inglês para empreendedores

Tudo o que você precisa saber sobre inglês para empreendedores

É cada vez mais comum encontrar pessoas procurando empreender. Seja online ou não, as startups e outros tipos de negócio se difundiram com força pelo Brasil e criaram uma nova legião de “corajosos”.

A tarefa não e nada fácil e envolve muitos fatores, como produção, aceitabilidade do mercado, suporte, vendas. E tudo isso sem contar com toda burocracia tradicional de um negócio, como nota fiscal e regularizações que acabam deixando muitas pessoas perdidas.

Pois bem, como você deve saber, o mundo dos negócios conta com muitas particularidades. O domínio do idioma não é diferente, por isso é tão importante aprender inglês para empreendedores e se focar nesse tipo de vocabulário.

Se você quer ficar por dentro do assunto, não deixe de ler este post completíssimo sobre o assunto. Vamos juntos mais uma vez?

A realidade do empreendedorismo no Brasil

Como já adiantei, o Brasil viveu um verdadeiro “boom” de empreendedorismo nos últimos anos. A crise econômica fez com que muitas pessoas precisassem se reinventar para sobreviver – e muitos deles optaram pelo desafio de abrir um negócio próprio.

Pois bem, um dos complicadores nesse cenário é a existência de uma terminologia de vendas e marketing que é muito voltada para o inglês. Existe uma comunicação, gírias e várias situações que são determinantes no idioma e chegaram com tudo no Brasil (e ao redor do mundo também, claro).

Por isso é bom ficar atento para entender tudo e não ficar boiando nos bate-papos sobre o assunto (o que pode ser muito desagradável). Foi pensando nisso que criei um vocabulário bem completo sobre o assunto, assim você consegue se inteirar sobre várias dessas palavras usadas no dia a dia dos negócios.

Expressões em inglês para empreendedores

Bem, se você sabe que precisa do inglês para empreender, então precisa ler este e-book até o final e ficar por dentro de todas a palavras comuns no seu dia a dia. Veja algumas agora mesmo:

Accountant

Esta palavra é um substantivo e se refere ao profissional formado em accounting (contabilidade em português). É isso mesmo: estamos falando do contador.

Agenda

A palavra agenda é escrita da mesma forma que em português, mas pode ter o significado um pouco diferente. A primeira distinção é a pronúncia que, como você deve imaginar, não é feita da mesma forma.

Somado a isso, ela costuma significar algo como a pauta ou programação do dia – normalmente em uma reunião ou fórum de executivos. Caso queria falar sobre a agenda de compromissos, então a palavra ideal é calendar.

Asset

Esta palavra é MUITO comum no mundo comercial. Se você já atua nele a mais tempo, então é bem provável que tenha ouvido. Ela pode ser usada em dois sentidos:

  1. Tem o significado de ativo. Por exemplo: “assets and liabilities” que significa ativo e passivo. Essas palavras são muito usadas na hora de falar sobre o balanço das empresas.
  2. Também pode ser usada com um sentido mais figurado. Nesse caso ela é usada para falar de um funcionário com desempenho acima da média ou uma vantagem competitiva. Esse sentido também é cada vez mais explorado!

B2B / B2C

Estas duas terminologias também são muito comuns quando o assunto é inglês para empreendedores. B2B signigica Business to Business e B2CBusinesstoConsumer. Isso significa que um tipo de “negócio” é focado em atender outras empresas enquanto outra vertente olha para o cliente final, ou seja, o consumidor.

Board

Board significa um conselho, então é muito comum quando tratamos de grandes organizações. O Conselho de Administração, por exemplo, é conhecido como Board of Directors.

Essa palavra determina um grupo de representantes ou acionistas da organização. É na reunião deles que são definidos os novos rumos para a organização ou aprovações de algumas medidas específicas.

Brainstorming

Esta é outra palavra que agrega muito o vocabulário de inglês para empreendedores. Para quem não sabe, o brainstorming é uma prática cada vez mais corriqueira. Ela levanta uma grande quantidade de palpites e possíveis soluções para um problema comum.

Assim, quando todo mundo dá sugestões fica mais fácil resolver determinada questão. A tradução literal para essa palavra seria algo como “Tempestade de Ideias” ou debate livre.

Canvas

Como você pode perceber, não são poucas as palavras em inglês para empreendedores e o mercado de trabalho – assim como para técnicas exploradas ao redor do mundo. O Canvas (ou The Business Model Canvas) é um modelo visual que auxilia muito na abertura de projetos ou na tarefa de criar novos modelos de negócio.

De uma forma bem simples ele ajuda a destacar qual é a proposta de valor da empresa, os clientes, dados financeiros, infraestrutura e outros detalhes desse tipo. Em inglês, a palavra pode significar tela, mas é bom tomar cuidado, pois esse não é a única associação possível.

Case

É bem provável que já tenha ouvido alguém compartilhar um “case de sucesso” – uma prova de como a palavra é muito comum. Ela é usada para relatar um caso bem-sucedido que “comprove” tudo que está sendo dito anteriormente. É como se fosse uma evidência de que realmente funciona.

Pois bem, a pronúncia da palavra pode trazer alguma confusão, pois ela é dita mais ou menos como /keis/. Então, deixe de lado aquela ideia de falar mais ou menos como verbalizamos “caso” em português!

Cashflow

Esta é a junção de duas palavras: cash (dinheiro) + flow (fluxo). A ideia de usá-las de forma conjunta é justamente determinar o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro da empresa.

Competition

Basta ler competition para logo traduzirmos para competição, não é mesmo? Pois esta palavra merece um pouco de atenção, até mesmo porque pode trazer confusão. Como possui dois significados (competição e concorrência), é natural que acabe embolando a cabeça de algumas pessoas.

Para saber qual das duas está sendo explorada na conversa não deixe de analisar o contexto com calma, pois ele é um grande aliado nesse caso.

Deal

Esta palavra também tem mais de um significado. Por isso, é bom ficar bem atento para não provocar nenhum mal-entendido ou até mesmo complicação.

Deal pode significar uma transação comercial, ou seja, um negócio firmado entre duas pessoas ou, em alguns casos, mais envolvidos. Além disso, ela também pode significar algo como “Negócio fechado”.

FYI

Se você conhece a sigla PSC (Para Seu Conhecimento) então não vai ter tanta dificuldade com o FYI (For Your Information). Ela é MUITO usada nas comunicações informais, então quando se deparar com a sigla por aí, lembre-se do seu significado!

Just-in-Time

Esta é mais uma das expressões comuns em inglês. Na verdade, ela revela uma filosofia de vida para os processos de manufatura e que tem como objetivo eliminar todos os tipos de desperdício. Por isso a fala “Just-in-Time”, que significa “na hora certa” ou “bem na hora” tem como objetivo exatamente isso!

Kickoff (Kick off ou Kick-Off)

Para quem não sabe, a palavra kickoff surgiu no mundo esportivo. Porém, foi incorporada nos negócios com a mesma ideia: dar o pontapé inicial de alguma coisa. Por isso ela costuma tratar de uma atividade ou processo que é responsável pelo início do projeto ou iniciativa.

KPI

Mais uma sigla famosa: KPI. Hoje é cada vez mais comum encontrar empresas que usam indicadores para medir o desempenho e os resultados. Pois bem, os principais indicadores são também conhecidos como KPIs, que significa Key Performance Indicators.

Lead

Esta é outra palavra muito comum no mercado brasileiro e, se você quer saber inglês para empreendedores, então precisa saber o seu significado. Ela é usada para expressar clientes em potencial, ou ainda um “futuro cliente” e/ou “possível cliente”.

Isso significa que o lead é alguém que está interessado em consumir seu produto ou serviço, mas ainda não evoluiu em um processo de compra.

A origem da representação desta situação surgiu lá do universo policial. Nesse caso, lead significa algo como pista ou informação útil. É mais ou menos isso que o lead fez com você: já deu indícios que tem interesse no que você produz. Então, movimente-se para capturá-lo e transformá-lo em um cliente fidelizado.

Mailing

Mailing é uma palavra usada em referência ao mailing list – uma lista que conta com os contatos dos clientes (sejam os já existentes ou em potencial).

Mindset

O mindset representa uma maneira de encarar ou enxergar as coisas. Essa palavra surgiu da junção de duas outras: mind (mente) + set (configuração/ajuste). Por isso ela é usada para determinar a mentalidade que as pessoas têm sobre determinado assunto ou ponto específico.

Outsource

Esse é o verbo que sinaliza que determinada atuação foi terceirizada.

Overdelivery

É bem provável que você já tenha ouvido falar que as empresas precisam surpreender seus clientes, certo? Pois bem, isso significa que elas “overdelivery”, ou seja, entregaram algo que está acima das expectativas que o seu público tem.

Essa satisfação com determinado produto ou serviço faz com que ele fique surpreendido e acabe sendo fidelizado com mais facilidade.

A palavra também é a junção de duas outras: a preposição over (que significa excesso, como em overdose) e delivery (que significa uma entrega concreta ou abstrata).

Peer

Esta palavra é usada como um substantivo significa “par” ou “colega”. Ela normalmente é usada para evidenciar colegas que estão no mesmo nível hierárquico. Vale lembrar que o termo também pode ser usado para falar de pessoas mais ou menos da mesma idade ou classe social.

Pitch

O pitch é outra palavra importante para quem quer se aprofundar no inglês para empreendedores. Ela significa algo como argumentação e é muito usada para persuadir o cliente em uma decisão de compra.

Um ponto importante é que normalmente esse discurso é mais curto e conta com alguns apelos para convencer o cliente. É muito utilizado também em apresentações de startups para investidores.

Prospect

Prospectar não é uma palavra incomum para nós, certo? Pois bem, ela também é uma derivação do inglês e mais precisamente da palavra prospect. Nesse caso, ela significa um cliente em potencial, ou seja, alguém que tem tudo a ver com a sua marca.

Skill

Skill significa competência, capacidade ou qualificação. Portanto, sempre que estiver tratando de alguma habilidade que precisa para atingir determinado ponto, pode usar a palavra skill sem medo de errar!

SLA

SLA é uma sigla para Service Level Agreement. Sua ideia aqui é determinar um acordo ou contrato para que a entrega de algo específico aconteça. Esta sigla também é muito comum, então treine seus ouvidos e perceba as próximas vezes em que ela for dita!

Startup

Não poderia deixar de falar das startups. Pois bem, o termo também é muito comum e é usado para determinar empresas (normalmente de pequeno porte) que foram criadas há pouco tempo. A locução vem de duas palavras start + up que significa começar a crescer/desenvolver algo.

TBD

Mais uma siga importante. Nesse caso ela significa To Be Determined, ou seja, que ainda vai ser determinado, definido. Ela é muito usada em cronogramas e outros detalhes que trazem determinações de prazos e datas de entregas de algumas coisas.

Turn Over

Esse frasal verb tem dois significados, então fique bem atento para saber qual deles está sendo empregado. Ele pode simbolizar a rotatividade (de uma maneira geral dos funcionários) ou ainda faturamento (mas nesse caso mais no inglês britânico).

Win-Win Situation

Para fechar o dicionário, o Win-Win Situation é aquela famosa situação do “ganha-ganha”. Nesse caso, existem benefícios e vantagens para os dois lados. Convenhamos: o melhor tipo de contrato ou parceria.

Você já entende um pouco melhor quais são as principais palavras usadas no inglês para empreendedores. Portanto, não deixe de dar atenção para algumas delas e evoluir com seu nível de fluência. E tem mais: esteja atento a cada uma delas a partir de agora e perceba como fazem parte do seu dia a dia!

E você, tem outro amigo que também está no caminho do empreendedorismo ou do mundo corporativo? Compartilhe este conteúdo com ele e faça com que ele também tenha resultados melhores!

Comentários