dicas para parecer fluente em inglês

6 truques simples para você parecer fluente em inglês

A maioria absoluta das pessoas sonha em ser fluente em inglês (ou pelo menos parecer fluente em inglês). Não tem como fugir. Isso é muito comum, principalmente considerando que a prática envolve muitos benefícios, principalmente para o mundo corporativo.

O que muitas pessoas não sabem é que existem algumas maneiras bem simples que fazem toda diferença quando o assunto é parecer fluente no inglês! É isso mesmo: elas podem trazer a percepção de que seu nível de inglês é bem mais avançado do que realmente é.

Ficou interessado, né? Normal, já que todo mundo gosta de ser reconhecido por conseguir manter uma boa conversação em outra língua (ainda mais em inglês). Pensando nisso, levantei nesse post o que fazer para melhorar essa visão que as pessoas têm de você e que dicas são essas que você deve adotar para ontem. Vamos lá?

  1. Saiba dar sequência para a conversação

Melhorar o nível de conversação é o sonho de muitas pessoas. Porém, a grande maioria acaba esbarrando sempre em dificuldades bem parecidas (para não falar que são as mesmas).

Quem nunca viveu aquele terror que é estar no meio de uma conversa e, de uma hora para a outra, não lembrar de uma palavra específica que queria usar? Ou ainda viveu o dilema de não saber como responder determinada pergunta? Ou o que certa palavra significava? Acredito que todo mundo já passou por isso.

Saber como agir nessas situações faz toda diferença e mostra seu nível de fluência. Antes de saber como agir, tenha um ponto claro na sua mente: ficar em silêncio não é a melhor opção nesse tipo de caso. Isso porque essa medida demonstra despreparo ou até dificuldade em se virar nas situações adversas.

Por isso, o ideal é ganhar tempo enquanto pensa no que dizer. Enquanto elabora a frase, aproveite esses segundinhos para demonstrar que “está na conversa”. Além de responder à pergunta, você pode usar algumas “artimanhas” para parecer fluente em inglês. Veja:

What should I say next? Let me think…

(O que eu poderia dizer depois disso? Deixe-me pensar…)

I guess…

(Eu acho / eu imagino)

You mean…?

(Você quer dizer…)

That’s an interesting question!

(Essa é uma pergunta interessante)

É importante ressaltar que tudo isso deve ser feito de forma natural. Para isso, explore também alguns sons ou expressões que os nativos também usam nas suas conversações.

Aqui no Brasil usamos muito o “éééé…”, mas o ideal é não incorporar essa prática para o inglês, pois isso não faz sentido em muitos países. Use algumas dessas expressões abaixo:

Uh…

You see…

You know…

Well…

I mean…

Do you know what I mean?

Expressões de interesse no meio da conversa

Tem um outro ponto que faz muita diferença na hora de parecer fluente em inglês: ser participativo nas conversas. Essa é uma forma de demonstrar que você sente segurança com seu nível de inglês e que está acompanhando tudo que ele faz. Uma boa maneira para ganhar tempo na hora de interagir é explorar as seguintes palavras abaixo:

Tell me something…

(Diga-me uma coisa)

Don’t tell me!

(Não acredito! / Não me diga isso!)

I’ve heard of that!

(Eu ouvi sobre isso)

Wow!

(Uau)

Got it!

(Entendi)

That’s interesting!

(Isso é interessante)

É claro que essas estão longe de ser as únicas opções, mas representam uma maneira de comunicar e mostrar um bom nível de fluência em inglês.

Além disso, como adiantei, é bom falar com naturalidade. É muito natural pensar que isso está sendo feito de forma artificial em um primeiro momento. Mas, com a prática, fica mais fácil incorporar tudo de forma mais leve e sem forçar a barra.

Por isso recomendo pegar uma ou duas frases e incluir nas suas próximas conversações em inglês. Conforme for se sentindo mais seguro, vá ampliando o leque a surpreendendo os gringos!

  1. Explore uma boa linguagem corporal

Além de saber como se virar na hora de se comunicar, é muito importante também dar atenção para a linguagem corporal empregada nesse tempo. Ela é tão importante quanto a linguagem verbal, ou seja, o que você está falando. Desta forma, você conseguirá realmente parecer fluente em inglês.

É isso mesmo: as pessoas podem comprar muito melhor a ideia de que você sabe falar bem inglês se você tiver uma postura que também comunique isso. Então, não perca essa oportunidade!

Para você ter noção, alguns psicólogos defendem que a linguagem corporal pode representar de 50 a 80% do que está sendo comunicado. Isso significa que você precisa dar atenção para esse ponto caso queira ser bem compreendido.

Então, não perca tempo e demonstre que você tem confiança e sabe o que está fazendo. Isso envolve não deixar os braços ou pernas cruzados, dar abertura para a conversa e estabelecer a famosa escuta ativa. Mostre que você tem interesse em aprender com quem está conversando – uma atitude simples e que quebra muitas barreiras.

Aprender e dominar algumas frases para parecer fluente em inglês farão com que você tenha muito mais confiança, assim como mais competência social no idioma e naturalidade na hora de conversar. Acredite: isso faz uma diferença e tanto!

  1. Explore uma linguagem informal e gírias

A perspectiva de uma conversa pode mudar completamente quando você percebe que a pessoa conhece o inglês de forma mais profunda. Isso significa que esses interlocutores conhecem outras alternativas além das que são mais tradicionais.

Por exemplo, toda conversa começa com uma saudação, certo? Afinal de contas, estamos encontrando com pessoas que não víamos há algum tempo ou que nem sequer conhecemos. A grande diferença é que, no lugar de dizer “How are you?”, você pode explorar opções mais fluidas da língua.

Algumas opções são:

–  How are you doing?

– Como vai? / Tudo bem?

– How is it going?

– Como vai indo? / Como vai a vida?

Essas são frases muito importantes, então, esteja certo de que vai usá-las vez ou outra. Ainda assim, quando quiser dar um tom mais jovial e descolado para a conversa, opte por estas opções. Elas demonstram que você tem um nível maior de conhecimento do idioma.

  1. Vá além do que foi proposto

Muitas pessoas se interessam por esse ponto da postagem. Fazer o que é esperado não impressiona ninguém, mas ir além do que foi proposto pode fazer toda a diferença.

No caso de alguém que vai fazer uma entrevista em inglês, por exemplo, é fundamental demonstrar interesse (mas sem parecer profundamente desesperado). Esqueça aquela ideia de responder apenas YES ou NO. Veja algumas maneiras:

I read that you value attention to detail and that is important to me.

(Eu li que vocês valorizam a atenção aos detalhes e isso é importante para mim.)

I like the friendly tone on your website.

(Gosto do tom simpático do site de vocês.)

Como você pode perceber, isso tudo mostra também que você pesquisou, se interessou e foi além de simplesmente responder as perguntas que são feitas em um processo de recrutamento. Além de parecer fluente em inglês, você demonstra interesse verdadeiro na empresa. Seja o tipo de pessoa que “toma as rédeas” e vai além do que está proposto (os recrutadores costumam adorar isso)!

  1. Conte com a ajuda das palavras de ligação

Quando queremos introduzir um assunto, adicionar uma ideia ou até mesmo contrariar um ponto de vista, é importante saber fazer tudo da maneira correta.

Se você fica um pouco perdido com esse tipo de situação, nada para se desesperar. Levantei algumas alternativas nessa parte do post para que você possa parecer fluente em inglês:

Introduzir ideias > First of all / First

Elas são usadas para introduzir uma série de outras palavras relacionadas e que aparecerão logo em seguida. De forma coerente, são normalmente usadas no começo da frase e abrem outros questionamentos no mesmo sentido.

Adição de ideias > Then / Next  / Also / Too / Actually / Anyway

Essas palavras são usadas para somarem ideias que já estavam sendo exploradas e trazer também uma nova perspectiva.

Se você estranhou um pouco o “actually” ali, então pode ser que tenha caído em uma das pegadinhas de inglês. Como é um falso cognato, muitas pessoas pensam que ela tem relação com “atualmente”, mas, na verdade, ela é usada para acrescentar detalhes de algo que já estava sendo dito.

Quanto ao anyway, a palavra pode ser explorada para somar com a ideia anterior ou fazer um contraponto. Tudo depende de como ela é empregada na frase, então é bom tomar cuidado! De toda forma, essa é uma ótima maneira de revelar a fluência!

Oposição > However, while, instead of

Essas palavras também podem parecer detalhes, mas representam um nível de inglês ainda mais apurado. Por isso, depois que aprender uma delas, não perca oportunidade de explorá-las em suas conversações.

Condição > If/ Unless / As long as

Essas três palavras podem ser muito usadas para revelar uma condição. Isso significa que uma outra ação só acontecerá se uma primeira acontecer (ou não). Ficou confuso? Veja um exemplo:

If you want my help, so you have to be home at 7pm.

Se você quer a minha ajuda, então você deve estar em casa às 7pm.

I’ll go swimming, unless it starts raining.

Eu vou nadar, a menos que comece a chover.

É claro que existem muitas outras palavras, mas uma coisa é fato: as palavras de ligação podem ser verdadeiras auxiliadoras para quem quer atingir um nível mais avançado de inglês.

  1. Saiba algumas frases essenciais para não passar vergonha

Você já sabe sobre como manter uma conversação mais fluida. Então, é bem provável que esteja querendo saber algumas frases essenciais que deve aprender para uma boa conversação, certo?

Separei algumas delas aqui para você. Elas vão te ajudar a realmente parecer fluente em inglês. Vamos lá?

6.1 I’m lost with that XXXX topic

Essa frase é muito usada para dar aquela sensação que “está boiando” ou perdido com alguma coisa. A expressão para um tipo de situação como este é “to be lost with” (e você pode adotar quando achar necessário e tiver um bom contexto).

6.2 He marched out the room, calling her names

Essa frase conta com dois pontos que revelam um nível muito avançado de inglês. O primeiro é o marched out, que significa que a pessoa saiu pisando forte. Ela é normalmente empregada em situações de pressão ou brigas.

Além disso, a expressão “calling her names” também é usada para mostrar que estava xingando ou insatisfeito com alguma coisa. Legal, não é mesmo?

6.3 He dreams of buying a new car

A expressão “to dream of buying something” é muito usada para expressar um sonho de consumo. Nesse caso, o sonho de consumo do cara era comprar um novo carro.

6.4 He quit his job. Just like that?

Falar “just like that” também demonstra um nível mais profundo de conhecimento. Para quem não sabe, essa frase sinaliza mais ou menos a nossa “sem mais nem menos”, ou seja, quando uma pessoa faz alguma coisa ou toma uma atitude “do nada”.

6.5 They got married. It was meant to be.

A frase “It was meant to be” revela alguma coisa que não tinha como mudar, algo que era para ser assim.
No caso da frase, o casal acabou se casando, algo como se fosse assim que as coisas devessem acontecer.

6.6 This joke is old hat to them.

Old hat” sinaliza algo que está batido, todo mundo sabe. Como não faz tanto sentido caso você não esteja acostumado com a expressão, ela justamente revela que você tem níveis mais aprofundados de conhecimento do idioma (assim quando solta uma gíria ou algo parecido).

Conclusão

Agora você entende um pouco melhor sobre maneiras simples que podem ter um grande impacto na hora de revelar seu nível de conhecimento no inglês. Sabe que truques simples podem fazer você parecer fluente em inglês. Portanto, não deixe de colocar cada um desses pontos em prática e garantir resultados ainda melhores. Fique ligado em oportunidades e demonstre sempre que seu nível de conhecimento no inglês pode surpreender quem está ao seu redor!

E você, conhece outras pessoas que também podem ser positivamente impactadas por essas dicas? Então não perca tempo e compartilhe esse post nas redes sociais agora mesmo. Além disso, não deixe de marcar aquele seu amigo que também precisa dar um upgrade no inglês para simplesmente parecer fluente em inglês!

Comentários