técnicas de memorização para melhorar o inglês

8 técnicas de memorização para melhorar seu inglês

Sou um grande defensor da possibilidade de aprender inglês de forma leve e descontraída — e se você acompanha o blog há algum tempo provavelmente já percebeu isso. Ainda assim, vez ou outra, não temos como fugir: precisamos guardar alguma coisa no nosso cérebro. O problema é que isso envolve um pouco de esforço e, nesse momento, as técnicas de memorização podem ajudar muito. Elas fazem com que você consiga assimilar um novo vocabulário ou regra de forma mais fácil.

Se você está no time de quem quer atingir resultados melhores nesse sentido, então não deixe de ler a postagem de hoje.

Veja aqui quais são os melhores caminhos nesse sentido e como eles podem ajudar a melhorar seu inglês. Vamos lá?

1. Faça associações mentais

As associações mentais podem ser de grande ajuda e verdadeiras aliadas quando o assunto é memorizar alguma coisa. Nada mais natural, já que você cria algum tipo de ligação que faz com que você consiga lembrar de alguma palavra ou regra em inglês.

Pense em alguma palavra parecida, algo que tenha o som similar ou qualquer outra coisa. O importante é explorar as técnicas de memorização e criar esse gatilho no cérebro.

2. Explore siglas

A síntese é uma ótima maneira de guardar informações de forma rápida. A técnica é tão boa que é até defendida por especialistas em técnicas de memorização.

Faça com que ela funcione como um detalhe para relembrar aquilo que você já aprendeu. O mais indicado é elaborar siglas com palavras-chave, pois assim fica mais fácil fazer uma associação mais completa.

3. Crie frases e histórias malucas

Algumas frases podem não fazer muito sentido para quem escuta, mas podem funcionar muito bem para lembrar de alguns detalhes. Essa é uma ótima forma de guardar informações (pois quanto mais inusitada a história for, mais fácil fica) e ainda de ter em mente todos os conceitos que ela traz consigo.

A técnica de associação de palavras pode ajudar muito nesse momento, pois fica mais fácil memorizar dessa forma (seu cérebro agradece). Faça isso de forma sequencial e perceba como fica mais fácil.

4. Escute músicas com esse vocabulário

Sejamos francos: às vezes, guardar como pronunciar uma palavra em inglês está entre as difíceis tarefas de falar a língua. Sempre ficamos naquele dilema sobre onde colocar mais ênfase e se estamos mesmo falando da forma correta.

Pois bem, as músicas podem ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês. Procure um trecho que tenha uma nova palavra ou ainda que esclareça o que ela significa e memorize. Você vai ver que as dificuldades serão diluídas e ficarão bem mais simples.

5. Ensine outras pessoas

Quer coisa melhor para aprender de verdade do que ter que ensinar alguém? Essa é uma das melhores técnicas de memorização e que fazem com que tudo fique bem guardadinho.

Primeiro porque você tem que ter entendido bem antes de ensinar para outra pessoa. Em seguida, externalizar e explicar tudo faz com que o processo seja memorizado com mais facilidade, pois é a grande prova que a associação foi consolidada no seu cérebro.

6. Explore recursos visuais

Os recursos visuais também podem ser de grande ajuda e fazem com que sua memória consiga se lembrar de tudo com mais facilidade. Portanto, explore videoaulas, resumos, imagens explicativas e todas as outras opções disponíveis.

Seu corpo pode se lembrar da imagem e do que ela trazia consigo com mais facilidade. Então não perca a oportunidade de dar aquela forcinha para sua cabeça.

7. Aposte nas opções sinestésicas

Ter uma experiência relacionada também ajuda muito na memorização, então não perca a oportunidade de explorar essa tática. Seu cérebro acaba fazendo associações e vai resgatando tudo quando lembra gosto, cheiro e a forma como você se sentiu.

Já falei aqui no blog como as experiências reais com o inglês podem ser verdadeiras aliadas, então não perca a oportunidade de explorá-las e melhorar seu nível de inglês.

8. Faça resumos e fichamentos

Essas são outras importantes técnicas de memorização. Nada mais natural, já que enquanto escreve e revisa tudo que aprendeu, seu cérebro vai criando mecanismos para se lembrar disso com mais facilidade. Para isso, é muito importante estar focado, prestar muita atenção e entender tudo que está escrevendo.

Agora que você conhece novas técnicas de memorização, não deixe de colocar algumas delas em prática e não se esquecer dos conteúdos que estuda ao aprender inglês. Assim fica bem mais fácil se desenvolver e seguir melhorando seu nível de fluência.

E você, conhece alguma outra maneira eficiente de fazer isso? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas também!

Comentários