treinar um novo idioma

8 dicas para treinar um novo idioma

Aprender uma nova língua não está entre as tarefas mais fáceis do mundo. São várias estruturas de frase e um vocabulário extenso que podem causar muita confusão, principalmente no começo. A mente pode se embolar um pouco na tarefa de organizar e memorizar cada uma dessas novas palavras. Mas você pode tornar a tarefa mais fácil se adotar alguns hábitos. É isso mesmo: existem técnicas que ajudam muito na hora de treinar um novo idioma.

Veja nesse post o como fazer isso e perceba como os benefícios aparecem com ainda mais facilidade nesses casos. Vamos lá?

Baixe aplicativos de celular

Estamos em contato com o celular a todo momento. Não tem como fugir: hoje ele funciona quase como um apêndice do nosso corpo. Entre as diversas funcionalidades que pode ter e as diversas ajudas que pode trazer, não poderia deixar de falar de aplicativos que ajudam muito para treinar um novo idioma.

Você pode encontrar uma opção que seja a sua cara, com exercícios de gramática, vocabulário e outras habilidades, como listening e reading, por exemplo.

O Duolingo está entre as opções mais famosas e é como um jogo. Ou seja, está longe de ser uma tarefa pesada ou chata. As tarefas são “picadas” e você pode focar no que preferir, como roupas, comidas ou qualquer outra coisa que considerar interessante.

Treine em sites

Vários sites oferecem plataformas interessantes para aprender e treinar um novo idioma. Se você não conhece nenhuma opção, pode se surpreender com vários deles em uma rápida pesquisa no Google.

O Bilingua é um bom exemplo e faz com que os usuários consigam interagir de maneira mais aprofundada. Para você ter noção, ele permite exercícios de gramática, vocabulário e ainda que os usuários se conectem com outras pessoas.

Isso significa uma ótima oportunidade para treinar a conversação e desenvolver ainda mais suas habilidades de escrita. Uma boa chance de melhorar seu nível de inglês, não é?

Faça uma lista com as novas palavras e use-a

Sempre que escutar ou ler novas palavras é importante acrescentá-las a uma lista com essas “novidades”. Essa é uma ótima maneira de memorizar e se familiarizar com mais facilidade!

Uma boa medida é escrever ainda a definição e uma frase em que elas façam sentido. Assim você vai criando um dicionário personalizado e que te ajuda muito a fixar um vocabulário novo.

Para garantir que ela entre na sua rotina, adote o uso dessas palavras também. Essa é a melhor maneira de não esquecer: usando-a no dia a dia.

Mude o idioma dos seus aparatos tecnológicos

Como falamos acima, estamos cada vez mais conectados no telefone e computador, não é mesmo? E essa é uma realidade que promete ser cada vez mais frequente.

Para explorar esse ponto, é bom trocar o idioma usado nesses dispositivos para o inglês, pois assim você tem contato frequente com o idioma.

Essa é uma maneira de fazer boas associações e, sem perceber, aprender novas palavras e contextos.

Aposte no conhecimento de sinônimos

Todo idioma conta com palavras que têm sentido sinônimo ou antônimo. Muitas vezes, ficamos presos apenas nas palavras mais comuns. Esta é uma medida que garante a comunicação, mas que faz com que ela seja empobrecida.

Para melhorar a memorização e garantir aprendizagem, na hora de treinar um novo idioma, escreva frases e procure sinônimos e antônimos de toda palavra que aprender.

Faça conexões mentais e escritas

Para aprender uma palavra de forma eficiente é muito importante fazer de tudo para encaixá-la em vários contextos e situações. Essa é a melhor maneira de garantir o uso e fazer com que o cérebro realmente compreenda seu significado.

Quando for falar de school, por exemplo, associe com palavras como book, pencil, teacher, library, study, homework. Assim você expande seu vocabulário de forma madura e sistemática.

Explore os cartões de memória

Já brincou com os cartões de memória? Também conhecidos como flashcards, eles são uma oportunidade de fixar vocabulário em inglês.

Para isso, escreva uma palavra de um lado e sua tradução (ou significado com imagem) do outro. Depois de tudo pronto, é só juntar todos os cartões e tentar saber a tradução. Depois de algum tempo, vai perceber como o conteúdo será fixado com mais facilidade.

Cole papéis no quarto

Os estudantes universitários usam muito essa técnica, mas ela pode ser usada em qualquer idade. Nosso cérebro associa muito melhor quando está em contato frequente com alguma coisa, principalmente se o conteúdo é novo.

Quem quer treinar um novo idioma deve fazer isso para manter contato com a língua e garantir resultados bem melhores. Coloque todos esses pontos em prática e perceba como os resultados são ótimos!

Para ajudar outros amigos e conhecidos a treinar um novo idioma e aprender inglês com mais facilidade, que tal compartilhar essa postagem no Facebook?

Comentários