motivação estudando inglês

Não desista nunca! Veja como manter a motivação estudando inglês

Se você acompanha o blog, então deve se lembrar de uma postagem sobre a importância de se manter motivado em um novo desafio. Essa é uma das melhores maneiras de não deixar a peteca cair e continuar persistindo. Na postagem de hoje levantei outras técnicas que você pode adotar para “don’t give up”, manter a motivação estudando inglês e continuar progredindo no conhecimento da língua.

Ficou curioso e quer saber como? Então leia a postagem de hoje!

Não perca o foco na prioridade

Você precisa entender que aprender inglês é uma atividade muito importante, mas você precisa se programar para atingir a fluência. Convenhamos: para chegar onde você quer é muito importante entender como ela é relevante e organizar as outras atividades da sua vida de forma sistemática.

Você pode fazer isso com um calendário de estudos e separar algum tempo exclusivo para as aulas e atividades extracurriculares. Acredite em mim: essa é uma forma eficiente de conseguir resultados melhores!

Esteja sempre se desafiando

Você já percebeu como é ruim quando uma atividade cai no marasmo e não oferece nenhum tipo de desafio? Ela perde grande parte da graça e muitos de nós deixamos de praticá-las depois de certo tempo.

Para manter a motivação estudando inglês, nada melhor que criar novos desafios sempre, seja na forma de estudar ou no método utilizado.

Liste o que você aprendeu na última semana

Perceber que você está progredindo e melhorando também é uma ótima maneira de reparar no seu progresso – e essa é uma ótima forma de manter a motivação estudando inglês, não é mesmo?

Para não acumular conteúdos e entender de forma ainda mais nítida, você pode estudar no final de cada dia, listando o que aprendeu, o que estudou e tendo um controle melhor do trabalho. Você vai ficar mais feliz e menos tendencioso a desistir quando perceber o quanto tem aprendido.

Trace metas possíveis

Colocar metas impossíveis de serem alcançadas é péssimo e muito desestimulante. Por mais comprometido que você seja, é difícil trabalhar, cuidar de você e estudar inglês muitas horas por dia, não é mesmo? Sejamos francos: é sim!

Ainda assim, algumas pessoas traçam metas nesse patamar. O resultado disso é um erro que mais desestimula os estudantes, pois eles percebem que nunca conseguiram atingir o programado, ficando com vontade de desistir.

Portanto, seja esperto e coloque metas que você consiga cumprir. Se você pensa que isso é bobagem, vai perceber como vai ficar cada vez mais estimulado e na pilha de continuar progredindo.

Recompense seu desempenho

Essa medida é usada por qualquer pessoa que tenha objetivos claros e pode ser uma ótima alternativa para não desistir. Conforme você for conseguindo cumprir as metas, faça com que sua mente perceba os benefícios (seja com uma comida gostosa, um passeio, uma roupa nova ou o que você quiser).

Seu cérebro fica mais motivado sabendo que as recompensas virão. Então, quando fizer uma boa apresentação ou tiver um novo progresso no estudo do inglês, não deixe de perceber e celebrar!

Pense menos nas dificuldades

As dificuldades existem e aparecem para qualquer um, mas só os determinados conseguem vencê-las. Talvez por isso temos ouvido falar tanto de persistência e resiliência nos últimos anos.

A melhor coisa que você pode fazer nesse sentido é dar menos espaço para esses tipos de pensamentos. Foque nos resultados que você terá depois que essas dificuldades forem vencidas. Ou seja: pense menos nos obstáculos que aparecem no seu caminho e mais nos benefícios que os sacrifícios te trarão.

Acione os amigos para te ajudarem

Você provavelmente tem algum amigo ou conhecido que é fera em inglês. Por que não entrar em contato com ele e pedir aquela ajuda amiga? Estudar inglês em dupla ou grupo pode ser uma ótima maneira de assimilar, aprender por meio de dicas e ficar motivado.

Essa é uma maneira de ter um tempo com seus amigos e, de quebra, melhorar muito seu desempenho. Você vai se surpreender com os resultados!

Não descuide do básico

Os cuidados básicos com você e seu corpo devem ser mantidos a todo custo! Quando você fica bitolado com o estudo e seu corpo cansado e descuidado, acaba não aprendendo nada. É algo como se “o feitiço virasse contra o feiticeiro”.

Portanto, durma bem, cuide da sua alimentação e mantenha-se bem-disposto. Esses pontos serão rapidamente refletidos na sua facilidade de aprender e na motivação estudando inglês.

Mantenha o foco

Para fechar com chave de ouro, repito a mesma dica: tenha sempre seu objetivo em mente. Aprender inglês pode abrir muitas portas seja na vida pessoal, seja na vida profissional e trazer muitas realizações, então não perca isso de vista.

É claro que você pode pensar de forma ainda mais específica. Por exemplo: “Estou estudando para a prova de mestrado” ou “Vou fazer uma viagem internacional”. O importante mesmo é não perder o que te impulsiona de vista. Ele vai te ajudar a perseguir seu sonho!

Agora que você já sabe estratégias que pode adotar para manter a motivação estudando inglês, não deixe de adotá-las no seu dia a dia. Você vai se encantar com os resultados!

E você, conhece outra maneira eficiente? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude seus colegas também

Comentários