência em inglês. Você pode começar por níveis mais básicos e ir progredindo conforme percebe que vai entendendo com mais facilidade.

Assim você treina diferentes vocabulários, lida com pessoas falando direto em inglês (o que é ótimo) e se inteira de assuntos muito interessantes. Uma ótima maneira para alcançar a fluência, não é? E o melhor de tudo é que você pode procurar por assuntos do seu interesse.

Explore plataformas online que possibilitam falar inglês

Ouvir é muito bom, mas, para ganhar fluência em inglês, você precisa falar também. Existem muitas plataformas e sites que conectam pessoas ao redor do mundo para falar inglês. Essa é uma boa oportunidade para treinar sua pronúncia, reconhecer sua capacidade de comunicar, ser entendido e, de quebra, fazer novas amizades.

Uma conversa de 20 minutos já é um grande passo para destravar seu inglês e romper a barreira da timidez – que ainda segura muitas pessoas.

Assistir aulas em inglês

As aulas online em inglês também são uma boa opção para adquirir fluência em inglês. Essa é uma maneira de receber instruções de profissionais que têm um grande conhecimento de inglês, assimilar algumas dicas e expressões e aprender de forma acelerada.

Existem ótimas opções pela internet, mas não abra mão de procurar por uma pessoa que realmente tenha conhecimento na língua. Assim você se livra da cilada de aprender e assimilar alguma coisa de maneira errada.

Leia notícias em inglês

As principais notícias do mundo também são compartilhadas em sites em inglês. Para melhorar seus conhecimentos, você pode optar por fazer essas leituras, desafiando seu nível de inglês, pesquisando palavras que não conhece e turbinando seu inglês.

Sites como o BBC, CNN e BloomBerg são ótimas opções para ler as notícias em inglês. Se você perceber muita dificuldade, pode começar pelos editorias em que você tem mais interesse e depois seguir por outras opções.

Estude gramática brincando

Existem diversos aplicativos para celular e sites para aprender gramática. Este não é o ponto mais atrativo na hora de se aprender uma língua. Entretanto, ele é muito importante para atingir a fluência em inglês, concorda?

Procure uma opção que seja mais leve para você – a internet está cheia delas. Assim você progride e não torna esse momento tão penoso.

Aposte em plataformas como Netflix e PopCorn

As séries e filmes são uma paixão praticamente nacional, afinal de contas, sempre existe um modelo ou tipo de filme que se enquadre no seu gosto. Assistir os filmes e séries em inglês (e com legendas em inglês) é uma ótima maneira de treinar e desenvolver muitas habilidades.

Com o passar do tempo, você pode deixar as legendas de lado e ficar apenas com os áudios em inglês. Pode parecer muito simples, mas você pode prestar atenção à estrutura das frases e pronuncia do idioma, o que ajuda muito para ganhar fluência em inglês.

Escute podcasts

A fluência em inglês também pode ser desenvolvida enquanto você se desloca. Não importa se você está de ônibus, carro, bicicleta ou ainda caminhando, você pode aproveitar esse momento para escutar podcasts e desenvolver seu nível. Acredite em mim: essa é uma ótima maneira de desembolar!

Para não achar chato, você pode mesclar áudios rápidos com outros que são um pouco mais longos, tudo dependendo do seu tempo disponível.

Estude letras de música

Sempre gostamos de uma banda internacional, por mais que não seja a nossa banda preferida. Você pode aproveitar para estudar as letras, tentar traduzir e entender melhor o que cada uma delas fala. Para melhorar ainda mais, você pode treinar a pronuncia e arrasar sempre que for cantar suas músicas preferidas. Assim você dá um repasse na estrutura de frases, aprende novas palavras e progride rumo à fluência em inglês.

Como você pode perceber, a internet pode ser uma verdadeira aliada para conquistar a fluência em inglês. Não deixe de adotar esses pontos e incluí-los na sua rotina. Os resultados serão fantásticos!

Não perca mais tempo e faça com que esse conteúdo ajude outras pessoas: compartilhe-o nas redes sociais. Essa é uma maneira de ajudar outras pessoas!

Comentários