costumes australianos

Conheça 9 principais costumes australianos

Depois de tratarmos sobre os hábitos mais frequentes entre os americanos e ingleses, não poderíamos de deixar de falar sobre os costumes australianos. Talvez essa seja a postagem com o maior número de surpresas, já que a Austrália é um caso à parte.

Além de ter um jeitinho bem peculiar, sua cultura não é tão disseminada como as outras duas. E isso acaba trazendo muitas novidades. Está ficando curioso? Então conheça aqui os hábitos mais comuns de quem vive na Austrália.

1. Não escovam os dentes com frequência

Entre os costumes australianos está a prática de escovar o dente somente duas vezes por dia — de manhã e antes de dormir. Como você deve imaginar, isso é bem atípico para nós.

Se você for escovar depois do almoço ou outra refeição no meio do dia, por exemplo, é bem provável que as pessoas se assustem e perguntem porque você está fazendo isso.

2. Preservar os insetos

Basta vermos aranhas, baratas ou qualquer outro inseto para já darmos uma chinelada, certo? Quando existe alguém com medo então, essa resposta pode ser ainda mais rápida.

Essa é outra diferença da Austrália. Entre os costumes australianos está a preservação dos insetos. Tudo isso é previsto por um código ambiental e as pessoas acabaram se acostumando.

Você pode até pegar e colocar para fora de casa ou do trabalho, mas nunca matar. Se você fizer isso, é bem provável que seja repreendido ou que as pessoas olhem torto para você.

3. Respeito excessivo às mulheres

Aqui no Brasil é comum ver homens mexendo com uma ou outra mulher na rua — um ponto que elas detestam e já reclamaram várias vezes. Na Austrália isso é praticamente proibido e ninguém faz isso.

Isso significa que você pode sair de saia curta, biquíni ou qualquer outro traje que ninguém vai dar um assobio ou te chamar de gostosa. Ah, e se isso acontecer, pode saber que vem de algum estrangeiro.

4. Tudo funciona até 17h

Esse é outro ponto que causa estranheza, principalmente porque aqui no Brasil quase tudo funciona (pelo menos) até 18h, não é mesmo? Pois bem, na Austrália, a maioria das coisas fecha às 17h, inclusive lojas de shopping e farmácias.

Se não quiser ficar na mão, é bom se programar ou então ir em uma quinta-feira, um dia em que tudo fica aberto até 20h.

5. Portas sem chave por dentro

Esse é um ponto incrível: a chave só é usada para abrir pelo lado de fora. Isso significa que você deve estar atento a não esquecer a chave dentro de casa em nenhuma hipótese, pois pode acabar dormindo na rua.

No lado de dentro, a maioria das casas conta apenas com uma alavanca que é usada para abrir e fechar. Depois que você se acostuma acaba ficando bem prático, não é mesmo?

6.Hábito de lavar louças e faxinar

Esqueça a ideia de lavar louças com cuidado e apreço. Um dos costumes australianos envolve um ritual bem diferente para esse momento: encher a pia de água, mergulhar a louça suja, passar sabão e enxaguar. Acredite: muitos brasileiros apresentam dificuldade em lidar com essa situação, mas é bom entender que é assim que eles fazem por lá.

A faxineira é outro item raro no país. Ela costuma custar até $80 dólares a hora, uma quantia estratosférica e bem maior que a maioria dos outros trabalhos no país. E tem mais: o trabalho se resume a passar panos nos móveis, bem diferente daquela limpeza profunda que estamos acostumados.

7. Banhos regulados

Além do (para nós) estranho hábito da pouca escovação dos dentes, os banhos também são bem contados. Eles não podem passar de 5 minutos (principalmente para quem mora na casa de alguém). A água é um recurso escasso na Austrália. Por isso, é bom ter consciência e tomar banhos mais rápidos.

8. Ano sabático

Existe outro costume australiano interessante: o gap year ou sabbatical year. O gap year É um ano que as pessoas tiram depois de formada no ensino médio (o famoso high school) e antes de entrar na faculdade. Esse é um momento para passear pelo mundo e se conhecer melhor.

Quando a pessoa já trabalha, ela tira o Sabbatical Year, um tempo para viajar, começar um projeto e curtir a vida. Acredite em mim: este é um dos costumes australianos mais comuns por lá!

9. Sotaque diferente

Para fechar, não poderia deixar de citar a diferença de pronúncia. O inglês australiano é bem peculiar e pode ser um pouco complicado nos primeiros momentos. Ainda assim, é bom insistir e forçar a compreensão, pois você logo logo se acostuma.

Agora que você conhece alguns dos costumes australianos mais comuns, esteja preparado para conhecer o país e se encantar com a beleza e receptividade que ele tem. Esteja certo que vai se encantar com cada detalhe, mesmo com as diferenças.

E aí, gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. E ajude outras pessoas que também vão viajar para lá!

Comentários