Melhorar a compreensão em inglês

Como melhorar minha compreensão em inglês?

Uma coisa é fato: a compreensão em inglês é um assunto de interesse da maioria das pessoas que querem falar o idioma com fluência. E não é para menos! Esse é um pré-requisito importantíssimo para quem quer dominar a língua de uma vez por todas.

Ainda assim, as pessoas passam por um dilema comum: como melhorar esse aspecto? O que posso fazer para progredir nesse sentido? Se essa é a sua realidade, veja algumas dicas que levantei para você e prepare-se para ter ótimos resultados.

Ouça tudo que pode em inglês

Não importa se for música, podcast ou filmes e séries, importante mesmo é estar sempre em contato com a língua. Quanto mais você ouvir, mais vai se acostumar com as palavras, a pronúncia e, por consequência, melhorar sua compreensão em inglês.

Nosso cérebro funciona de forma inteligente. Quanto mais você conseguir imergir na língua, melhores resultados terá no processo de aprendizagem.

Portanto, tente adotar essa prática no seu dia a dia, tornando as palavras em inglês cada vez mais comuns. Conforme você vai tendo essas lembranças, vai também fazendo com que seu cérebro assimile tudo com mais facilidade e potencialize os resultados. Tudo de bom, não é?

Esforce-se para entender os contextos

Conforme você vai se acostumando com as palavras, vai entendendo tudo com mais facilidade. Depois disso, pode passar para um novo nível de compreensão: os contextos das conversas. Sempre que estiver falando em inglês ou ainda ouvindo alguma conversação no idioma, procure se atentar às palavras mais importantes e entender sobre o que eles falam.

Deixe para trás aquela ideia que precisa pegar todos os detalhes. Essa imaginação pode fazer com que você acabe se perdendo e perca o ponto central do papo.

Use a internet como aliada

Já falei isso aqui muitas vezes: a internet pode ser uma grande aliada para quem quer aprender inglês. Portanto, aproveite as vantagens da era digital e faça exercícios de compreensão oral na internet.

Opção é o que não falta, então você pode contar com essa ajuda sempre que quiser dar uma acelerada no processo. As oportunidades também existem nos aplicativos para celular e tablets – basta estar interessado.

Dê atenção a detalhes de entonação

A pronúncia de um nativo ou fluente na língua é bem diferente de alguém que ainda está aprendendo, não é? Por essas e outras, nada melhor que escutar esse público falando – ou, ao menos se atentar na entonação que eles aplicam.

Eles costumam dar um realce maior a algumas palavras, como substantivos, verbos e adjetivos, ou seja, as palavras que dão mais sentido às frases. Seguindo essa mesma linha, os conectivos e preposições não recebem a mesma força, tendo um destaque bem menor. Então, preste atenção e tente fazer o mesmo!

Assista aulas online em inglês

As aulas online facilitam muito a vida das pessoas. Elas também podem ser uma ótima alternativa para quem quer melhorar a compreensão em inglês. Essa é uma maneira de escutar um professor capacitado, focado em te treinar e desenvolver suas habilidades.

Assim fica bem mais fácil fixar tudo com mais facilidade, escutando a pronúncia de alguém que é um expert em inglês.

Assista a programas para crianças

Os materiais em inglês para crianças também podem ser ótima alternativa para quem quer aprender, pois o vocabulário é mais simples. Somado a isso, ele é normalmente repetido com mais frequência, facilitando a assimilação. Você pode começar assim e, conforme for desenvolvendo, mudar as possibilidades.

Além disso, existem muitas músicas, desenhos e aulas para esse público, podendo ser um ótimo primeiro degrau para melhorar sua compreensão em inglês.

Use seus dispositivos na versão em inglês

Estamos sempre em contato com alguns dispositivos, mas normalmente usamos estes em português – o que é super natural. Entretanto, você pode colocar o inglês como a língua a ser usada. Essa é uma ótima maneira de escutar e treinar seu ouvido.

Uma boa alternativa é o Google Maps, que pode te guiar em outro idioma, ou uma rádio em inglês, como a BBC online. Além desse, existem várias outras oportunidades escondidas na sua rotina e você vai acabar percebendo com o passar do tempo.

Agora que você já conhece 7 maneiras eficientes de melhorar sua compreensão em inglês, não deixe de adotar essas práticas na sua vida. Assim fica mais fácil entender o que as pessoas conversam e seguir evoluindo na aprendizagem da língua.

Se esse conteúdo ajudou você, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Essa é uma forma de ajudar outras pessoas a evoluírem cada vez mais.

Comentários