aprender inglês com seriados

Técnicas infalíveis para aprender inglês com seriados

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu sou um verdadeiro fã das novas maneiras de aprender inglês. Seja com a ajuda de aplicativos, vídeos, músicas, séries ou qualquer outra coisa. Tudo deve ser explorado para que os resultados apareçam de forma mais rápida e consistente. Por isso, no post de hoje, vamos tratar de forma específica sobre como aprender inglês com seriados.

Para quem não sabe, essa é uma maneira muito eficiente de atingir um outro patamar quando o assunto é sua fluência no inglês. E, pensando nisso, criei algumas dicas valiosas para que você entenda um pouco melhor o que deve fazer para conquistar os novos patamares de conhecimento. Vamos juntos nessa?

O mundo dos seriados em inglês

O mundo vive hoje uma verdadeira febre com os seriados. Diversos países seguem com suas produções, mas, ainda assim, a grande maioria é feita em inglês. Nada mais natural, já que esse é o idioma mundial. Então, é mais fácil atingir uma parcela maior da população quando produzimos algo com essa linguagem.

E não é só isso: embora seja gravado em inglês (que é a língua mais comum), muitas pessoas ao redor do mundo acabam assistindo com a legenda que preferem. Isso significa que você pode acompanhar em espanhol, português, mandarim, e por aí vai…

Embora essa situação pareça cômoda em um primeiro momento, ela não ajuda em nada quando o assunto é melhorar o seu nível de compreensão de inglês – afinal de contas, você está assistindo ao seriado na sua própria língua. Dessa forma você não é desafiado em nada, então acaba ficando sempre no mesmo patamar.

Por outro lado, você pode aproveitar esses seriados que você já gosta e explorar cada um deles para garantir resultados melhores nos seus conhecimentos de inglês. Imagine-se aprendendo inglês com seriados como Friends, Breaking Bad ou outra série sensacional? Nada melhor, né?

Ah, e se você é do time de quem não assistiu seriados, então precisa descobrir esse mundo. Além de dar uma turbinada no inglês, eles representam uma ótima forma de aprender outras coisas também, como histórias, culturas e várias outras coisas legais.

Hoje existe uma infinidade de opções disponíveis e você pode encontrar com facilidade algum que atenda seu gosto pessoal. As plataformas de streaming, como o Netflix, por exemplo, seguem investindo em produções arrebatadoras e você vai se encantar!

O que fazer para aprender inglês com seriados

Bem, depois de entender um pouco como esse mundo se expandiu, então é bem provável que esteja se perguntando o que fazer para aprender inglês com seriados, certo? Não precisa se preocupar, pois levantei nesse post algumas alternativas para você. Veja:

Escolha a opção certa

Antes de partirmos para o detalhe do que fazer e como agir quando estiver assistindo sua série, não poderia deixar de falar do poder da escolha. Saber decidir bem um seriado para estudar inglês faz toda diferença (e tem um reflexo direto nos resultados que vai atingir).

O primeiro ponto a se considerar é o seu nível de conhecimento em inglês. Se for nível básico, então é melhor dar opção para aqueles que exploram situações cotidianas e nível de diálogo mais simples. Assim você consegue assimilar tudo com mais facilidade e tem os ganhos de forma mais rápida.

Por outro lado, se o seu nível de inglês é mais elaborado, então você pode escolher o seriado que preferir. Pode intercalar uns mais “simples” com aqueles que têm diálogos mais elaborados.

Além disso, como vai precisar se envolver com a história por mais tempo, então o ideal é que seja uma trama que você goste e sinta afinidade. Caso não seja pode ser que a tarefa acabe virando um peso na sua rotina!

Comece assistindo com legendas em português

Se você é do time dos iniciantes, então precisa começar assistindo com as legendas em português. Essa é a melhor forma de associar e realmente entender tudo que está sendo dito.

Digamos que essa é a parte mais legal, pois é o momento em que você relaxa, curte o programa e entende a história que está sendo contada – o que pode parecer bobagem, mas ajuda muito nas próximas etapas.

Conforme for evoluindo (ou ainda se o seriado contar com um diálogo mais simples) não perca tempo e mude para as legendas em inglês. Essa é uma forma de se acostumar como as palavras são escritas, estruturas das frases e vários outros detalhes que agregam muito!

Agora, se você está começando agora, nada de desespero e vamos com calma. Lembre-se que todo mundo teve um “start” e esse é o seu momento, então não saia atropelando as coisas.

Anote as expressões que não conhecer

Quando estiver assistindo a série que escolheu e perceber que não conhece uma palavra ou expressão, então não perca tempo e anote! É claro que essa atividade pode ser um pouco chata, principalmente se você estiver no clímax de algum episódio, mas tenha sempre em mente como essa atitude é positiva.

Tenha sempre em mente que essa é uma atividade para melhorar o seu nível de inglês, portanto foque nisso. E tem mais: quando estiver com legendas em inglês tente considerar o idioma, pois você já sabe os detalhes da história.

Assista sem legendas

Parte do progresso de aprender inglês com seriados envolve o “listening”, ou seja, habilidade de entender o que está sendo comunicado. Para treinar e evoluir, é muito importante assistir o mesmo episódio mais de uma vez, mas sempre progredindo. A primeira com legendas em português, a segunda com legendas em inglês e, por fim, a última sem legendas.

Pode ser que você não compreenda muitas das frases, mas como já conhece a essência da história, então fica bem mais fácil entender o que está sendo dito.

Como o trabalho é um pouco exaustivo e envolve ver o mesmo episódio mais de uma vez, é muito importante escolher uma série que você goste muito. Esse detalhe pode parecer pequeno num primeiro momento, mas é fundamental para que você consiga se envolver com todas as etapas.

Aproprie-se das novas palavras

Para não perder o conhecimento que conquistou, é muito importante manter um contato frequente com as palavras aprendidas. Por isso, depois de anotar aquelas que você não conhece, faça de tudo para entender o que significam e colocar cada uma delas em uma frase que faça sentido para você.

Essa ainda é uma das melhores maneiras de memorizar e incluir essas novidades no seu vocabulário. Além disso, quando for se comunicar em inglês com alguém, faça um esforço para utilizá-las. Toda vez que seu cérebro se lembra, mais fácil fica para guardar de uma vez por todas!

Esteja atento à pronúncia

Para aprender a falar com o mínimo de sotaque possível, nada melhor que escutar nativos se comunicando. Como falam com uma pronúncia perfeita e em um ritmo muito mais acelerado, fica bem mais fácil aprender dessa maneira.

É claro que é fundamental saber as palavras que precisa para se comunicar, mas é sempre bom lembrar que colocar a entonação no lugar errado pode soar muito mal. Prova disso é que acaba minando a compreensão e fazendo com que a comunicação não seja estabelecida.

Por isso, além de saber que palavras usar, lembre-se de saber como pronunciar cada uma delas.

Enquanto estiver assistindo aos seriados que escolher, esteja atento a como pronunciam, onde colocam a língua, como emitem determinados som e vários outros detalhes que fazem toda diferença. Essa é uma ótima maneira de aprender a se comunicar de maneira mais formal e até ter uma fluência melhor.

Adote a prática com frequência

Aprender inglês com seriados é ótimo, mas assistir de 6 em 6 meses pode não adiantar muito, concorda? Por isso é muito importante tornar a prática mais frequente e entender que ela faz parte do seu projeto de estudos.

Para isso, tente criar uma agenda e manter uma periodicidade – somente assim é possível aprender inglês com seriados. Você vai se agradecer por isso, acredite em mim!

Use o dicionário certo

Outro ponto muito polêmico para quem vai aprender inglês é o uso do dicionário. Alguns professores não recomendam a prática, mas eu (particularmente) não vejo problema nenhum nisso. O importante mesmo é saber usar da maneira correta.

Quando você começou a aprender as palavras em português, é bem provável que ele tenha sido um grande aliado, não é mesmo? Pois bem, pode funcionar mais ou menos da mesma forma no caso do inglês, basta saber usar da forma correta.

Um dicionário que traga a definição da palavra em inglês e alguns exemplos de frases (para ajudar na contextualização), por exemplo, pode ser MUITO útil. O importante é escolher uma boa opção e garantir assim os resultados que você espera.

Organize o espaço e planeje o tempo

Para não cair na distração e acabar perdendo os resultados que falamos é muito importante ter um espaço bem organizado. Procure um lugar onde você consiga ver a série com tranquilidade, sem interrupções. Ah, e claro, de preferência com um caderno por perto e o que mais considerar necessário é indispensável.

Por mais descolado que seja, lembre-se que esse é um momento de estudo, então deve ser levado a sério.

O planejamento de tempo também deve existir, principalmente porque existe uma grande chance de você acabar se distraindo. Como falei, aprender inglês com seriados é uma ótima alternativa, mas deve ser visto com seriedade.

Por isso, avalie quanto tempo vai dedicar para essa tarefa. Lembre-se sempre que é muito importante conjugar com outras atribuições, como estudar o novo vocabulário e incluí-lo no seu contexto.

Esforce-se para criar um ambiente de imersão

A imersão é outro ponto muito importante. O ideal é que você esteja engajado para garantir uma exposição ao idioma. E mais, tudo isso sem perder uma oportunidade sequer. É claro que os momentos dedicados ao estudo são maravilhosos. Contudo, o ideal é ter contato com a língua o máximo de tempo ou vezes durante o dia.

Por isso, além de aprender inglês com seriados, explore outras alternativas como canais de TV, livros, jornais e o que mais considerar atrativo. Não se esqueça que sentir atração pela atividade ajuda muito na hora de mantê-la por médio/longo prazo. Essa é uma forma natural de aprender muito e assimilar construções que vai usar com frequência.

Fuja das decorebas

É bom tomar cuidado para não perder tempo com os exercícios errados, como aprender inglês decorando. Lidar com um novo idioma envolve a compreensão de que estamos falando de uma língua viva – e não códigos.

Então, nada de achar que pode sair traduzindo tudo ou decorando tudo ao pé da letra. Tenha em mente que estamos tratando de um universo que merece atenção e entender é bem melhor que decorar.

Não desista

A persistência é um dos pontos mais importantes para quem quer aprender inglês de verdade. Então, comece preparando sua mente para entender que não vai absorver tudo de uma hora para outra, por isso é fundamental manter-se motivado e não deixar a peteca cair.

Por mais que não veja os resultados logo de cara, lembre-se que eles vão aparecer se você estiver comprometido. Cada um tem um tempo e período de desenvolvimento, então evite comparações e vamos em frente!

Agora você já sabe algumas técnicas infalíveis para aprender inglês com seriados. Então, já pode colocar cada uma delas em prática e garantir resultados melhores. Usando as técnicas corretas, é possível aprender inglês de forma leve e consistente.

E você, sabe de outras pessoas que dariam certo aprendendo inglês dessa forma? Então compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e ajude cada um deles!

Comentários