10 dicas para aproveitar melhor uma aula online de inglês

10 dicas para aproveitar melhor uma aula online de inglês

Aprender novos conteúdos por meio das plataformas digitais é a onda da vez – não tem como fugir. A comodidade de estar no lugar que quiser e não ter que lidar com os incômodos do deslocamento tem conquistado a coração de cada vez mais pessoas e atingido um número maior de adeptos. E, como você deve imaginar, a realidade não é diferente no caso de uma aula online de inglês.

A modalidade de aprender inglês à distância cresceu muito. Ainda assim, ela exige certos cuidados e comprometimento. Se você não acredita, então saiba que manter o interesse e o foco, por exemplo, podem representar um grande desafio. No entanto, não é nada que não possa ser resolvido com boas dicas.

Pensando nisso, listei no post de hoje algumas informações valiosas que vão te ajudar a aproveitar ainda mais esse momento. Quer saber quais são eles? Então não deixe de ler o post de hoje até o final!

1. Entenda que o inglês pode ser um ótimo desafio

Basta falarmos em desafio para as pessoas logo associarem com algo ruim ou próximo do inatingível. Bem, essa é uma grande ilusão. Inclusive, sentir-se desafiado é uma ótima maneira de viver a vida de maneira mais engajada e motivada. Então, nada de fazer essa associação negativa, mas sim como uma ótima oportunidade!

No caso do inglês não é diferente. Porém, encarar uma aula online de maneira positiva e entusiasmada já é um ótimo começo.

Por isso, trace desafios que vão do mais simples até os mais elaborados – e incorpore em sua aula online de inglês. Você pode se comprometer a aprender uma nova palavra todos os dias, assistir um seriado por semana ou até mesmo ler uma notícia em inglês. Não é nada elaborado, mas potencializa seus conhecimentos e faz com que você se conecte ainda mais com as aulas.

2. Saiba o que está comprando

Essa dica pode parecer um tanto quanto óbvia, mas algumas vezes não é. Alguns alunos compram um curso online de inglês com expectativas um tanto quanto distorcidas e isso pode acabar fazendo com que se frustrem.

Um curso online não é um curso presencial. Isso parece claro para muitos, mas alguns alunos acabam cobrando esse tipo de atenção. Portanto, para não acabar decepcionado (e o pior, desestimulado), o melhor caminho é entender exatamente o que esperar.

Então separe um tempo para pesquisar um pouco sobre a proposta de aprender de forma remota e online, veja se o seu perfil se enquadra nesse tipo de atividade e garanta que vai conseguir receber o que espera. Essas são ótimas formas de se prevenir!

3. Cheque se sua internet dá conta do recado

Nem todo mundo dispõe de uma boa internet. Eu sei que esse ponto pode parecer muito técnico, mas é muito importante, já que sem as especificações você pode acabar assistindo a um vídeo que trava de minuto em minuto. E essa situação pode acabar fazendo com que você se sinta irritado!

Lembre-se que estamos falando de muitos recursos que acontecem de forma online. Por isso é muito importante estar devidamente preparado para conseguir assistir a aula, prestar atenção, desfrutar dos materiais disponíveis e outros detalhes desse tipo.

Caso não tenha certeza se sua internet conta com todo esse aparato técnico, não precisa se preocupar. Faça alguns testes e promova as melhorias necessárias para ter os resultados que tanto quer antes de fechar o curso online. Acredite em mim: você vai se agradecer por ter tomado esse cuidado!

4. Esteja atento a forma como o professor fala

Quem tem um bom professor de inglês sabe que ele pode ser um ótimo estímulo para progredir cada vez mais. O negócio é que muitas vezes ficamos focados apenas no que ele está comunicando, deixando de lado outros aspectos que podem acelerar muito a aprendizagem.

É isso mesmo: além de todas as informações que ele compartilha, você ainda pode prestar atenção em questões de pronúncia e ritmo de fala. Essas são habilidades muito importantes para quem tem o sonho de se tornar fluente e estar atento a como seu professor faz isso pode ser um ótimo caminho.

Agora que já sabe disso, preste bastante atenção na sua próxima aula online de inglês. Desenvolver esses pontos depende mais do aluno. E tem mais: você pode aproveitar para repetir, imitar sotaque e outros detalhes do tipo. Se alguns alunos ficam tímidos quando o assunto é se envolver em tarefas de leitura ou conversação no meio da aula em aulas presenciais, no caso da plataforma online você não tem com o que se preocupar.

Então, deixe a vergonha de lado! Esteja atento, repita o que o professor disse e siga na tarefa de melhorar sempre. Lembre-se que existem algumas partes da fonética que não são comuns na nossa língua materna e o treino é a melhor forma de desenvolver essa habilidade.

5. Tenha o objetivo claro em sua mente

Como adiantei, assistir aulas online envolve muito engajamento e motivação. Isso porque muitas pessoas acabam desistindo com o passar do tempo, então é bom tomar cuidado. Para lidar com essa situação, nada melhor que ter um objetivo bem claro e traçado na sua mente.

Pense como o inglês pode ser um diferencial no seu currículo, os tipos de portas profissionais que pode abrir e como pode impulsionar a carreira. Além disso, enxergue o poder transformador que uma língua como essa pode trazer para a sua vida de uma forma geral!

Ter isso tudo claro já ajuda muito na tarefa de levar a atividade de forma mais séria e aproveitar cada minuto de uma aula online de inglês! Ter metas e enxergar o valor de alguma atividade são iniciativas que ajudam muito a manter o foco.

6. Perceba o seu progresso

Quer coisa melhor que sair de uma aula e perceber que aprendeu alguma coisa nova? É muito bom, não é mesmo? Uma dica é incorporar isso depois de suas aulas online também! Pare alguns segundos para refletir sobre o que aprendeu e os ganhos que está tendo. Essa é uma ótima maneira de aproveitar ainda mais esse momento.

Caso ache isso difícil, uma outra dica é elaborar uma lista com algumas etapas e processos que você precisa avançar. Coloque o que seria importante, quanto tempo você pretende atingir e o que vai fazer para chegar lá. Essa é uma ótima maneira de avançar com as aulas.

7. Aproveite o tempo de forma planejada

O tempo é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores bens que temos nos dias de hoje. Para aproveitá-lo da melhor maneira é importante se organizar e assim atingir os objetivos traçados.

Pense comigo: quando você participa de um curso presencial, não precisa dedicar um horário exclusivo da sua semana/mês para determinada atividade? Pois bem, no caso das aulas online de inglês a realidade não é nada diferente!

Embora tenha um pouco mais de flexibilidade quanto ao momento e local para assistir as aulas, você precisa se comprometer, garantir uma janela específica na sua agenda para estudar o idioma e assim perceber um pouco melhor os resultados que almeja. E tem mais: lembre-se que isso vale para todo o tempo do curso, então é bom se preparar!

Para fechar é importante providenciar um horário de estudos que vai além das aulas em si. É claro que é possível sim aprender independente disso, mas você pode turbinar os resultados se conseguir incluir o contato com a língua em outros momentos do seu dia.

8. Crie conexões com as pessoas do grupo

Fazer um curso online de inglês pode ser diferente. Algumas aulas são online, outras gravadas, umas com mais contato com o professor e outros sem nenhuma interação. Independente do modelo escolhido por você é importante se esforçar para tentar ter o máximo de contato possível com o professor e/ou outros alunos do curso.

Uma alternativa que é cada vez mais incorporada é a criação de grupos no WhatsApp ou Redes Sociais. Essa é uma ótima maneira de conhecer um pouco as pessoas e se conectar. Convenhamos: networkins também é uma coisa muito importante!

Além disso, como vocês têm um objetivo em comum, então é bem provável que tratem apenas de assuntos relacionados a aprendizagem em inglês. Essa é uma maneira de compartilhar os conhecimentos e aprender ainda mais!

Se você pensa que isso é bobagem, então é bom ter claro na sua mente que essa é uma das melhores maneiras de ter mais contato com o idioma e criar o tão famoso ambiente de imersão. Pense que você acaba sendo positivamente “bombardeado” em grupos de WhatsApp, LinkedIn e vários outros meios, aumentando assim sua interface com a língua.

E tem mais: essas interações ajudam muito quando o assunto é tirar dúvida sobre determinado assunto. Como o canal é mais acessível, você pode compartilhar por lá mesmo e ter um retorno de forma acelerada. Tudo de bom, né?

9. Conte com a ajuda dos aplicativos de celular

Eu sou um verdadeiro fã de aplicativos para celular e acho que eles podem ajudar muito a melhorar os resultados. Para começar porque hoje esse é um item praticamente indispensável para a rotina de muitas pessoas. Não acredita? Então tente ficar “desconectado” das plataformas digitais por 24 horas e perceba como ele é importante.

A boa notícia é que você pode incorporar o uso dessa plataforma como uma ferramenta para aprender inglês. Hoje os aplicativos podem complementar muitos dos conteúdos que você acabou de assistir em sua aula online de inglês.

Quando estamos planejados e conectados com o que estamos aprendendo, podemos nos programar para alavancar resultados ainda melhores – e essa é a minha proposta para você. Complemente os conteúdos aprendidos com as conexões que tem à sua disposição.

Lembre-se: hoje é possível encontrar as mais diversas ferramentas, indo desde a competições e desafios até interações com outras pessoas e exercícios para melhorar a pronúncia. Escolha o que atende a sua necessidade do momento e explore-o para continuar avançando!

10. Invista em um ambiente ideal para os estudos

Quando estamos falando de um curso online, tratamos também da possibilidade de assistir as aulas nos mais diversos lugares. Isso significa que você pode assistir enquanto vê um jogo de futebol, pelo celular enquanto está no ônibus que volta do trabalho e nas mais diversas situações.

Como você deve imaginar, o ambiente é um aspecto muito importante e pode influenciar muito nos resultados – até porque tem uma relação direta na sua concentração. Por isso, invista em um espaço adequado para isso. Um ambiente claro, ventilado e com os materiais necessários, por exemplo, já ajudam muito!

Além disso, é bom fugir de distrações como televisão e celular, pois eles podem acabar dispersando sua atenção. E tem mais: estudar na cama pode acabar induzindo você ao sono, então fuja dessa cilada.

Dica extra: associe a aprendizagem com algo estimulante para você

Esse aspecto não depende de um curso presencial ou online, o importante é que o aluno consiga aprender de forma consistente. Uma ótima maneira de fazer isso é criar um vínculo com uma atividade que goste, pois assim o estudo fica mais estimulante.

Sejamos francos: pode ser bem mais fácil manter a prática e a rotina das atividades se estiver associada a algo que você goste de fazer, certo? Por isso, procure atividades que você gosta e siga em frente a todo vapor!

Essas foram algumas dicas importantes para aproveitar melhor uma aula online de inglês. Agora, esteja atento para incorporar cada uma delas no seu dia a dia. Você vai se surpreender com os resultados podem chegar de forma ainda mais acelerada depois disso.

E você, tem outras pessoas que embarcaram nessa ótima maneira de aprender inglês por meio de aulas online? Então não deixe de compartilhar essa dica com eles e tornar o processo de aprendizagem ainda mais leve e fácil!

Comentários