motivação para estudar inglês

Como manter a motivação para estudar inglês

Que aprender inglês é importante, você provavelmente já sabe. Afinal de contas, sempre estamos tratando desse tema aqui no blog. A questão é: como não deixar a peteca cair e manter a motivação para estudar inglês? Como você deve imaginar, essa tarefa não é nada fácil. Mas, calma lá! Sem motivos para desesperar, pois também não é nada de outro mundo.

Se você quer saber como se manter motivado e conquistar o resultado que sempre quis (no caso, falar inglês com fluência), veja algumas dicas que levantei para você. Vamos lá?

Entenda a importância da língua

Eu comecei essa postagem pressupondo que você sabe o quanto o inglês é importante. Ainda assim, pode ser que você ainda não saiba de fato o que ele representa. O inglês é a língua mais falada do mundo e justamente por isso se firmou como a língua mundial.

Ela abre oportunidades para viagens incríveis, empregos melhores e uma carreira na vida acadêmica. Portanto, independente da área que você quer seguir, ele pode ser de grande ajuda. Não se engane: se você quer aprender uma segunda língua, deve investir no inglês!

Tenha um objetivo claro

Andar sem objetivo faz com que você se perca com mais facilidade. Por isso, seja qual for sua motivação com esse idioma, faça com que ele fique claro na sua mente.

Mas convenhamos, pode ser que você precise investir mais dependendo do que você deseja, concorda? Se quer apenas ler em nível intermediário, naturalmente você precisa se dedicar. Agora, se quer falar com fluência, precisa dar um gás bem maior.

Por mais distante que seu objetivo esteja no dia de hoje, isso não significa que você deva desanimar. Muito pelo contrário! Significa que você vai atingir patamares mais altos com essa língua – e colher benefícios melhores também.

Mensure o processo

Quer maneira melhor de se motivar do que perceber que está aprendendo? Esse é o melhor resultado, sem sombras de dúvida. De tempos em tempos, vá mensurando e avaliando o seu progresso. Aos poucos, quando você for percebendo que está começando a entender e a falar, vai se sentir pilhado para continuar melhorando! Esse é o melhor incentivo que você pode se dar para manter a motivação para aprender inglês!

Imagine-se no futuro

Imagine-se daqui alguns anos falando com nativos de maneira fluente em inglês, entendendo o que as pessoas conversam, lendo artigos e revistas e até mesmo trocando e-mails em inglês. Essa é uma maneira de se conectar com diversas pessoas ao redor do mundo e, como falei, pode abrir outras portas.

Basta alguns minutos para imaginar esse cenário e se sentir com mais motivação para aprender inglês para valer, não é?

Use a língua sempre que puder

Uma das melhores maneiras de seguir melhorando e aumentar sua motivação para estudar inglês é usar o próprio inglês. Essa é uma forma de se divertir, pois você pode fazer isso por meio de aplicativos, leituras de temas que você goste, séries ou até mesmo um simples bate-papo em inglês, por exemplo.

Usar inglês faz com que você aprenda a língua – e aprender inglês faz com que você se sinta motivado.

Encontre um amigo na mesma vibe

Ter uma companhia faz com que a gente se arrisque nas aventuras da vida de forma mais completa, não é? Não é diferente no caso do inglês. Se você encontrar um amigo que realmente queira aprender, um pode manter no outro a motivação para estudar inglês.

Assim vocês podem assistir às aulas online juntos, conversar no idioma, trocar experiências e diversos caminhos que ajudem os dois. Acredite: os resultados serão potencializados de forma bem mais rápida e eficiente!

Invista algum dinheiro nisso

Sempre que gastamos dinheiro em alguma coisa, temos o desejo de usufruir e colher os benefícios disso. Portanto, invista uma quantidade mensal em aulas de inglês ou qualquer outro método que funciona para você, como um novo dicionário, um livro ou até uma assinatura no Netflix.

Assim você segue determinado em melhorar e atingir progressos a cada nova semana, melhorando sua aprendizagem e mantendo a motivação para estudar inglês. Infelizmente, é só quando sentimos no bolso, que automaticamente ficamos com mais vontade de ver os resultados.

Agora que você já sabe como ter motivação para estudar inglês, não deixe de colocar (pelo menos) um desses tópicos em prática! Afinal de contas, apenas saber como fazer e não colocar em prática pode não surtir efeito nenhum para sua vida, concorda?

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de compartilhar outra atitude que ajudou você a se motivar, que tal compartilhar nos comentários abaixo? Assim um ajuda o outro e os resultados são melhores para todo mundo! Nos encontramos em breve! Até mais!

Comentários