Vantagens do Inglês para o Sucesso profissional

Quais as vantagens profissionais de conhecer inglês?

O mundo moderno está cada vez mais conectado… Estamos na assim chamada era da globalização. Daí a necessidade de nos comunicarmos com pessoas do mundo todo.

O inglês é a língua da globalização, pois é o idioma mais difundido no mundo para negociações, estudos e turismo. Assim, falar inglês se torna cada vez mais importante.

A globalização permite uma flexibilidade muito grande no mundo do trabalho. Se alguém se comunica bem em inglês, obtém mais vantagens e pode alcançar oportunidades de trabalho no exterior. E mesmo se permanece no Brasil, pode alcançar postos de trabalho mais importantes e mais bem pagos.

No que se refere a conseguir um emprego novo, temos que estar cientes da grande visibilidade que nosso país ganhou nesses últimos anos. Tem muito “gringo” circulando entre nós. Por isso, as empresas precisam de funcionários que falem inglês para conseguirem realizar suas vendas.

Não é novidade que estamos passando por um momento econômico complicado em nosso país. Nos jornais e telejornais fala-se muito em desemprego. Então, quanto mais pudermos nos destacar em nossos empregos menores os riscos que corremos de sermos demitidos. E falar inglês certamente é uma das excelentes vantagens para ganhar destaque!

O inglês no mundo

Você sabia que tem muito mais que 30 países que usam a língua inglesa no mundo? Pois é, são muitos! O inglês ganhou força há muitos anos, com a revolução industrial na Inglaterra. Os ingleses colonizaram vários países, dentre eles, os Estados Unidos.

Quando os Estados Unidos se tornou um país independente, começou seu processo de evolução até se tornar a atual potência. As criações na área tecnológica e sua economia sólida fazem com que esse país se destaque em todo o mundo. Com a criação da Internet no século XX, esta força só aumentou.

As empresas americanas que atuam em diversas áreas, desde a área tecnológica até àquela da prestação de serviços mais básicos, abrem filiais em todos os continentes do globo terrestre e todo mundo acaba tendo a necessidade de usar (consumir) algum produto feito (ou produzido) por americanos. Daí surgiu a importância de aprender a falar a mesma língua que eles, que é uma das vantagens que um profissional pode ter.

A principal função de uma língua é a de tornar possível que as pessoas se comuniquem, se entendam e interajam umas com as outras. Imagina só se todos no mundo falassem um mesmo idioma, seria muito bom, né? Já imaginou ter a chance de viajar pra qualquer lugar do mundo e conseguir se comunicar sem dificuldade?

O mercado de trabalho e a língua inglesa

Durante a década de 1990, surgiram a Internet e a globalização. Desde então, as empresas vêm valorizando cada vez mais o profissional que fala, lê ou escreve em inglês. O fortalecimento da economia brasileira fez com que nosso país recebesse uma quantidade grande de empresas e se tornasse rota fundamental para grandes feiras de negócios.

O Brasil sempre esteve no ranking de países que mais recebem turistas no mundo. Muitos destes turistas são donos de empresas em férias. Eles acabam gostando daqui e encontram meios de trazer suas empresas.

Segundo matéria do jornal O Globo (16/12/2015), foi feito um levantamento inédito pela consultoria espanhola Transactional Track Record (TTR), que diz: “o país registrou 272 operações em que companhias nacionais foram adquiridas ou se juntaram a corporações do exterior, mantendo o nível de negócios dos últimos dois anos. O valor envolvido nessas transações foi de US$ 64,29 bilhões, superior aos US$ 63,95 bilhões registrados em 2014″. Esses dados comprovam o interesse de empresas internacionais em expandir seus negócios no Brasil.

Recentemente o país sediou uma Copa do Mundo de Futebol e a cidade do Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Muitos estrangeiros vieram para fazer turismo enquanto outros vieram para conhecer o potencial econômico de nosso país e de suas cidades cheias de atrativos.

Em razão da grande visibilidade do Brasil, quando uma empresa abre uma vaga de emprego, procura um diferencial no candidato à vaga: o conhecimento da língua inglesa. Não importa se a vaga é para um cargo interno ou se é para uma função ligada diretamente ao atendimento ao público. O fato é que o candidato que não fala inglês tem menos chance de ser contratado. Já aquele que domina o idioma tem muito mais vantagens em relação aos concorrentes.

É hora, portanto, de acelerar o aprendizado do inglês e garantir seu lugar no futuro!

Comentários