Estudar inglês em grupo

Boas práticas para treinar inglês em grupo

Quem quer turbinar o inglês e conquistar bons resultados já aprendeu aqui no blog que é bom fazer uma imersão na língua. Se você não sabe o que isso significa, é manter contato com o idioma sempre que conseguir. Assim os resultados acontecem de forma mais rápida e consistente.

O que poucas pessoas sabem é que uma forma eficiente de fazer isso é treinando o inglês em grupo. Se você acha bobagem, pense que seus amigos podem lhe estimular e manter motivado, seguindo nessa empreitada de falar uma segunda língua com fluência.

Veja hoje algumas dicas que levantei para você se divertir com a galera, ter bons momentos juntos e, de quebra, melhorar seu inglês.

Crie um clube do livro

Ler livros, artigos e notícias em inglês pode ser uma maneira muito interessante de aprender novas palavras e estimular seu raciocínio nessa língua. Se você é aficionado com os livros, vai adorar esse momento!

Você e seus amigos, por exemplo, podem se unir e escolher um livro específico para lerem juntos. A prática de leitura já é ótima e potencializa muito os resultados. Depois disso, podem se reunir e discutir o que consideraram mais interessante – tudo em inglês, claro. Essa é uma maneira de treinar a leitura e a pronúncia, ou seja, “dois coelhos em uma cajadada só”.

Para ter resultados ainda melhores, vocês podem compartilhar o significado das novas palavras, as passagens que não entenderam muito bem e expressões que consideraram interessantes. Essa é uma forma de aprender inglês em grupo, fazer com que o grupo todo aprenda junto e siga melhorando!

Divirta-se com jogos e games

Reunir a turma para jogar um jogo e se divertir pode ser uma ótima opção para qualquer dia da semana, não é? Você pode usar essa técnica para melhorar o seu inglês também, por mais inusitado que isso pareça em um primeiro momento.

Uma boa técnica que você pode adotar é o Taboo, um jogo muito interessante e muito famoso em diversas partes do mundo. Nesse caso, as equipes se dividem e têm que fazer com que os companheiros acertem a palavra que está escrita em um pedaço de papel.

Caso não tenha o jogo físico, vocês podem criar todos os detalhes antes de começar. Basta escrever diversas palavras em inglês em pedaços de papel e sorteá-los em seguida. E na hora do jogo, nada de português. Essa é uma forma de melhorar seu conhecimento em palavras desse novo idioma, saber se expressar melhor nessa nova língua e acertar a palavra da forma que puder. Tenho certeza que vocês vão se divertir muito aprendendo inglês em grupo!

E as opções não se restringem apenas a esse jogo! Elas são muitas e você pode se divertir de verdade. Se você curte games, por exemplo, também pode aproveitar para melhorar ainda mais o seu inglês.

Você pode procurar jogos de videogame, de computador ou de celular que contêm histórias. Assim é só colocar a legenda em inglês e prosseguir aprendendo, assimilando a língua em diferentes situações e avançando bastante. E convenhamos: não existe forma melhor de fazer isso do que se divertindo!

Marque uma noite de filmes e séries com a galera

Eu já falei aqui no blog como os filmes e séries podem ajudar muito nesse processo, lembra? A boa notícia é que essa atividade pode ser feita em conjunto, com os amigos e parceiros.

Vale lembrar que o filme deve ser assistido em inglês e sem legendas (ou, dependendo do seu nível, com legendas também em inglês). Acredite em mim: essa é uma maneira de forçar a entender a história e prestar bastante atenção em pontos muito importantes, como a conversação e pronúncia. Seu ouvido vai sendo treinado e você vai entendendo cada vez mais.

Para ter resultados ainda melhores, vocês podem aproveitar para discutir o filme depois que ele acabar. Nesse caso, nem preciso falar que esse ponto também deve ser feito em inglês, certo? Não se esqueça de preparar algo para comerem, como uma pipoca ou sobremesa. Uma boa oportunidade para reunir a galera, concorda?

Participe de grupos de conversação

Uma coisa é fato: existem diversas pessoas na mesma situação que você, ou seja, doidos para aprender e treinar o inglês em grupo. Uma solução comum é por meio de grupos de conversação. Desta forma, todo mundo fica no compromisso de falar inglês o tempo inteiro. Acredite em mim: pode ser que você sinta um pouco de vergonha em um primeiro momento, mas depois vai desembolar de forma bem mais fácil e segura.

Vale lembrar que essa prática não é nenhuma novidade e já existe em diversos lugares – inclusive no meio corporativo. Nesses casos, é mais fácil encontrar debates de temas específicos, mas você certamente vai encontrar um que seja do seu interesse.

Fora as oportunidades no meio empresarial, existem diversos grupos que se reúnem para falar inglês também. Alguns exemplos são: Real Life English, um grupo de Belo Horizonte (MG), organizado por estrangeiros que vivem no Brasil. Eles inspiram as pessoas a falarem em inglês o tempo todo e ainda promovem festas nesse idioma. Nesse mesmo sentido, existe o Grupo Surfing Classes, com conversas sobre Surf.

Cante com os amigos

Seja no karaokê ou de maneira informal com os amigos, cantar é muito bom e pode fazer bem. Já dizia o ditado: “quem canta seus males espanta” – e não é que faz sentido? A música traz alegria e, mais que isso, pode ser uma ótima maneira de treinar a pronúncia e compreensão em inglês.

Por mais que você entenda o contexto, vale lembrar que nem sempre as músicas estão corretamente escritas e estruturadas, pois existe aquela tal de “licença poética” em inglês também.

Então, essa talvez não seja a melhor maneira de estudar a formulação de frases e outros detalhes desse tipo. Ainda assim, dá para se divertir muito, treinar para cantar corretamente e aprender a pronúncia de muitas palavras. Conforme for se desenvolvendo, você pode começar a cantar sem ler a letra também. Junte seus amigos e cante em inglês em grupo!

Tenha um plano de estudo

Estudar junto também pode ser uma ótima maneira de melhorar o inglês, mas é preciso ter mais disciplina para não se desconcentrar no meio da galera. Além disso, parar para estudar pode ser uma ótima maneira de equilibrar e desenvolver novas habilidades, como a leitura e a escrita.

Como você já deve ter percebido, você (e o grupo, de uma maneira geral) vai pegando as coisas de forma gradativa, começando por conteúdos mais leves e simples e evoluindo para os mais complexos. Tudo isso respeitando sempre o nível de conhecimento do inglês de cada um. Portanto, não perca a oportunidade de potencializar os resultados e melhorar ainda mais por meio do plano de estudo.

Crie grupos no WhatsApp

Uma coisa é fato: estamos conectados o tempo inteiro. Seja no WhatsApp, Facebook ou qualquer outra tecnologia, estamos cada vez mais próximos uns dos outros. A melhor atitude a tomar nesse tipo de situação é justamente usar a tecnologia a seu favor.

Nesse caso, se você deseja aprender inglês em grupo, há uma solução simples e eficaz! Você pode criar um grupo em que o combinado é falar apenas em inglês. Essa é uma forma de aprender muito, desenvolver sua escrita e aumentar seu contato com a língua. Como você deve perceber, muitas vantagens.

Explore a tecnologia

Seguindo no mesmo sentido do tópico anterior, a tecnologia pode ajudar muito. Os vídeos online são um exemplo e vocês podem se reunir para assistir alguns deles e aprender inglês. Canais como o TED, por exemplo, divulgam materiais relevantes para o meio empresarial e para quem quer crescer.

Por que não se reunir em turma para assistir a um vídeo desses? Além disso, você pode aproveitar para fazer anotações (em inglês também) e treinar a escrita. E não precisa se prender apenas a esse ponto. Aplicativos, mensagens programadas e sites interativos também podem ser verdadeiros aliados nesse momento.

Reúna a galera para cozinhar

Estar todo mundo junto, preparar algo legal e saborear uma boa comida com os amigos pode significar uma noite perfeita. A boa notícia é que, mesmo nessas situações, você pode potencializar seu inglês.

Convide esse grupo de amigos para cozinhar juntos e defina algumas regras. Por exemplo, nessas situações, vocês devem aprender a falar as métricas e medidas usadas nesse país, o nome dos alimentos e demais ingredientes e todos os outros detalhes. Como esse vocabulário é muito específico, vocês podem ter alguém falando e as outras pessoas repetindo e aprendendo.

Depois, para completar, vocês podem escrever a receita em inglês. Você vai ter duas recompensas: a alimentação deliciosa com os amigos e um vocabulário extenso. Ou seja, vantagem em dobro!

Como você pode perceber, é possível aprender inglês em grupo. Por mais que essa opção seja desconsiderada por algumas pessoas, pode ser uma forma leve e interessante de falar com mais rapidez e propriedade.

Aproveite o tempo com os amigos para se divertir e, claro, para melhorar o inglês também. Se você gostou dessas dicas de hoje, que tal acompanhar o conteúdo nas redes sociais também? Estamos no Facebook. Te vejo por lá!

Comentários