Ouvir música em inglês

Ouvir música em inglês: 5 passos para aprender o idioma de uma vez por todas

Estamos sempre falando aqui no blog sobre a beleza de aprender um novo idioma de formas novas e interativas. Ouvir música em inglês, por exemplo, é outro meio muito interessante e que pode trazer resultados incríveis – principalmente para quem já gosta de fazer isso.

Além de oferecer um ótimo entretenimento e até ajudar a relaxar, ouvir música em inglês pode ser uma fonte de informações, sendo uma grande aliada. Inclusive, para algumas pessoas, esse pode ser o melhor caminho para se manter motivado e conquistar bons resultados. Veja hoje como fazer:

Aproveite para aprender a ouvir a música em inglês

Ouvir música em inglês é uma ótima oportunidade para escutar e tentar compreender o que os falantes nativos estão falando. Essa é também uma forma de estimular seu cérebro e associar as palavras com mais facilidade.

Se você ainda pensa que esse é um método ultrapassado ou que pode não trazer os resultados que você espera, é bom saber que pode estar bem enganado. Quando você escuta uma música que gosta, acaba ativando uma região do seu cérebro que lida diretamente com a satisfação ou o prazer. Ou seja, como você deve estar imaginando, fica bem mais fácil aprender para valer!

Para ter esses resultados, comece escolhendo um ritmo que você goste e escute tudo com muita atenção. Assim você treina tudo que está ouvindo e começa a entender melhor.

Depois de um tempo, conforme for se sentindo mais seguro, pode começar a tentar transcrever alguns pontos em uma folha de papel ou no computador, se preferir.

E nada de ficar encanado! Se precisar voltar e repetir a música não tem problema nenhum. O importante mesmo é entender o que está sendo falado, novas expressões e tudo mais. Como você pode perceber, um progresso e tanto, não é?

Use a experiência para treinar a fala

A música pode ajudar muito a melhorar a sua pronúncia. A boa notícia é que não precisa de muito esforço, já que é sempre uma alegria cantar suas músicas e bandas favoritas, não é mesmo?

Conforme vai cantando e se divertindo, acaba desenvolvendo essa habilidade importantíssima de falar. E não é só isso: você também acaba ficando mais seguro na hora do “vamos ver”, pois acaba fazendo rápidas associações sobre a pronúncia correta.

Então, se você é do tipo apaixonado por música, não pode perder essa oportunidade de potencializar os ganhos em inglês.

Leia a letra e traduza

É claro que nem sempre conseguimos entender e assimilar tudo que uma música diz – principalmente quando o ritmo é mais rápido. Para compreender de forma mais completa, leia a letra em qualquer site e tente compreender o que ela quer dizer. Essa é uma maneira de promover um ótimo avanço!

Depois disso, aproveite para expandir seu vocabulário. Uma boa maneira de fazer isso é listando todas as palavras em inglês que você não conhecia antes dessa música, tentando entender mais sobre ela e o contexto depois. Essa ação é uma ótima maneira de treinar sua leitura e escrita.

Para completar, você ainda pode tentar traduzir a letra. Essa é uma chance de fechar com chave de ouro, aumentando muito seus conhecimentos e percepção em vários sentidos.

Como auxílio, você pode contar com um dicionário ou ferramentas online, como Google Tradutor. Depois, basta comparar com uma tradução “oficial” e conferir como se saiu. Por mais que não tenha ido tão bem, pense que fazendo isso com frequência você tende a melhorar sempre.

Faça isso sempre

Repetir o mesmo processo várias vezes é uma ótima maneira de aprender de uma vez por todas. No caso de ouvir músicas em inglês, é importante entender que refazer todos esses itens com frequência é uma parte fundamental para ter resultados. Afinal de contas, apenas uma vez pode não ser o suficiente.

Entenda que essa é uma forma de se divertir, aprender e colher ótimos resultados ali na frente. Portanto, faça dessa medida uma ação agradável e aproveite os muitos ganhos que ela pode trazer!

Tenha alguns cuidados

Essa é sim uma ótima maneira, mas é importante entender que aquela tal “licença poética” existe para as músicas em inglês. Então, vez ou outra, é bem provável que você encontre estruturas formuladas da forma incorreta ou até a pronúncia errada.

Então é bom tomar cuidado com as expressões comuns e gírias. Elas podem comprometer sua compreensão e até guiar você para caminhos diferentes.

Agora que você já sabe o que fazer para colher os benefícios de ouvir música em inglês, use esse método! Quando menos perceber, já vai ter conquistado ótimas melhorias no seu nível de inglês. Para ajudar seus amigos a desenvolverem o idioma com facilidade também, compartilhe nas redes sociais. Assim você consegue ajudar outras pessoas também!

Comentários