Descubra se você sabe apenas o básico em inglês

Descubra se você saiu do básico em inglês

Hoje em dia não basta saber o básico em inglês, tem que dominar o idioma e caminhar para o nível de fluência. Por mais duro que pareça, é isso que ouvimos a todo momento e esse tipo de conhecimento já é pré-requisito de várias empresas. Sejamos francos: o “the book is on the table” não é suficiente!

Ainda assim, muitos alunos ficam sem saber se progrediram. Cada um deles quer saber se já saiu do nível básico em inglês. Natural, já que pode mesmo ser difícil perceber essa mudança. A boa notícia é que existem certos indícios que podem evidenciar e ajudar muito nesse sentido.

Quer saber quais são eles? Então, venha comigo que te conto!

Afinal de contas, o que é o nível básico em inglês?

Como o próprio nome indica, isso significa que o aluno domina o inglês nos seus requisitos mais básicos, ou seja, é um iniciante nos conhecimentos da língua. Nesse caso, as pessoas conseguem sim desenvolver a habilidade de se comunicar, mas sem muita profundidade.

Isso acontece porque é normal que ele não tenha domínio em muitos pontos importantes, como conhecimento em vocabulário (que acontece aos pontos e com o passar do tempo), formação de frases e pronúncia (que também vai sendo aprimorada).

Por essas e outras, o aluno nessa situação consegue se comunicar em inglês, mas com certas limitações. Isso significa que ele não fala e nem compreende tudo que gostaria, mas fala e compreende de uma forma um pouco mais superficial.

Como saber que estou progredindo?

O desejo da maioria das pessoas é seguir melhorando e evoluindo em seus níveis de conhecimento. Ainda assim, pode ser difícil perceber que realmente passou para um outro patamar de conhecimento, não é mesmo?

Foi pensando nisso que listei aqui algumas medidas que podem te ajudar nessa tarefa de comprovar que tem mais domínio e não só o básico em inglês. Veja:

Faça um teste do seu nível

Saber qual é o seu verdadeiro nível de proficiência é outro ponto que ajuda muito a reconhecer os progressos. Como algum dos testes existentes você consegue avaliar suas habilidades em 4 frentes (fala, audição, leitura e escrita). Por conta disso, acaba tendo uma visão dos seus níveis de conhecimento em cada um deles.

Assim, conforme o tempo vai passando, é possível perceber o progresso e até mesmo pontos a serem desenvolvidos. É isso mesmo: o resultado do teste pode revelar que você progrediu na sua habilidade de leitura, mas ainda continua no nível básico quando o assunto é a compreensão, por exemplo. Interessante, né?

Então, se você quer realmente saber se saiu do básico em inglês, então nada melhor que o resultado de um teste formal e reconhecido.

Procure por um ensino focado em melhorar seu nível

Saber o seu verdadeiro nível de conhecimento em inglês já é um progresso e tanto. Isso porque estudar no patamar errado pode ser ruim em vários sentidos.

Quando você estuda focado em um nível muito básico em inglês, abaixo do que seria recomendado, acaba não recebendo todos os estímulos necessários para o seu desenvolvimento. Isso faz com que você fique estagnado, acomodado e com dificuldade em progredir.

Por outro lado, quando está estudando em níveis acima do que seria o ideal, então pode acabar se atrapalhando. Afinal, neste ponto não conta com os fundamentos “básicos” e fundamentais para o seu crescimento. É como se estivesse tentando subir muitos degraus e acabasse levando um “tombo”. Isso é péssimo, pois pode ser muito desmotivador.

Para realmente se desenvolver é fundamental entender o nível que está e ser treinado nele. Se for para iniciantes, por exemplo, não há problema algum – afinal de contas, todo mundo começou um dia, não é mesmo?

Então procure algumas formas de aprender inglês que sejam assertivas e potencializem o processo no nível exato em que você está. Acredite em mim: apropriando-se da metodologia correta e direcionada para suas necessidades, tudo fica mais fácil!

Perceba seus progressos

Se você percebe que agora consegue se envolver em algumas atividades e compreender o que está sendo dito, então é bem provável que tenha saído do nível básico em inglês. Isso porque quando conseguimos nos comunicar com mais facilidade, explorar um vocabulário mais profundo ou até mesmo pensar algumas coisas em inglês, então essa é uma prova incontestável de que estamos evoluindo.

É bom ter atenção aqui, pois, por mais que você tenha progredido, pode ser que isso não sinalize uma mudança de nível. É isso mesmo: as evoluções acontecem, mas elas devem vir em um nível maior e de forma mais consistente para realmente sinalizarem uma mudança de patamar.

Por isso, perceba sim os seus progressos e comemore cada um deles (pois isso faz até com que você fique motivado por mais tempo). Ainda assim, tente ver se eles realmente te elevaram para outro patamar dentro do idioma.

Veja se consegue fugir dos assuntos básicos em uma conversação

Esse é outro excelente sinal de que está progredindo. Um aluno em um nível básico em inglês está apto para tratar de assuntos mais triviais. Ele consegue falar sobre o nome, idade, de onde veio e outros tópicos mais superficiais.

Se você sente que já consegue fluir além desses assuntos, então é bem provável que tenha progredido para um nível intermediário. Por isso, conversar com um nativo pode ser uma ótima resposta para perceber isso.

Caso você não conheça nenhum gringo, eu já tratei aqui no blog sobre algumas plataformas que podem ser usadas para se comunicar em inglês com nativos. Aproprie-se de alguma delas e faça um teste para ver como se desenvolve neste tipo de situação.

Assista filmes e séries com legenda em inglês

Sempre recomendo que alunos iniciantes comecem assistindo filmes e seriados em português e, depois de entenderem a história, assistam novamente com legendas em inglês. Se você quer saber mesmo se saiu do básico em inglês, então uma boa medida é assistir aos filmes e séries diretamente com legendas em inglês.

Se perceber que consegue entender o que está sendo comunicado e qual é a lógica por trás da história, então é bem provável que esteja evoluindo de forma consistente nos seus conhecimentos no idioma. Ou seja: é bem provável que tenha progredido e esteja sabendo mais do que o básico em inglês!

Caso sinta-se confortável, aproveite para adotar a prática com mais frequência. Essa é uma ótima forma de aumentar seus conhecimentos e conquistar muitos ganhos no idioma. Você vai se surpreender com os resultados que essa simples prática pode trazer!

Sinta mais segurança na hora de se comunicar

Esse é outro reflexo direto no seu progresso em inglês: perceber que está mais seguro para se comunicar. Quando dominamos a língua de forma básica, sabemos que não podemos conversar sobre qualquer coisa. Isto acontece pois nem sempre sabemos como dizer o que gostaríamos.

Por outro lado, sempre que você progride começa a sentir também mais segurança na hora de falar. Afinal, você consegue se envolver em uma conversa mais profunda. Então, se você percebeu esse avanço, é provável que seu cérebro tenha notado (mesmo que inconscientemente) que já consegue falar melhor. A hesitação e o medo de ser mal compreendido vai ficando para trás. Você sabe que isso ainda acontece, mas em proporção bem menor que antes.

É isso mesmo: enquanto alunos do nível básico ficam pensando com cuidado para encontrar as palavras e termos gramaticais corretos, aqueles que estão no nível intermediário ou avançado percebem que isso flui de forma mais natural e leve!

Apresenta mais prazer em estudar a língua

Embora essa não seja uma regra, normalmente você se sente mais empolgado quando percebe que está dominando mais o idioma. Aquela história de programar horário de estudos acaba sendo substituída por um prazer maior na língua. Então, há uma tendência natural de gastar mais tempo com isso.

Conforme você entende um pouco mais acaba percebendo que pode ser realmente gostoso gastar mais tempo em outras atividades que possam potencializar ainda mais seus conhecimentos. As possibilidades mais profundas de interação servem como um gás e tanto!

O que fazer se ainda não saí do básico em inglês?

Agora que você já sabe mais ou menos como testar se saiu do nível básico em inglês, é bem provável que esteja se perguntando: “se ainda não saí desse patamar, o que devo fazer?”.  Antes de qualquer coisa é fundamental saber que esse questionamento já é um ótimo sinal. Isso sinaliza seu desejo de conhecer mais.

Ainda assim é bom lembrar que não existem atalhos. O processo depende muito do tempo que você vai dedicar, o esforço pessoal e várias outras estratégias. Ainda assim, veja algumas técnicas que pode adotar:

Procure um curso de qualidade

Ter um bom professor de inglês e um método bem fundamentado é importantíssimo! É fundamental ter como “guia” uma pessoa verdadeiramente capacitada e que consiga transmitir tudo que conhece sobre o idioma.

Sejamos francos: nem todo mundo nasceu para ensinar! Algumas pessoas contam com um grande conhecimento técnico, mas não sabem muito bem como transmitir para outras pessoas. Por isso, seja muito criterioso nessa escolha.

Além disso, entrar em um curso estruturado é a melhor maneira de continuar motivado por mais tempo e, por consequência, garantir mais sucesso. Então gaste algum tempo nessa escolha também!

Siga um programa de estudo

Estudar inglês envolve comprometimento. Aprender uma outra língua não é tarefa fácil e exige muito esforço. Para não ficar atrasado ou acabar se perdendo nas novas palavras ou estruturas gramaticais, crie um cronograma de estudo.

O planejamento é muito importante e vai ajudar na hora de progredir. Então, não abra mão de separar um tempo para estudar inglês – sempre focado em se expor o máximo possível. Quanto mais imerso você conseguir ficar, mais rápido vai perceber os avanços.

Treine sempre que possível

Para fechar a lista de dicas para sair do básico em inglês, não deixe de treinar sempre que possível. Algumas pesquisas têm revelado que aprender um idioma tem uma relação direta com a interação. Portanto, não perca nenhuma oportunidade nesse sentido.

Tenha em mente que errar é normal e quanto mais você “der a cara a tapa”, mais chances tem de ser bem-sucedido nessa empreitada. Por isso, arrisque-se e crie um hábito de treinar sempre que conseguir!

Para fechar, uma boa dica também é ler textos direcionados para o seu nível. Como eles contam com muitas construções, palavras e detalhes gramaticais, acabam garantindo muitos avanços linguísticos. Você vai aprender muitas palavras e expressões dessa maneira!

Depois de ler esse texto e fazer um “tira-teima” você já consegue saber seu verdadeiro nível e se já saiu do básico em inglês. Agora, não deixe de seguir com as dicas que levantei para acelerar ainda mais seus conhecimentos. Assim você continua progredindo e logo avança para outros patamares de conhecimento.

E aí, gostou das nossas dicas? Acompanhe essas e muitas outras diretamente na nossa página do Facebook! Nos encontramos por lá!

Comentários