A importância do inglês na vida acadêmica

A importância do inglês para arrasar na vida acadêmica

Nós estamos sempre falando da importância do inglês aqui no blog. Porém, hoje vamos para uma vertente um pouco diferente: a vida acadêmica. É isso mesmo! A língua é importantíssima para quem quer seguir na carreira, fazer pesquisa ou até garantir uma titulação como o mestrado ou doutorado. Se você quer saber como o inglês pode te ajudar nesse momento, venha comigo!

Facilidade para entrar no mercado de trabalho

O inglês abre portas em diversas empresas. Ter proficiência na língua já se tornou um pré-requisito para algumas vagas – principalmente aquelas que pagam melhor. Super compreensível, já que, se a empresa cobra mais, espera-se que pague melhor, concorda?

Se você não quer ficar de fora das boas oportunidades, é bom se capacitar e também entender a importância dessa língua e o diferencial que ela pode ter no seu currículo.

Ajuda a acompanhar novas tendências

Acredite em mim: as principais tendências e pesquisas do mundo são publicadas em inglês – e isso vale para as mais diversas áreas de atuação que você possa pensar. Muitos autores e pesquisadores publicam seus artigos, trabalhos e descobertas apenas nessa língua, fazendo com que o material mais rico esteja “restrito” a quem entende inglês.

O idioma se firmou como a língua “mundial” e, para se manter conectado, é bom falar e ler com facilidade. Assim você consegue ficar por dentro das novidades e não ficar para trás quando o assunto for da sua área.

Consegue estudar com mais facilidade

Vale lembrar que as bibliografias de alguns cursos são disponibilizadas apenas em inglês. Ou seja, sem a língua você perde a oportunidade de ler materiais ricos e desenvolver pesquisas mais aprofundadas na sua vida acadêmica. E o pior: em casos mais graves fica simplesmente impossível desenvolver em determinado momento, comprometendo seus estudos.

Quando você não se preocupa com a importância do inglês, os resultados dos seus estudos ficam aquém do esperado.

Oportunidades de atuar no exterior

Trabalhar no exterior é o sonho de muitas pessoas, mas esse desejo parece muito distante de muitos de nós, certo? Entretanto, se você fala inglês fica bem mais fácil. Assim você abre portas e facilita sua vida quando o assunto é desenvolver pesquisa ou completar um mestrado fora do Brasil. Veja o tamanho da importância do inglês!

O Brasil já conta com parcerias com várias empresas privadas e instituições ao redor do mundo. Essa é uma maneira de facilitar o trânsito de alunos e fazer com que se desenvolvam de forma mais completa. Mas, para esse “start”, você deve saber o mínimo de inglês – se não fica completamente inviável. Falando no nível intermediário fica mais fácil pleitear uma vaga e conseguir.

Melhora o seu status profissional

Uma pessoa que fala inglês tem um status profissional melhor, pois esse ainda é um diferencial no Brasil. Como muitas pessoas têm dificuldade de aprender esse idioma, essa é uma maneira de sair a frente dos seus concorrentes e ter pontos a mais no seu currículo.

Depois de ler algumas dessas vantagens que listei acima, tenho certeza que você já consegue entender a importância do inglês para sua vida acadêmica, não é? Não se esqueça que o mercado segue muito competitivo. Como eu disse, falar esse idioma pode te colocar na frente em vários aspectos, profissionais e pessoais.

Se você não fala inglês, não precisa se desesperar!

Depois de entender a importância do inglês para te ajudar a arrasar na vida acadêmica e em diversas esferas da sua vida profissional, você deve estar doido para começar a falar logo. Se essa ainda não é uma realidade na sua vida, não precisa se preocupar, ainda é tempo de começar e recuperar o tempo perdido.

Você pode escolher um dos diversos caminhos a seguir: escola de idiomas, cursos online, estudar sozinho e outras opções. Vale lembrar que você deve sempre respeitar o que cabe no seu perfil e orçamento. Entretanto, caso queira ter resultados mais rápidos, não deixe de potencializar esse tempo e fazer uma verdadeira imersão na inglês.

Para ter sucesso de verdade, você não deve ter receio das novidades e de se arriscar. A vida acadêmica (e a vida real) se fazem por meio de experimentações e tentativas. É preciso arriscar para conquistar. Portanto, não perca tempo e comece agora mesmo superando os seus limites!

Não perca a oportunidade de investir no seu futuro e tornar seus sonhos mais próximos de você. Assim fica bem mais fácil ser feliz e realizado. Se você gostou do conteúdo aqui do blog, que tal aproveitar para entender como turbinar o seu inglês? Pode ajudar muito, não é? Te vejo por lá!

Comentários