Inglês como língua oficial

Inglês como língua oficial: conheça países que você nunca imaginou

Você provavelmente já sabe que o inglês é a língua mais importante do mundo. Nada mais natural, já que estou sempre falando aqui no blog sobre como ela é usada nos negócios, ambiente acadêmico e até no turismo internacional. Embora quase todo mundo saiba que os Estados Unidos e Inglaterra tem o inglês como língua oficial, existem outros países com os quais as pessoas se surpreendem com essa novidade.

Ficou curioso? Descubra alguns países que você nunca imaginou que têm o inglês como idioma oficial.

O significa ter inglês como língua oficial?

O inglês é a língua oficial em mais de 55 países do mundo – um número que ainda impressiona muitas pessoas. E tem mais: embora não seja nada exato, alguns pesquisadores supõem que o idioma seja falado (como língua nativa, segunda língua ou ainda língua oficial) em mais de 100 países, abrangendo todos os continentes.

Para você ter uma noção, essas mesmas estimativas revelam que o inglês é a primeira língua de aproximadamente 400 milhões de pessoas no mundo. Além disso, é o segundo idioma de 1 bilhão de outras. Não tem como negar, o idioma é realmente muito forte, não é mesmo?

Por que o inglês é tão forte assim?

O inglês se firmou como um idioma diferenciado desde os tempos em que a Inglaterra era uma das principais potências mundiais. Como colonizou outros países ao redor do mundo (como EUA, Canadá e Austrália), eles acabaram transmitindo a língua também.

Ainda assim, o idioma ganhou força total com o “boom” econômico dos Estados Unidos no último século.

Como funciona?

Ter inglês como língua oficial pode funcionar de duas maneiras: quando ele é efetivamente usado no dia a dia e quando não.

Alguns exemplos de países que têm o inglês como língua oficial e ele é o principal idioma entre os nativos: Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia. Como você pode perceber a lista é mais restrita nesse sentido. Ainda assim, vale lembrar que o inglês não é a língua oficial dos EUA como nação, pois essa definição é feita por estados (os estados são muito fortes por lá).

Agora, como falei, ele pode ser a língua oficial sem ser muito usada no cotidiano. Por outro lado, uma coisa não dá para negar: o inglês é a língua “oficial” da internet, publicações, pesquisas, navegação, comércio exterior e as principais organizações do mundo (como ONU e FIFA, por exemplo).

Quais são os exemplos de países, afinal?

Se você quer mesmo conhecer outros países que têm o inglês como língua oficial, então chegou na parte mais interessante da postagem. Confira:

África do Sul

Um dos principais países do continente africado tem o inglês como língua oficial – somado a 11 outras opções. Ainda assim, o inglês é muito falado nas terras sul-africanas.

Quênia/Uganda

Esses são outros países africanos que as pessoas nem sequer imaginam que tem o inglês como língua oficial. Nos dois casos, os idiomas oficiais são inglês e suaíli, mas o inglês não é tão falado.

Ilhas Fiji

As maravilhosas ilhas de Fiji têm três idiomas oficiais: inglês, indostânico e o fijiano. Surpreendente, não é?

Bahamas

O país caribenho é mais um exemplo de países que falam inglês. E tem mais: nesse caso, o idioma é mesmo a língua principal e mais falada entre os nativos.

Nova Zelândia

Se as pessoas sabem que na Austrália todo mundo fala inglês, o fato do idioma ser oficial na Nova Zelândia ainda impressiona alguns. Por essas e outras, o país tem crescido como uma ótima alternativa para os intercambistas.

Malta

O pequeno país europeu também tem inglês como língua oficial. Embora não seja o idioma mais falado, ele é muito usado na educação – o que faz uma diferença e tanta.

Paquistão / Sudão

Fala sério: você já imaginou que esses dois países tivessem o inglês como língua oficial? Provavelmente não. Entretanto, o idioma é oficial nos dois países, muito embora ele não seja sempre falado pelos nativos.

Irlanda

Parte do Reino Unido, a Irlanda é outro exemplo de país que tem o inglês como língua oficial. Nesse caso, é também o idioma mais usado no país e, justamente por isso, o destino também tem se tornado uma ótima alternativa para quem quer aprender.

Depois de conhecer alguns países que tem o inglês como língua oficial, é bem provável que você tenha se assustado com algum deles, não é verdade? E aí, qual foi ele? Compartilhe nos comentários abaixo. Caso você conheça outro destino que também utilize o idioma, não deixe de compartilhar também.

Comentários