primeira viagem internacional

5 dicas para planejar sua primeira viagem internacional

Se você está pensando em planejar sua primeira viagem internacional, então é bem provável que já esteja sentindo um frio na barriga. Natural, já que a primeira aventura desse tipo, a gente nunca esquece — por mais clichê que possa parecer.

Essa é uma ótima oportunidade de vivenciar nova cultura, conhecer lugares maravilhosos, se relacionar com pessoas completamente diferentes de você e, de quebra, testar se você consegue se virar com o seu inglês. Ainda assim, essa etapa exige muito planejamento e organização. Só assim esse sonho se torna uma realidade.

Veja hoje aqui o que você deve considerar para fazer isso tudo com o máximo de segurança e evitar possíveis imprevistos. Vamos juntos nessa?

1. Comece a planejar com antecedência

Planejar uma viagem internacional com antecedência é a melhor forma de conseguir alcançar tudo que quiser. Além de encontrar as datas que sejam ideais para você, fica mais fácil garantir os passeios que tanto sonhou. De quebra, você ainda pode conseguir preços melhores para isso. Pense que tudo que é urgente é mais caro.

É claro que isso não significa planejar tudo com anos de antecedência. De 6 meses a 1 ano antes da data escolhida pode ser um bom período para encontrar tudo que você quiser. Além disso, esse tempo pode ser muito valioso para pesquisar sobre o lugar, conhecer as atrações e clima. A programação fica bem mais consistente dessa maneira!

Para fechar, é bom lembrar que alguns países exigem passaporte, visto para entrada e até mesmo a comprovação de algumas vacinas. Como isso envolve burocracia e preparo, o melhor caminho é ter tempo e ficar bem esperto com a questão dos prazos.

2. Cheque o que cada país pede

Como falei acima, cada país conta com suas peculiaridades. Se você vai viajar pela América do Sul, por exemplo, pode ser que nem mesmo precise de um passaporte. Visto então, nem pensar!

Por outro lado, quem vai para os Estados Unidos precisa se planejar de forma mais detalhada. Você necessita de um passaporte válido com mais de 6 meses antes da data de vencimento, visto e até mesmo explicações do porquê quer visitar a terra do Tio Sam.

Então, pense no país para o qual está planejando uma visita, seja a primeira viagem internacional ou não, e procure saber tudo que ele pede para os turistas. Essa é a melhor forma de se preparar de forma direcionada e evitar más surpresas no caminho.

3. Determine o roteiro e passeios

Um país totalmente diferente significa a chance de conhecer muitos lugares novos. Quando falamos de uma primeira viagem internacional então, as possibilidades são muitas.

Pense quanto tempo você vai ficar nesse país e programe o que você mais gostaria de conhecer. Por essas e outras, é muito importante pesquisar um pouco, pois só assim é possível entender o que mais gostaria de conhecer e ver como encaixar todas essas atividades no tempo que estará por lá.

Ainda assim, por mais legal que um planejamento seja, não fique totalmente preso a ele. Pode ser que você acabe descobrindo alguma coisa mais legal para fazer conversando com alguém por lá – ou ainda tenha uma oportunidade inesperada. Seja flexível e aproveite tudo em grande estilo!

4. Faça um orçamento e saiba quanto vai gastar

A quantidade de dinheiro que temos disponível é o principal limitador que temos em uma primeira viagem internacional (e em todas outras que vêm logo em seguida, na verdade). Quando estamos tratando de moedas mais caras, como dólar e euro então, tudo fica mais difícil.

Quando for planejar, não perca tempo e foque no orçamento. Essa é a melhor maneira de entender que tipos de programas e restaurantes cabem no seu bolso. E tem mais: assim você se planeja financeiramente e evita qualquer extravagância.

5. Tenha todos os documentos em mãos

Ter toda a documentação necessária é um ponto imprescindível para quem quer embarcar.  Veja se todos eles estão com você, assim como detalhes do seguro de vida (caso tenha contratado), contatos emergenciais, certificado de vacina e outros pontos.

Essa é a melhor maneira de evitar imprevistos e mostrar que está com tudo em dia!

Agora que você sabe que pontos considerar na hora de fechar sua primeira viagem internacional, não deixe de considerar cada um desses itens e tornar essa experiência ainda mais inesquecível! Você vai se surpreender como a experiência é maravilhosa e logo vai começar a planejar as próximas aventuras.

E você, tem algum outro ponto que você acha útil para outros aventureiros de primeira viagem? Compartilhe no espaço abaixo e ajude outras pessoas também!

Comentários