Qual a idade ideal para aprender a falar inglês

Qual a idade certa para a criança aprender a falar inglês?

Sabendo da importância que uma segunda língua tem, muitos pais querem ajudar os filhos e colocá-los em contato com um outro idioma o mais cedo possível. Essa seria uma maneira de garantir a aprendizagem e tornar o processo mais leve e interessante, pois as crianças conseguem assimilar tudo com mais facilidade com pouca idade.

Você está nessa situação e não sabe qual a idade certa para a criança começar a estudar uma língua estrangeira? Descubra na postagem de hoje. Vamos lá?

Existe mesmo uma idade ideal?

Muitos pais ficam sem saber se a criança deveria começar a aprender desde muito cedo ou se isso poderia comprometer a aprendizagem da língua materna, ou seja, a primeira língua. Ainda existe muita divergência sobre esse ponto, mas alguns especialistas acreditam que uma outra língua não traz nenhuma interferência negativa.

Pode ser que a criança demore um pouco mais para falar se começar a aprender duas línguas desde cedo. Mas, quando isso começar a acontecer, ela vai falar as duas com fluência. Cabe aos pais ponderar se essa é a atitude mais acertada ou não. Como você pode perceber, não existe uma idade exata ou fixa para que as pessoas comecem a se comunicar em inglês, depende muito dos pais e do que eles querem para os filhos.

É verdade que quanto mais cedo melhor?

Embora não exista uma idade ideal para começar, muitos especialistas afirmam que a imersão pode trazer muitos benefícios quando acontece mais cedo, considerando os primeiros anos de vida. A assimilação acontece de forma incrível quando a criança é ainda muito pequena.

Ainda assim, para ter o resultado e fazer com que o processo de aprendizagem seja bom para a criança, é importante que isso aconteça seguindo alguns cuidados. Assim a criança consegue assimilar tudo com mais facilidade e aproveitar o momento.

Como devo fazer?

Crianças até 4 anos

O ensino nessa época, mais que nunca, deve ser lúdico. A ciência já comprovou que essa é a melhor fase para assimilar novos fonemas e detalhes de uma segunda língua. Isto faz com que a criança aprenda um novo idioma sem nenhum sotaque, o que é um ganho incrível.

Ainda assim, não adianta muito submeter as crianças a aulas muito puxadas. Isso poderá deixá-la ansiosa e, portanto, diminuir os ganhos. É bom que elas tenham um perfil de brincadeiras e sejam leves, caso contrário, as crianças podem irritar. Se isso acontecer, ficara ainda mais difícil o aprendizado. Nesse tempo, o resultado comum é a compreensão e fala de palavras mais simples.

Crianças de 5 a 10 anos

Esse é um período muito forte de alfabetização da língua materna. Por este motivo, ela deve ser a prioridade (assim a criança não embola muito a compreensão nos dois idiomas). Nesse tempo, os pequenos que aprendem um novo idioma conseguem consolidar a nova língua a longo prazo, tendo os ganhos de forma mais duradoura.

Mesmo aprendendo de forma um pouco mais lenta para não misturar com a alfabetização, a criança aprende e assimila muitas palavras, compreende músicas e aprende ainda a ler e escrever textos mais curtos e menos elaborados. Muitas conquistas, não é mesmo?

Depois dos 11 anos

A partir dos 11 anos de idade, a criança já está alfabetizada e aprendendo as coisas de maneira mais acelerada. Neste momento, eles conseguem aprender mais palavras em um espaço de tempo menor.

Como a língua materna já se firmou, o cérebro fica mais aberto para aprender novas palavras estrangeiras e seguir progredindo. Ainda assim, quem começa a aprender inglês nesse tempo, dificilmente fala sem sotaque. Para resolver esse problema, um intercâmbio pode ajudar muito a alcançar a fluência. Além disso, pode fazer com que o sotaque se perca um pouco.

Depois disso, a pessoa ganha capacidade oral, de assistir filmes sem legendas e começar a pensar em inglês – um ganho e tanto!

Agora que você já sabe todos os ganhos que uma segunda língua pode trazer para os pequenos, cabe a você decidir qual a idade certa para a criança começar a estudar língua estrangeira. Entretanto, como você mesmo pode perceber, quanto mais cedo se começa o ensino, mais facilidade a criança terá de assimilar o inglês, o espanhol e outros idiomas.

Se esse conteúdo ajudou você a entender a hora ideal para que esse processo comece, compartilhe-o na internet. Essa é uma maneira de ajudar e influenciar outras mães e pais a saberem qual o momento ideal. Mas não se esqueça: faça desse momento um período incrível para o seu filho!

Comentários

One comment

  1. Nos primeiros anos de vida, os neurônios das habilidades para aprender línguas estão em plena formação, este fenômeno é a ajuda perfeita para o bom entendimento e fácil assimilação na aprendizagem . Já na fase adulta, este processo se torna bem mais difícil e mais complicado, mas não é impossível. Eu sou a prova cabal deste processo. Eu vou conseguir.

Comments are closed.