evolução profissional

Como o inglês pode te ajudar na evolução profissional

Todo mundo sonha com uma carreira sólida e bem construída com grande evolução profissional. No entanto, nem sempre essa é uma posição fácil de ser alcançada. Prova disso é que muitas pessoas ficam perdidas sobre o tipo de habilidades que devem desenvolver e que caminho seguir.

Seja no campo técnico ou comportamental, o que todo mundo quer é atingir a tão sonhada evolução profissional. Já falei aqui sobre algumas competências que são indispensáveis no dia de hoje, mas é claro que existem várias outras.

O texto teve um resultado tão bom que decidi trazer aqui alguns pontos que merecem atenção (e como o inglês pode te ajudar nessa). Vamos lá?

Postura de líder

Ter um espírito de liderança é muito importante e pode ser considerado um tremendo diferencial nos dias de hoje. É claro que um MBA e outras especializações ajudam. Mas, sem conseguir mostrar que está capacitado e “dá conta do recado”, pode ser difícil que seu chefe perceba seus progressos. Por consequência, você tenha uma evolução na carreira.

Por isso, seja o tipo de pessoa que dá opinião nas reuniões, traz novas ideias e projetos, lidera os times e se movimenta.

Se você fica temeroso de como isso pode soar, então não precisa mais preocupar. Tudo pode ser feito de maneira bem sutil, com grupos informais que você coordena e outras ideias do tipo. O importante é se movimentar!

A fluência no inglês

Não tem como fugir disso: os tempos mudam e a fluência no inglês continua sendo uma necessidade cada vez mais forte no mundo profissional. Considerando-se que nosso mundo está cada vez mais globalizado e conectado, não saber falar esta língua significa que você vai ficando para trás!

Portanto, não perca tempo e invista em um curso de inglês acelerado e com resultados rápidos. Essa é a melhor maneira de revelar seu progresso em pouco tempo e fazer com que as pessoas percebam que você pode galgar posições melhores.

Outra boa dica é complementar isso tudo com um intercâmbio. Essa é uma ótima maneira de potencializar seus conhecimentos em outro país e ter ainda mais segurança para falar e se comunicar.

Falar bem em público

Não importa se seu perfil é extrovertido ou introvertido – vai ter que aprender a se comunicar em público. O medo não pode parar quem quer ter uma evolução profissional consistente.

Pense que você vai precisar falar com sua equipe, dar uma palestra ou até mesmo conduzir uma reunião de diretoria. Para isso, aposte em um bom curso de expressão verbal e siga com confiança para os novos desafios. Esse é um ponto em que você não tem muita escolha!

Experiência profissional no exterior

Foi-se o tempo em que a fluência no inglês era tudo que importava. Hoje as empresas consideram muito a experiência internacional. Ela ajuda a desenvolver outras habilidades, como independência, coragem e resiliência. Todas estas são muito importantes no mundo corporativo.

Se você pensa que isso é muito distante da sua realidade, então é bom saber que vários países oferecem hoje a oportunidade de morar e trabalhar. Países como Irlanda, Austrália e Nova Zelândia se firmam como ótimas opções.

Essa pode ser uma chance de ouro de melhorar o inglês, incluir tudo no seu currículo. De quebra, ainda pode ter uma grande experiência de evolução profissional.

Especializações contínuas

Como adiantei, esse é um diferencial cada vez mais importante. Ter concluído um MBA ou pós-graduação é muito importante nos dias de hoje (e será cada vez mais). Por isso, não deixe de investir em caminhos como esse. Afinal, sem um curso desses é bem provável que você enfrente mais dificuldades na carreira.

Procure algumas opções que tenham relação com a sua área de atuação e deixe a preguiça de lado. Fique de olho em todas as capacitações disponíveis e entenda que elas podem te levar as posições de liderança!

Atuações estratégicas

Não importa se você está em uma boa empresa, se fica muitos anos atuando apenas no operacional pode acabar comprometendo a sua carreira. Isso acontece porque você deixa de desenvolver seu pensamento crítico e outras habilidades.

Portanto, procure sempre por oportunidades que ajudem a desenvolver uma atuação mais estratégica. Desta forma, você consegue uma evolução profissional acelerada.

Agora você já conhece os pontos que deve dar mais atenção na sua carreira. Portanto, não deixe de priorizar cada uma dessas habilidades e garantir oportunidades melhores.

E você, tem outros amigos que precisam de dicas para atingir a tão sonhada evolução profissional? Então compartilhe o texto nas redes sociais e ajude cada um deles!

Comentários