aprender inglês de forma acelerada

14 dicas valiosas para aprender inglês de forma acelerada

Em um mundo cada vez mais competitivo, todo mundo sonha em aprender inglês de forma acelerada e consistente. Nada mais natural, já que essa é uma habilidade importante para o mercado de trabalho, vida pessoal e muitas outras conquistas.

Ainda assim, muitas pessoas ficam sem saber que atitudes devem tomar para potencializar os resultados. Foi sabendo disso que decidi levantar no post de hoje algumas dicas valiosas para que você aprenda inglês com mais facilidade. Tudo de bom, né?

Cola aí com a gente e veja que existem caminhos que podem turbinar MUITO os resultados. Bora lá?

1. Tenha seu objetivo de forma clara em mente

Antes de falar sobre a aprendizagem do próprio idioma em si, é bom lembrar o que faz com que você se esforce nesse sentido. Ter o objetivo claro na sua mente ainda é uma das melhores maneiras de manter a motivação e não desistir.

Pense também qual seria a maior finalidade do inglês para sua vida. Se for algo relacionado a carreira, talvez seja melhor dar atenção a um vocabulário específico, escrita mais formal e focar na conversação. Por outro lado, se o seu objetivo tem relação com viagens a lazer, é bom estudar gírias e outras formas de conversação informais. Consegue perceber como saber o objetivo pode ser um ótimo direcionador?

Além disso, pode ser que um intercâmbio seja altamente recomendado, pois pode desenvolver habilidades muito bem vistas hoje em dia. De toda forma, o importante aqui é perceber como os caminhos podem ser diferentes no caso de cada objetivo. Portanto, tenha isso de forma clara em mente.

2. Dedique um tempo específico da sua semana

Qualquer curso de capacitação exige tempo e dedicação – e não seria diferente no caso do inglês. Por mais óbvio que isso seja agora que você está lendo, algumas pessoas ainda insistem em acreditar que podem fazer isso sem muito esforço ou por meio de um verdadeiro milagre.

Pois bem, saiba de cara que isso é um engano! Você vai sim precisar estudar, analisar e até mesmo rever pontos importantes.

Então, comece separando um período específico da sua semana para se dedicar ao estudo de inglês. Esse tempo será como uma verdadeira semente que dará muitos frutos algum tempo depois, pode acreditar!

3. Escolha um tipo de curso que atenda o seu perfil

Esse é outro ponto importante e que pode ajudar a aprender inglês de forma acelerada. Já falei aqui no blog que as pessoas têm perfis diferentes, então o melhor caminho é encontrar o método que seja ideal para o seu caso (pois assim fica mais fácil estimular suas habilidades).

Quem tem pouco tempo, dificuldade de deslocamento e concentração quando está em frente ao computador, por exemplo, deve investir em um curso online.

Entre as opções disponíveis, o Acelerador 2.0 é uma das alternativas mais atrativas. Afinal de contas, essa é uma forma de aprender com um professor consagrado e um método consistente. Não deixe de considerar essa possibilidade e saber um pouco mais sobre essa possibilidade.

E olha que ainda existem muitas outras vantagens de um curso à distância, como flexibilidade de horários, possibilidade de retornar o conteúdo e ainda gastar menos do que gastaria com os cursos presenciais.

Você ainda pode considerar outras opções existentes, mas lembre-se sempre de considerar seu perfil e apostar em um curso que entenda isso. Essa é uma ótima forma de potencializar os resultados!

4. Tenha coragem para arriscar

Não tem como fugir: a melhor forma de aprender alguma coisa é tentando. Então, nada de perder tempo! Comece a soltar a língua e praticar sempre que possível. Todo mundo sabe que seu inglês não estará em boas condições nesse momento, mas arriscar é a melhor forma de aprender e se desenvolver.

Uma boa dica é se reunir com os amigos que também estão aprendendo ou explorar as plataformas de conversa online. Essa é uma forma de se esforçar para melhorar o entendimento, compreensão e até mesmo pronúncia.

Você vai deslanchar seus conhecimentos na língua, aprender sobre vocabulário, ser corrigido e progredir a passos largos.

Como você deve imaginar, existem outros caminhos para que você possa treinar o inglês e desenvolver habilidades importantes. Independentemente de qual delas escolher, tenha sempre um perfil de quem tem coragem para arriscar (afinal de contas, “quem não arrisca, não petisca”).

5. Faça uma imersão no idioma

Quem quer aprender inglês de forma acelerada precisa se comprometer a estar em contato com a língua o máximo de tempo possível. Por isso, procure alternativas para incluir o idioma na sua rotina, como explorando músicas, séries, sites de notícias e várias outras coisas que estimulem a sua mente.

Acredite: essa é uma forma leve de estar em contato com a língua e garantir resultados mais efetivos.

Separe alguns minutos para analisar em que momentos do seu dia você pode ter contato com a língua e não perca essa oportunidade!

6. Conte com a ajuda dos app para celular

O mundo é cada vez mais tecnológico e só não explora esses benefícios quem não quer. Os aplicativos para celular são um ótimo exemplo. Existem hoje muitos jogos ou outras plataformas em que você pode complementar o conteúdo e ter mais atenção em detalhes que fazem toda diferença.

O melhor de tudo é que essa ainda é uma ótima forma de aproveitar o tempo livre. Você pode explorar isso no ônibus, intervalos de trabalho, na hora de deitar ou em qualquer outra situação em que tiver um tempo livre. Tudo de bom, né?

Baixe alguns e teste até encontrar um que tenha a sua cara. Assim você consegue se divertir e, de quebra, continuar aumentando seus conhecimentos em inglês.

7. Dê um foco especial a algo que goste

Cada um tem interesses diferentes, mas usar isso a seu favor pode ser uma ótima forma de aprender inglês de forma acelerada. Pode ser que o seu gosto pessoal envolva livros específicos, site de fofocas, economia ou qualquer outra coisa. Não importa! O interessante é explorar isso para ter mais chances de aprender!

Como adiantei, a internet é uma grande aliada na hora de aprender inglês. Existem diversos sites sobre os mais diferentes tipos de conteúdo, ou seja, você pode aprender seguindo o caminho que preferir. Essa é uma forma de deslanchar em uma linguagem nova, aprender novas expressões e ainda ficar fluente com mais facilidade!

8. Foque em “truques” que façam diferença

Tratei em um post aqui no blog algumas alternativas que podem fazer com que seu nível de inglês pareça consideravelmente melhor do que realmente é. Um desses caminhos envolve explorar algumas frases específicas, ainda mais as expressões próprias do idioma.

Como são muito específicas essas expressões e frases acabam ajudando muito quando o assunto é atingir um patamar mais alto na aprendizagem de inglês. Por outro lado, isso só é possível tendo um contato direto com a língua.

Se esse é o seu interesse, separe alguns minutos para dar uma atenção especial a este ponto. Você vai perceber que vai conseguir aprender (e até mesmo entender) a língua sob outra perspectiva!

9. Observe e repita o que aprendeu

A qualidade de ser um bom observador pode fazer muita diferença. Se você não acredita, lembre-se que as crianças aprendem imitando sons e entendendo como eles são feitos. Então, este pode ser um ótimo caminho para qualquer um que deseja aprender um idioma diferente!

Quando estiver em contato com a língua, aproveite para perceber como eles pronunciam, que tipo de sons fazem e como projetam as palavras. É um conjunto de detalhes, pois envolve o papel da língua, boca e até mesmo a garganta. Conforme aprende com a observação, o processo fica bem mais fácil de ser imitado.

Depois disso, não perca tempo e comece a treinar o inglês sozinho. Essa atitude pode parecer um pouco estranha em um primeiro momento, mas, acredite, o método é muito indicado. Ele pode aumentar suas chances de aprender inglês de forma acelerada.

Conforme perceber algumas dúvidas ou erros de pronúncia, dedique algum tempo para melhorar essa situação e continuar progredindo! Você vai se surpreender com os resultados que pode conquistar!

10. Ignore as críticas

Uma pesquisa recente revelou que muitos brasileiros são sensíveis às críticas quanto ao nível do idioma. Isso significa que se uma pessoa fala que você teve uma pronuncia errada ou usou a palavra incorreta, pode ser que acabe ficando inibido na hora de se comunicar. Com isso, tem ainda mais medo de errar.

Uma dica fundamental para aprender inglês de forma acelerada envolve tapar o ouvido para as críticas e ignorar todos esses pontos que podem ser uma “pedra de tropeço”.

É claro que as críticas podem ser usadas de forma positiva. Elas podem significar um alerta para que você não cometa o mesmo deslize novamente. Mas nada de ficar sem graça depois disso! Deixe os críticos de lado e entenda que somente tentando é possível melhorar.

11. Explore um contexto que faça sentido

Aprender inglês dentro de contextos específicos também faz muita diferença. Pense que pode ser que você precise dar um telefonema, de Londres, depois de ter perdido todos os seus documentos. Além de contextualizar e fazer com que você aprenda muitas coisas, é bom lembrar que a necessidade de se comunicar em uma língua faz com que a aprendizagem seja mais rápida! Aprendemos muito mais em situações de apuros!

É justamente por isso que muitas pessoas conseguem aprender inglês de forma acelerada quando moram no exterior, justamente porque passam certos apertos e situações difíceis. A vida real tem um apelo bem mais forte e é mais exigente (até mesmo porque ou você aprende, ou não sobrevive).

Por isso, explore contextos que ajudem no seu aprendizado. Os videogames e outros games são ótimas opções, pois você sabe que precisa compreender o que é dito para continuar no jogo e sobreviver às mais diversas situações.

12. Dê espaço para filmes e séries

Você sabia que assistir aos mesmos filmes e séries em inglês repetidas vezes pode ser uma ótima alternativa? Três vezes pode ser mais que o recomendado para aprender muita coisa. Comece vendo a primeira vez com legendas em português, depois mude para legendas em inglês e, para fechar, sem nenhuma legenda (isso no caso dos iniciantes, claro).

Lembre-se que não precisa fazer isso seguido, mas com intervalo de alguns dias para que a tarefa não fique muito massiva ou até chata. Essa é uma forma de melhorar a compreensão e até mesmo fazer associações com sons e significados.

Além disso, para aprender inglês de forma acelerada, filmes e séries são uma maneira bem leve de ajudar a turbinar. Aproveite e experimente essa opção!

13. Treine seu cérebro com música

Aprender inglês de forma acelerada inclui alguns métodos onde você une o útil ao agradável. E aprender por meio de canções é super eficiente e este método não deve ser desprezado. Portanto, se você gosta de algum artista que canta no idioma, faça uma força tarefa de tentar compreender o que ele canta.

Você ainda pode aproveitar para pesquisar o significado de palavras que não sabe, treinar a pronúncia e até mesmo traduzir algumas frases.

Como você pode perceber, a música em inglês pode contribuir muito para esse progresso. Pense que começar a entender o que a pessoa está falando ou quer comunicar – pode ser simplesmente fantástico, né?

14. Explore expressões em outra língua

Essa dica tem tudo a ver com a neurociência e pode ajudar muito a aprender inglês de forma acelerada. O ideal é fazer com que a língua faça parte do máximo de situações possíveis no seu dia a dia, mesmo que seja entre algumas frases em português.

Isso acontece porque, quanto mais você explorar o inglês, mais rápido vai entender o que elas significam, incorporá-las no dia a dia e até mesmo melhorar a comunicação. É isso mesmo: elas vão acabar saindo com fluidez da sua boca!

Então procure algumas frases específicas e trate de incluí-las na sua comunicação diária. Aos poucos você vai ver que o resultado é um ótimo ganho!

Conclusão

Depois de entender um pouco melhor alguns caminhos que pode seguir para aprender inglês de forma acelerada, não deixe de incorporar cada um deles na sua rotina! A prática e a motivação constante são os maiores segredos para desembolar seu inglês com mais facilidade.

Quer continuar acompanhando essas e outras dicas? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo por lá mesmo!

Comentários