viajar para o exterior

Viajar para o exterior: expectativa e realidade

Sejamos bem francos: independente do momento da vida, todo mundo sonha em viajar para o exterior. Conhecer novas culturas, línguas e costumes de outros povos representa um ótimo desenvolvimento profissional e pessoal.

Ainda assim, nem sempre tudo sai às mil maravilhas como sonhamos. Muitas vezes, na verdade, as coisas saem bem diferentes e, embora esta seja uma experiência mais comum do que muitas pessoas imaginam, ninguém dá muita ênfase para esses detalhes.

Foi pensando nisso que criei essa postagem: trazendo uma visão realista de uma viagem para fora do Brasil. Essa é uma forma de entender como tudo pode ser bem diferente! Se você está planejando uma viagem para as férias, então não pode deixar de ler essas dicas. Vamos juntos nessa?

Expectativa: Tudo é maravilhoso “nas gringas

Bem, essa é uma das maiores expectativas de quem parte para uma viagem internacional, principalmente se é a primeira. É claro que alguns lugares funcionam muito bem e até mesmo causam muito encanto, mas é bom saber que a realidade nem sempre é assim.

Alguns lugares funcionam com muita dificuldade, não tendo a segurança que idealizamos ou um transporte público de causar inveja. É isso mesmo: passar o dia a dia revela que os problemas são bem parecidos nos mais diversos lugares do mundo.

Por isso, parta para a viagem de forma desprendida e entendendo que algumas coisas podem até dar errado. O importante mesmo é não deixar que isso comprometa o clima da sua viagem, ein?

Realidade: Terei alguns problemas para me comunicar

É difícil encontrar uma pessoa que passe por uma viagem para o exterior sem nenhum tipo de dificuldade ou dúvida. Como o inglês não é a nossa língua nativa, é natural deslizar em alguma coisa ou outra (mas nunca deixe que o medo paralise você).

Algumas vezes acabamos encontrando com alguém que vai soltar uma gíria ou expressão local que não faz muito sentido para nós. E não fazem sentido mesmo que o nosso nível de conhecimento em inglês seja bom.

Não tenha vergonha e pergunte o que isso quer dizer. Essa é uma ótima forma de socializar e ainda aprender um pouco mais!

Expectativa: vou aprender mais se fizer tudo sozinho

Muitas pessoas desenvolveram esse tipo de pensamento, mas ele pode ser uma verdadeira lenda. É claro que a experiência de viajar para o exterior pode ser muito agregadora se você aprende a se virar sozinho, mas essa não é a única forma de se desenvolver.

Nesse tempo você vai aprender por meio da cultura em que se insere, as pessoas que conversa, as paisagens que observa e todos os outros detalhes. Portanto, desprenda-se desse preconceito! Entenda que andar em grupo, ter passeios guiados e ter uma galera podem ser ótimas maneiras de se desenvolver.

Realidade: você não vai seguir o planejamento à risca

Existem aqueles que gostam de planejar cada detalhe e ainda aqueles que gostam de se aventurar na hora de pegar a estrada. Independente de qual grupo esteja, uma coisa é fato: você não vai conseguir seguir tudo que traçou.

Existem os imprevistos de um trânsito mais intenso, filas maiores que o esperado e vários outros detalhes. Isso sem contar que pode ser que você acabe descobrindo uma programação nova e imperdível!

Esteja livre para descobrir novos lugares e outros roteiros. Por mais que isso possa incomodar um pouco, pense que a vida tem dessas coisas!

Realidade: nem sempre as pessoas são maravilhosas e simpáticas

A vibe de quem vai viajar para o exterior faz com que tudo pareça mil maravilhas. No entanto, não é assim que tudo funciona. Muitas vezes nos deparamos com pessoas mal-humoradas, grossas e até mesmo que acham que o turismo atrapalha o funcionamento do país.

Se isso acontecer com você, abstraia de forma rápida. Lembre-se que nada deve comprometer o momento único que você vive!

Expectativa: as coisas serão as mesmas quando eu voltar

Essa é outra ilusão que muitas pessoas têm. Por menor que seja sua viagem, esteja ciente de que o país estará diferente e, principalmente, você também. Viajar para o exterior abre sua mente em muitos sentidos. Além disso, faz com que você se renove em várias esferas.

Então, esteja preparado para entender que vai olhar diferente para seus amigos, trabalho, família e vários outros acontecimentos. Seja paciente e entenda que isso faz parte!

E aí, agora consegue ter uma visão mais realista do que realmente significa viajar para o exterior? Bem diferente que muitas pessoas pensam, não é mesmo?

Aproveite e se prepare de forma consistente: conheça aqui algumas frases que você não pode deixar de aprender antes de fechar as malas! (:

Comentários