curiosidades de palavras em inglês

8 curiosidades sobre palavras em inglês

A prática de aprender inglês envolve algumas surpresas – e é bem provável que você já tenha reparado isso. Muitas vezes nos deparamos com uma novidade ou o conhecimento de alguma informação que nem sequer imaginávamos que existia. É isso mesmo: seja no significado ou no surgimento, as palavras em inglês são cheias de curiosidades.

Foi pensando nisso que criei uma postagem interessante sobre o assunto. Aqui reuni algumas explicações sobre essas palavras em inglês que vão te deixar ainda mais interessado no surgimento delas.

Entenda melhor sobre o avanço cultural de algumas delas e divirta-se com esse post. Vamos juntos nessa?

Girl

Esta palavra em inglês é usada para tratar com meninas, mas há alguns anos valia para crianças em geral. Interessante, não é mesmo? A maioria das pessoas nunca imaginou isso.

A maioria dos estudiosos não sabem de onde essa palavra surgiu, mas sabe-se que com o passar do tempo foi direcionada apenas para o público feminino.

Daisy

Daisy é o nome em inglês para a palavra margarida. Entretanto, engana-se quem pensa que fica limitada a tarefa de nomear uma flor de maneira aleatória. Na verdade, tudo acontece por um motivo.

O nome surgiu como uma contração da expressão “day’s eye”, que em tradução literal significa olho do dia. Isso aconteceu porque ela conta com uma característica peculiar: abre de manhã e fecha à noite. Como você pode perceber, o nome tem uma pegada bem poética.

Squirrel

Essa é a palavra em inglês para esquilo – um tanto quanto incomum para nós brasileiros. Como não usamos no nosso dia a dia, é fácil encontrar quem não saiba o que ela significa.

A palavra surgiu do grego skiouros, que significa algo como shadow-tail, uma calda que faz sombra. Você já imaginou que um nome como esse tinha toda essa história por trás? Não, né?

Dord

Já ouviu falar dessa palavra? Provavelmente não, certo? Muitos americanos nem mesmo sabem o que ela significa. A explicação é que surgiu como uma ghost word, ou seja, uma palavra fantasma.

Ela esteve por anos nos dicionários, mas sempre sem significado ou até aplicabilidade no dia a dia e rotina de cada um. Algumas pessoas dizem que esta palavra em inglês surgiu como resultado de um erro de digitação. Mas ele foi resolvido e, como você deve imaginar, a palavra deixou de ser uma referência. É bem provável que desapareça de vez nos próximos anos.

Sarcasm

De forma bem similar ao português sarcasmo, essa palavra em inglês também surgiu com origem na Grécia. No original, ela era escrita como sarkazein, que quer dizer algo como rasgar a carne. Interessante, não é?

Na verdade, isso pode fazer algum sentido. Dependendo do tipo de sarcasmo, ele pode machucar um pouco mesmo, então é bom tomar cuidado ao ser irônico e engraçado, e se esforçar para preservar as outras pessoas.

Queueing

Já falei aqui no blog que muitos países estrangeiros têm o hábito recorrente de fazer filas. Eles começam a se organizar de forma sistemática nesse sentido e quando você menos percebe, está tudo certinho.

Pois bem, essa palavra em inglês é usada justamente para o ato de fazer fila. Mas o que poucas pessoas sabem é que ela é a única palavra em inglês (quiçá em qualquer idioma) que tem 5 vogais consecutivas. Legal, né?

Orange

A fruta Orange é a mesma que laranja aqui no Brasil e, assim como nós, ela também determina o nome da cor. É aí que entra a curiosidade: ela era o nome somente da fruta até menos de 500 anos atrás.

Entretanto, a relação foi ficando tão forte para associar com a cor, que acabou tornando-se o nome da cor também.

Para fechar, mais uma curiosidade: esta palavra em inglês não rima com nenhuma outra palavra dentro do vocabulário inglês, sendo uma palavra “avulsa”. A mesma lógica serve para “month” (mês) e purple (roxo) – palavras que não têm uma rima perfeita.

Hobidy-boobies

Para fechar nossa lista de curiosidades sobre palavras em inglês, não poderia deixar de falar dessa. Ela é usada para espantalho, uma palavra que caminha em direção ao desaparecimento, pois as tecnologias tornaram esse objeto dispensável.

O verdadeiro nome era scarecrow – que, se você parar para pensar, faz ainda mais sentido. Scare vem de assustar e crow é corvo. Convenhamos: quer objetivo mais nobre para um espantalho que esse?

Agora que você conhece algumas curiosidades sobre as palavras em inglês, então é bem provável que tenha percebido ainda mais graça no idioma, certo? Conforme vamos reparando a língua de outra perspectiva, vamos gostando ainda mais dela.

Aproveite isso e leia a nossa postagem sobre os benefícios que a fluência em inglês pode trazer para sua vida. Não esqueça também de acompanhar nossa página no Facebook. Nos encontramos por lá!

Comentários