costumes americanos

Conheça 6 principais costumes americanos

Se você está planejando uma viagem para a terra do Tio Sam, então é bom saber que a realidade é um pouco diferente por lá. Nada mais natural, já que cada país conta com peculiaridades e hábitos específicos. Entre os costumes americanos, também temos alguns pontos que são bem característicos. Para não se assustar, nada melhor que conhecer os principais deles antes. Seja em uma viagem rápida ou para um intercâmbio, estar devidamente preparado é fundamental.

Ficou curioso e quer entender um pouco melhor sobre o assunto? Então conheça alguns principais hábitos americanos que levantei aqui e vá se acostumando com mais facilidade.

1. Dar gorjeta em todos os serviços

Se você já visitou os Estados Unidos pode ser que tenha se surpreendido com esse ponto: eles dão gorjetas para a maioria dos serviços. Essa é um dos costumes americanos que causa muita estranheza nos brasileiros — principalmente porque nossa taxa de serviço (10%) normalmente vem embutida na própria conta.

Além de ser feito separadamente (assim que a conta chega), os americanos costumam ser mais generosos que nós. A taxa de 10% revela que o serviço não foi muito bom, pois o normal mesmo é ofertar 15% do valor total, chegando a 20% caso tenha sido muito bem atendido.

E tem mais: o hábito é muito normal e vai muito além dos garçons. A taxa também envolve mensageiros do hotel, carregadores e qualquer outra pessoa que tenha “trabalhado” para você. Como você pode perceber, gorjeta é um papo sério!

2. Seja pontual nos encontros

Todo mundo sabe que os ingleses são muito pontuais, mas a realidade não é tão diferente no caso dos americanos. Embora não sejam tão rigorosos com esse aspecto, eles costumam chegar aos lugares no horário marcado.

Se você tem uma reunião, por exemplo, é bom chegar na hora se não quiser passar a impressão de desrespeito. Programe-se no horário que seja ideal para você e ganhe alguns pontos com os nativos, afinal, esse é um dos costumes americanos muito valorizados. Especialmente no meio profissional.

3. Postos de gasolina sem frentista

Esqueça aquela ideia de parar em um posto para abastecer e esperar que apareça alguém para fazer o serviço. Embora essa realidade seja muito comum no Brasil, é praticamente inexistente em solo americano.

Por lá, os postos têm estilo “self service”. Isso significa que você é o responsável por abastecer seu próprio veículo. Para isso, você precisa entrar no espaço como a loja de conveniência, passar o cartão de crédito ou outra forma de pagamento e escolher quanto quer usar para abastecer. Depois, é só falar o número da bomba que você está e pronto: o sistema foi destravado exatamente na quantia que você pagou.

Essa é uma atividade que causa estranheza em muitos brasileiros, mas está entre os costumes americanos mais comuns, então é bom se preparar.

4. Eles são obcecados com futebol americano

Embora o futebol que assistimos aqui no Brasil tenha ganhado muita força nos últimos anos, eles são obcecados mesmo pela Liga de Futebol Americano. O Super Bowl, como também é conhecido, é um dos costumes americanos mais populares.

O torneio tem muitas peculiaridades, regras e conceitos diferentes. No entanto, é bem provável que você veja as pessoas vibrando ou gritando no meio das ruas quando um jogo importante estiver acontecendo. Caso tenha a oportunidade, aproveite para assistir um confronto ao vivo e se encantar!

O evento é tão importante que a final mobiliza milhões de espectadores. Para perceber como não é brincadeira, os anúncios de televisão mais caros da história aconteceram nos intervalos desse jogo.

5. A maioridade acontece de forma diferente

Segundo as leis americanas, a maioridade é uma questão diferente. Para dirigir, por exemplo, você deve ter 16 anos, uma idade inferior às leis brasileiras. Para beber, a realidade já é diferente, você deve ter 21 anos.

Então, é bom ficar de olho. Se encontrar um adolescente dirigindo, por exemplo, é bom se lembrar que não tem nenhum problema nisso. Por outro lado, um jovem de 19 ou 20 anos pode ser barrado em uma boate ou até mesmo proibido de beber. Interessante, não é?

6. Café da manhã é a principal refeição

Já ouviu falar aquele ditado “Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu”? Pois bem, nos costumes americanos isso é levado muito a sério.

O dia começa com um café da manhã caprichado, cheio de calorias — com direito a panquecas, waffles, ovos fritos e em muitos casos até bacon.

Depois de conhecer alguns dos principais costumes americanos, ficou mais fácil se preparar para a próxima vez (ou a primeira vez) que for ao país, não é mesmo? Esteja mais familiarizado com isso e garanta um período ainda mais agradável.

Para ajudar outras pessoas nessa mesma situação, que tal compartilhar esse texto nas redes sociais?

Comentários