Como melhorar a compreensão oral em inglês

Como melhorar a compreensão oral em inglês?

A compreensão oral em inglês é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas. Eu inclusive já abordei sobre o tema aqui no blog. E isso é natural e não temos como fugir. Esse é um dos passos mais importantes para quem quer falar inglês.

Paralelamente ao esforço de aprender a falar, você precisa entender o que está sendo dito em inglês. Ou seja, você precisa aguçar sua compreensão. Um processo contínuo e que envolve muito esforço de quem quer chegar a um nível avançado de conhecimento do idioma.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, leia essa postagem completíssima que preparei para você. Vamos juntos mais uma vez?

Afinal, o que é compreensão oral em inglês?

Para começar a falar inglês é preciso ter uma compreensão. Afinal de contas, entender o que está sendo dito é fundamental para qualquer diálogo (dos mais simples aos mais elaborados).

Depois de saber isso, é bem provável que você esteja se perguntando como desenvolver esse ponto, certo? Na verdade, você encontra vários métodos para aprender inglês e cada um sempre vai falar uma coisa diferente.

Ainda assim, a melhor forma de desenvolver a compreensão oral em inglês é escutar as pessoas falando no idioma. É isso mesmo: o famoso ambiente de imersão é o segredo mais uma vez!

Se você quer mesmo entender, escute pessoas conversando, cantando e fazendo qualquer outra coisa em inglês. Só uma ressalva: no início dos estudos, o inglês pronunciado deve ser fácil de ser entendido. Por que digo isto? Porque será mais difícil, no começo, entender o inglês falado de pessoas que têm uma dicção ruim, que falam gírias demais, que têm um sotaque muito carregado ou que cantam coisas sem sentido. Então, será muito mais proveitoso procurar ouvir o inglês de falantes que falam de modo claro e numa velocidade normal. No caso de cantores, aqueles que cantam com voz clara canções cujas letras possuem um enredo com começo, meio e fim.

No começo, abandone aquela ideia de tentar entender tudo que é dito. Se a sua compreensão atingir 40 a 60% da conversação, então já temos um ótimo resultado, principalmente se considerarmos que ele deve continuar melhorando. Aprender inglês de verdade é treinar seu ouvido e cérebro para uma nova significação.

Toda vez que você escuta e reconhece uma palavra conhecida, automaticamente progride na sua compreensão oral em inglês. Algumas pessoas vão entender apenas algumas palavras, enquanto outras vão pegar frases e, ainda outro grupo, vai compreender grande parte da conversa.

Entenda qual é o seu nível e respeite suas limitações. Ninguém desenvolve um aspecto tão importante como esse de uma hora para outra!

Quais são as principais dificuldades?

Antes de entender o que fazer para progredir, é bom saber o que pode ser uma “pedra” no seu caminho, comprometendo os resultados. Pois bem, algumas coisas podem comprometer e entre elas estão: qualidade da pronúncia, gramática, ruídos, tentar entender tudo e brevidade dos “chunks”. Entenda melhor:

Brevidade dos chunks

Se isso soa um pouco estranho para você, é bom saber que a expressão faz referência às quebras que acontecem em uma conversação. Quando estamos falando com alguém, temos alguns segundos para respirar enquanto o outro fala, certo?

Pois bem, quando isso é feito de forma muito rápida, pode ser que a compreensão oral em inglês fique comprometida, sendo uma pedra de tropeço.

Pronúncia

A forma como as pessoas falam também interfere de forma direta na qualidade da compreensão oral em inglês. Alguns falantes podem ter o sotaque carregado, apresentar alguma diferença fonoaudióloga ou várias outras coisas.

Vocabulário/Gramática

Saber o que as palavras significam faz muita diferença na hora de se comunicar, podendo tornar o caminho mais fácil ou mais fácil. Por isso, entender o vocabulário (do coloquial ao mais formal) faz muita diferença quando o assunto é compreensão oral em inglês.

A gramática também pode ser definidora, pois pode determinar o nível de formulação das palavras. Pense que a formação gramatical pode deixar tudo mais complicado ou mais simples, certo?

Ruído

O ruído é outro influenciador importante e que devemos considerar. Enquanto estamos conversando, podemos acabar não prestando muita atenção no que está sendo dito por causa dos ruídos do ambiente, como barulho do trânsito, música alta, máquinas trabalhando e outros ruídos, por exemplo.

Tentar entender todas as palavras

Para fechar, a mentalidade de tentar entender tudo que está sendo dito é outro ponto que pode ser destruidor. Na tentativa de entender todas as palavras, algumas pessoas acabam perdendo o que poderiam pegar pelo contexto, tornando a conversação mais difícil.

Por isso, é importante aprender a se libertar dos ruídos e desenvolver a audição seletiva – ou seja, não focar no que é desnecessário e focar apenas no que é importante.

Sempre que estiver em uma linguagem espontânea e informal, esforce-se para entender o contexto geral. Relaxe, preste atenção no que é importante e ignore o resto, pois isso faz uma diferença e tanto!

Como desenvolver essa habilidade?

A melhor forma de começar desenvolvendo a sua compreensão oral em inglês é entendendo que existe um nível em que você está, mas é preciso ter um objetivo de progresso. É claro que essa meta deve ser razoável e atingível, então nada de traçar planos mirabolantes de ter a compreensão avançada em uma semana, por exemplo.

Depois de feito isso, veja aqui algumas atitudes que você pode tomar para impulsionar você nesse caminho:

Para iniciantes

Leia textos básicos em inglês

Essa é uma ótima alternativa de potencializar os resultados, pois você consegue entender seu nível tendo como base um texto sem muita elaboração – que torna a compreensão mais fácil. Para ter resultados melhores, o ideal é que eles também sejam curtos e tenham consigo arquivos de áudios falados por nativos.

Assim você acaba se acostumando com a forma de falar – o que faz uma diferença e tanto na hora que você começar a pronunciar.

Se você não sabe onde procurar isso, é bom saber que não é nada muito difícil. Caso já tenha estudado inglês presencial (no modelo tradicional), por exemplo, você com certeza tem materiais com textos e CDs de áudio. Se essa não foi sua realidade, a internet pode ser uma grande aliada.

Conte com a ajuda de um bom dicionário

Embora alguns métodos sejam contrários a isso, um dicionário de inglês para inglês (nada de pegar um de inglês para português, hein?) pode ajudar muito. E olha que isso não tem nada a ver com aquele livro pesado e cheio de papel que consultávamos há alguns anos.

Hoje você pode explorar esse recurso online, o que agiliza consideravelmente o processo. Isso porque você pode consultar a qualquer momento na web ou até mesmo ter uma versão de aplicativo.

Estude o texto e tente entendê-lo

Depois de ter todos os materiais preparados, separe algum tempo para estudar o texto, compreender o que é dito no áudio e realmente captar o que está sendo comunicado ali.

Quando entender bem o que ele está querendo comunicar, passe para outra etapa: escutar o áudio e ler de forma simultânea. Essa é uma forma de melhorar a compreensão e, de quebra, saber como se comunicar com clareza. Por isso, fique atento a questões como entonação, ritmo e outros detalhes do tipo.

Isso tudo é muito importante para treinar seu ouvido. Em um primeiro momento pode ser difícil perceber esses detalhes. Mas, com o tempo, tudo vai entrando em ordem. Para progredir ainda mais, experimente gravar sua voz e depois ouvir a de um nativo. Essa é uma forma de perceber muitas melhorias!

Explore materiais desenvolvidos para crianças

Os desenhos animados ou filmes não muito elaborados podem ser uma ótima alternativa também. Como não contam com a complexidade de diálogos, fica bem mais fácil entender o que estão querendo comunicar.

E tem mais: os desenhos e outras imagens acabam auxiliando muito na compreensão oral em inglês. Desta forma, fica bem mais fácil assimilar novas palavras e expressões, pois o próprio vídeo induz o espectador a fazer esse tipo de conclusão.

Para intermediários

É natural que quem esteja no nível intermediário deva ser estimulado de formas diferentes, não é mesmo? Como ele já entende alguma coisa, conta com uma grande vantagem: pode desenvolver o inglês em cima daquilo que tem afinidade. Veja alguns caminhos:

Assista filmes e séries

Não tem como fugir: essa é uma das melhores maneiras de treinar a compressão oral em inglês. Nada mais natural, já que os filmes e séries contam com muitos atores que são nativos – o que representa uma forma de aprender com quem tem uma ótima pronúncia.

Caso considere essa opção um pouco avançada demais, você pode colocar as legendas em inglês. Essa é uma forma de fazer associações mais rapidamente, já que um ator pode falar de forma acelerada e você continua entendendo o que ele disse com a ajuda da legenda.

Assista vídeos no YouTube

O YouTube é um canal completíssimo e também merece ser melhor explorado por quem tem o desejo de aprender inglês de forma acelerada. Como é cheio de referências que agradam os mais diversos tipos de pessoa, todo mundo consegue encontrar alguma coisa que goste (inclusive em inglês).

Por isso, não perca tempo e procure um canal que você considere interessante, sobre o assunto que você gostar. Não leve em consideração as opiniões alheias, pois o importante aqui é fazer alguma coisa que te ajude a aprender inglês e, de quebra, você goste.

Lembre-se que você pode optar pelas legendas em inglês nesse caso, mas é bom tentar assistir sem elas pelo menos uma vez ou outra.

Escute podcasts

De forma diferente do YouTube, mas igualmente importante, temos os Podcasts. Essa funcionalidade de áudio exige muita atenção, pois você não conta com nenhuma referência visual ou outro tipo de ajuda.

Procure um assunto que você gostaria de se informar e explore o podcast como um ótimo caminho para melhorar a compreensão oral em inglês.

Aproveite para explorar essa funcionalidade no percurso de casa para o trabalho ou sempre que surgir um tempinho livre. Você vai ver como faz diferença!

Para avançados

Quando qualquer aluno chega a um nível avançado de conhecimento, pode ficar mais difícil progredir. É claro que sempre existem melhorias, mas você já domina uma parcela considerável dessa habilidade. Então, é normal que as melhorias sejam percebidas com mais dificuldade.

Nesse caso, o melhor caminho a se seguir é aumentar ainda mais a imersão. Afinal, essa é a única forma de se deparar com palavras novas e adquirir novos conhecimentos.

Por isso, deixe os métodos tradicionais de estudar inglês para trás e entenda que você está em outro patamar. Tente fazer tudo que conseguir em inglês, pois somente assim vai realmente expandir seus conhecimentos.

Como medir os resultados?

Sejamos francos: a melhor maneira de reconhecer os resultados de uma ação é a própria compreensão. Depois de adotar algumas medidas, faça algumas perguntas: seu nível de inglês melhorou? Você consegue entender melhor como as pessoas se comunicam nesse idioma? Precisa menos das legendas e do dicionário?

Tudo isso funciona como indicativo para o seu progresso, então não deixe de perceber as melhorias.

Não deixe a peteca cair

A motivação é um dos fatores chave para as pessoas bem-sucedidas. Não é à toa que a resiliência é uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho e chame tanta atenção dos recrutadores.

Algumas pessoas pensam em desistir depois de não perceberem muito progresso. Pois bem, o inglês exige mesmo esforço. Além disso, por mais rápido que um método seja, não acontece de uma hora para outra. Então, esteja preparado para continuar motivado mesmo quando não entender nada (o que pode acontecer, principalmente no começo).

Não deixar a peteca cair é muito importante. Por isso, crie mecanismos para estar sempre motivado e continuar aprendendo inglês de forma contínua.

Acredite: adotando essas medidas, seu ouvido vai se acostumando ao inglês e logo você percebe uma grande mudança no nível da compreensão oral em inglês!

Conclusão

Agora você sabe da importância da compreensão oral em inglês. E já sabe também o que fazer para desenvolver essa habilidade. Então, separe um tempo para se dedicar. Adotando algumas das medidas que sugeri aqui você vai perceber rápidos progressos.

E você, gostou do conteúdo? Então não perca mais nada! Curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo de perto! Nos encontramos por lá!

Comentários