Cronograma de estudos infalível para inglês

7 maneiras de criar um cronograma de estudos infalível

Quanto o assunto é garantir um bom rendimento no aprendizado, um calendário ou cronograma de estudos sempre vira pauta. Esse é um resultado muito comum, já que costuma trazer bons resultados e trazer muitos ganhos – e não seria diferente no caso inglês, claro.

Veja na postagem de hoje como um cronograma de estudos pode te ajudar. Veja também que pontos você deve levar em conta para arrasar na criação do seu. Vamos juntos?

Escreva o plano e coloque-o em um lugar visível

Organização é a palavra chave para quem quer conquistar bons resultados no estudo. Por isso, comece escrevendo o que você fará em cada horário livre no seu dia. Coloque tudo isso no seu cronograma de estudos de forma visível.

Essa é uma maneira eficiente de acompanhar o que você já fez e o que falta para atingir seus objetivos, tornando a tarefa de cumprir cada um deles mais fácil.

Para ter resultados melhores, o planejamento pode envolver uma semana, um mês ou até mesmo um semestre – sempre lembrando de colocar as outras atividades listadas também.

Ainda assim, o melhor mesmo é fazer semanalmente, pois assim você consegue acompanhar tudo com mais facilidade e ir remanejando conforme precisar.

Concilie com sua vida pessoal

Um cronograma de estudos que abre mão de todos os outros pontos da sua vida já nasce fadado ao fracasso. Encaixe o inglês considerando todos os aspectos da sua vida, até porque assim fica mais fácil seguir o calendário.

E tem mais: ter momentos de lazer é fundamental e pode ajudar muito, facilitando a memorização e a aprendizagem. Portanto, nada de bitolar em excesso, pois essa medida pode ser prejudicial.

Considere seus objetivos pessoais

Para um cronograma de estudos ter sucesso, ele deve ser personalizado e específico, certo? Portanto, pense onde você quer chegar no seu nível de inglês e mentalize que isso vai nortear os conteúdos.

Sua motivação é viajar? É progredir na carreira? Falar inglês fluentemente? Tudo isso deve ser levado em conta, pois eles podem ser um verdadeiro norteador, direcionando você no caminho a seguir.

Tente equilibrar teoria com prática

Já falei isso aqui no blog: as experiências reais podem ser grandes aliados na hora de aprender um novo conteúdo. Portanto, coloque algumas dessas opções no seu cronograma de estudos, pois você vai estar estudando enquanto se diverte e distrai um pouco.

No momento teórico você entende sobre questões de gramática, textos e redação, mas é nas experiências reais que aprende isso “brincando” e treinando a pronúncia. Essa é uma forma eficiente de aplicar e memorizar os conteúdos que aprendeu.

Tenha liberdade para flexibilizar

Nossa rotina está sempre sofrendo mudanças e seu plano não precisa ser nada fixo – muito pelo contrário! Sempre que vivenciar uma mudança nas suas atividades, pense que o seu cronograma de estudos pode seguir nesse mesmo sentido.

Se você está em um dia mais cansativo, sem disposição para estudar, você pode substituir por um filme ou série. O importante é não deixar de estudar, hein? No outro dia você volta ao cronograma original e consegue revisar o que aprendeu. Assim, você mantém o máximo de contato que puder com a língua.

Tenha horários e defina prioridades

Por mais flexível que seu calendário de estudos possa ser, é importante anotar suas tarefas e definir todos os horários livres que você tem – e o que fará em cada um deles. Assim você consegue parar alguns momentos para relembrar o que aprendeu com seu professor e dedicar-se exclusivamente a isso.

Além disso, é bom ter sempre em mente qual é o ponto mais importante para você, definindo a sua prioridade. Se você vai usar o inglês mais para leitura, é bom focar nessa habilidade.

Agora, se você precisa de todas as habilidades, então é bom ter um empenho ainda maior nas áreas que você apresenta mais dificuldade. Desta forma, você consegue progredir com mais rapidez.

Conte com a ajuda dos aplicativos

Eu sou um verdadeiro fã da internet e acho que ela pode ser uma grande aliada para aprender inglês. É claro que é bom tomar cuidado com o consumo de internet e de aplicativos como WhatsApp e Facebook, mas outras opções podem ajudar muito.

Ainda assim, alguns programas podem ajudar muito. Já listamos aqui no blog os 10 aplicativos que podem ajudar muito a aprender inglês e eles também podem fazer parte na sua rotina de estudos. Além disso, existem outras opções que podem te ajudar a manter o cronograma de estudos e a organizar sua rotina.

Depois de ler essas dicas ficou bem mais claro perceber a importância de manter um ritmo, através de um cronograma de estudos, não é mesmo? E elas devem ir muito além das aulas, sendo incorporados no seu dia a dia.

Se você ficou com alguma dúvida ou ainda gostaria de acrescentar alguma dica, não deixe de comentar no espaço abaixo. Nos encontramos na próxima. Até lá!

Comentários